Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

8º Domingo após Pentecostes, 06.07.2008

Predigt zu Mateus 13:1-9, 18-23, verfasst von Leandro Daniel Hübner

Vamos semear a Palavra de Deus!

"Certo homem saiu para semear". No tempo de Jesus não havia semeadoras mecânicas como hoje, que plantam econômica e eficientemente as sementes no solo com pouca chance de serem levadas pelo vento ou espalhadas em outros lugares. Hoje a semente vai exatamente onde o agricultor quer plantá-la.

Semear naquele tempo era andar pela lavoura, de ponta a ponta, jogando sementes sempre no mesmo ritmo e jeito. Algumas sementes seriam levadas pelo vento, e como as sementes eram levadas nas mãos, algumas simplesmente cairiam em lugares que não eram a boa terra recém preparada pelo agricultor.

O jeito do agricultor semear suas sementes na parábola que Jesus conta leva a um grande desperdício. Algumas sementes caem ao longo do caminho, algumas sobre o solo cheio de pedras e algumas entre os espinhos. Que desperdício!

Hoje em dia nós estamos cada vez mais conscientes da necessidade de economizar e reciclar. Somos incentivados a separar lixo seco e molhado, garrafas, vidro, latas e papel para serem reciclados. Somos lembrados a não desperdiçar os recursos não renováveis como água, energia elétrica, combustível e etc. Nossa sociedade brasileira está sendo ensinada a preservar, economizar e reciclar o máximo possível. Quem tem filhos, por exemplo, tem que se acostumar estar sempre apagando luzes, fechando torneiras e controlando o uso da TV para economizar energia.

Quando olhamos para a Bíblia, vemos vários exemplos que nos parecem desperdícios. A mulher que derramou um perfume caríssimo sobre a cabeça de Jesus, que os próprios discípulos acharam um desperdício e preferiam que fosse vendido e dado o dinheiro aos pobres; o samaritano que gastou seu tempo e dinheiro, e arriscou sua vida para ajudar o homem caído na estrada; o pastor que arriscou o bem-estar de 99 ovelhas para buscar uma que se perdeu, até encontrá-la.

Podemos imaginar quantas pessoas realmente viram e ouviram Jesus pregando e contando parábolas como essa do semeador, e ainda quantas dessas creram nele e o seguiram. Podemos dizer que uma boa parte das palavras e esforços de Jesus foram "desperdiçados", à toa. Muito do que ele disse caiu em ouvidos mortos, surdos. Muitos dos seus milagres foram oferecidos a corações incrédulos. E apesar de todo o seu amor, suas palavras e seus atos, a grande maioria pediu sua morte, gritando: "crucifiquem-no!" E o que poderia ser maior desperdício que a morte de homem gentil, caridoso, amoroso e, acima de tudo, inocente como Jesus? Ele entregou sua vida por gente como essa! Que desperdício!

E aí temos essa parábola de Jesus hoje. Muito se pode dizer do desperdício que há nela - algumas sementes caíram no caminho onde os pássaros as comeram; algumas caíram sobre as rochas, onde germinaram, mas por causa das raízes fracas logo morreram queimadas pelo calor do sol; algumas caíram entre espinhos, onde as plantinhas foram sufocadas. Que desperdício de boa semente!

Jesus era muito realista. Ele sabia que haveria muito desperdício quando viesse o evangelho e a vida cristã. Das milhares de palavras que são lidas e faladas em um culto, quantas são ouvidas, levadas em consideração e aplicadas à nossa relação com Cristo e à nossa vida na igreja? Nós estamos distraídos, nossas mentes estão presas a tantos problemas e preocupações. O que Deus tem a nos dizer é tão grande e nossa mente é tão pequena! Alguém tem idéia de quantas palavras são desperdiçadas e ditas à toa em nossos cultos e estudos bíblicos? Deus fala, mas nós não ouvimos. Que desperdício!

Mas este não é o final da história. A palavra do semeador não fala só de desperdício, de sementes improdutivas, mas também de uma maravilhosa colheita. Jesus tira a sua história exatamente do dia a dia de um agricultor da Palestina de dois mil anos atrás. Sem exageros, aqui existe um milagre. O agricultor semeia e uma grande parte das sementes é perdida, mas algumas das sementes caem em terra boa e, fantástico, criam raiz, crescem e produzem colheitas de 30, 60 e 100 por um!

O que aconteceria se o agricultor decidisse não semear por saber que muitas das suas sementes seriam desperdiçadas? E se ele decidisse não plantar por imaginar que haveria uma tormenta, granizo ou uma forte geada naquele ano?

O agricultor é um arrisca-tudo. Ele tem expectativas razoáveis de que a natureza está do seu lado. O semeador trabalha de acordo com a sua esperança de fazer uma boa colheita. Ele não faz as sementes germinarem, não é responsável pela sua fotossíntese, não carrega as espigas de grãos. Mas ele semeia com a expectativa de que vai haver uma colheita, uma compensadora colheita.

A parábola termina em alegria, na celebração de uma grande colheita. Há desperdício sim, há esforço e sementes desperdiçadas, há decepção. A semeadura não foi eficiente, mas a história termina com um grande sucesso e uma memorável colheita.

Muitas vezes o desperdício nos dá uma desculpa para não fazer nada. Por que entregar folhetos bíblicos às pessoas, se vai haver um grande desperdício? Por que dedicar tempo, leitura, pesquisa, meditação e esforço para escrever um sermão quando somente uma pequena parte dele será realmente ouvida e guardada no coração, ou quando somente 30 ou 40% dos membros da igreja vão vir ao culto para ouvi-lo? Para que ajudar aqueles que vêm à igreja pedindo comida ou roupa, se isso não traz nenhum resultado para nós? Por que continuar tentando falar de Jesus para meus parentes e amigos, quando isso parece um desperdício de tempo e esforço, que não leva a nada?

O desperdício em tudo isso, os poucos resultados podem nos dar uma boa razão para ficar de braços cruzados. Mas Jesus não nos deixa neste ponto. Ele promete uma colheita. Nosso trabalho, a sua Palavra e o testemunho da igreja não são em vão. Há desperdício, há falhas, mas há também a promessa de uma grande colheita. Tudo o que Deus nos pede é que nós continuemos a pregar a Palavra de Deus sempre e em toda parte onde ela possa criar raízes nos corações e vidas das pessoas.

Seguir a Cristo e semear a semente da sua Palavra é como plantar um jardim. Nós colocamos as sementes no solo com a convicção de que há uma força para crescer dentro delas que nós mesmos não podemos criar de modo algum. Nós podemos plantá-las muito fundo ou muito raso. A falta de chuva pode fazer o chão ficar duro, as pedras podem impedir algumas sementes de criar raízes, as ervas daninhas podem sufocar algumas, mas um dia um pequeno raminho verde rompe a terra escura e aparece, e o nosso coração pula de alegria!

Cristo chama cada um de nós como seus discípulos para simplesmente semear as sementes, e fazer isso com amor e satisfação pela graça que temos recebido dele. Ele nos chama como seus discípulos para pregar a Palavra que fala do amor de Deus, para servir nosso próximo em necessidade, para trabalhar com paciência, para fazer nosso melhor para ajudar os necessitados, para fazer o que nós pudermos com as habilidades e dons que nos foram dadas. E quando tivermos feito nossa parte, ele promete que nosso trabalho nunca será em vão. Haverá resultados!

Algumas sementes cairão em boa terra e produzirão frutos. Nós não temos que nos preocupar com o tamanho da colheita ou quanto tempo ela vai demorar para crescer, ou mesmo se nós vamos viver para vê-la. Podemos deixar os resultados para Deus.

Existe, é verdade, muito desperdício, frustração e falhas no reino de Deus. É verdade que nós ficamos desanimados porque não vemos os resultados da Palavra de Deus na obra imediatamente nas vidas das pessoas. Temos que admitir que não nos firmamos mais em Deus e no seu amor semeando as suas sementes e deixando os resultados com ele. Mas pela persistente graça de Deus há uma colheita. Nós agradecemos a Deus que a sua Palavra nos declara a alegre notícia do perdão em Jesus Cristo para nossas falhas em ser semeadores da Palavra de Deus, para o monte de desculpas que damos por não cumprirmos nosso chamado de discípulos.

Que Deus possa nos dar a sabedoria para responder ao chamado de Jesus para sermos semeadores fiéis e dividir com outros a Palavra de Deus que diz que tanto nós como eles podem estar lá no dia em que Jesus fizer a sua colheita para a vida eterna. Amém.

 

 

 



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)