Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

9º Domingo após Pentecostes, 13.07.2008

Predigt zu Mateus 13:24-30, 36-43, verfasst von Edson Ronaldo Tressmann

A boa semente de Deus

A modernidade e seus perigos. Entre tantos, quero citar o mais ardiloso de todos - o homem é levado a crer que o diabo, "nosso inimigo que anda em redor procurando alguém para devorar" (1 Pe 5.8), não existe. Dizem por aí que é uma personificação do mal, sendo assim, o inferno é aqui na terra, em meio à violência, a corrupção, drogas, prostituição, etc. Milhares de pessoas estão vivendo suas vidas sem perceber a sua terrível situação, pecadores que necessitam da graça de Deus em Cristo Jesus e que sem Jesus Cristo um triste fim as espera.

Olhemos a parábola do joio e do trigo. Após a leitura, qual é a sua impressão dessas palavras de Jesus? Muitas vezes se diz ou pensa que é dentro da igreja que o joio e o trigo permanecerão juntos até o fim dos tempos. Precisamos nos lembrar que Jesus se refere ao campo, ou seja, ao mundo.

Claro que a igreja está dentro do mundo, mas Jesus está deixando claro que os cristãos vivendo no mundo são a boa semente semeada para produzir bons frutos, ou seja, frutos que os diferenciem do joio. A questão é: Viver entre o joio, ou me afastar do joio e viver só entre o trigo? Diante dessa questão convido a reflexão no seguinte tema: A boa semente de Deus.

A boa semente de Deus. Qual?

1 - Aqueles que produzem bons frutos. Os servos chegaram ao dono do campo e perguntaram, queres que arranquemos o joio. A resposta é surpreendente NÃO. Espere à hora da colheita. Deixem os dois juntos. Viver junto, o dono deu essa resposta, pois sabia que as raízes estão entrelaçadas e, ao arrancar o joio, pode-se arrancar junto o trigo. Vivemos juntos com o joio no vasto campo do mundo, apenas uma é a diferença: os frutos. Tanto que só foi percebida a presença do joio mediante os frutos.

O trigo é usado como alimento, o joio é venenoso. Mesmo sendo parecidas, sendo apenas diferentes pelos frutos, também observamos que um alimenta, o outro mata. A planta venenosa é traída pelos seus frutos, ela não pode enganar sempre, sua identidade é comprovada dia após dia.

Chamo a atenção para isso, não para nos fazer juizes sobre nosso semelhante, mas chamar a cada um a permanecer assim como é, trigo, ou seja, boa semente. O joio é semeado entre o trigo para estragar o trigo. Mas Deus em sua sabedoria nos dá meios, Palavra e Sacramento, para permanecermos boa semente. O inimigo do homem, o diabo, aproveita a escuridão para não ser visto e nem repelido.

Deus quer salvar o mundo, mas o inimigo quer que muitos permaneçam na escuridão, por isso diz Paulo aos Coríntios: "Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2 Co 4.4).

O nosso inimigo não se satisfaz somente com isso, quer que muitos crentes caiam no sono espiritual. Por estarmos propensos a cairmos, muitas vezes precisamos ser despertados assim como Jesus muitas vezes precisou despertar seus discípulos para a vigilância. Precisamos estar alertas, continuar sendo trigo, sendo a boa semente porque vivemos junto com o joio. Compartilhamos idéias, projetos em comum, somos vizinhos, trabalhamos no mesmo lugar, temos sofrimentos e problemas comuns, nos ajudamos, colaboramos um com o outro. Mesmo em meio a tantas coisas comuns, apenas uma coisa nos distingue: os frutos.

Nós somos filhos de Deus, pertencemos a Deus, sabemos e reconhecemos nosso estado deplorável como pecador e, em Jesus Cristo, sabemos que somos amados e perdoados. O joio, a semente venosa, não reconhece sua situação e despreza aquilo que Deus em Jesus fez a toda a humanidade, e por esse desprezo estão se deixando levar a perdição. Deus, como diz Paulo ao pastor Timóteo: "deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos" (1Tm 2.4-6).

Vivemos tempos conturbados, dias em que dúvidas surgem a todo instante: "Vale a pena ser honesto? Vale à pena continuar sendo fiel? "Não seria melhor fazer como muitos fazem, são corruptos e se dão bem?"

O joio causa tristeza, desânimo, nos deixa abatidos; mas em nosso coração foi semeada a boa semente, nós agora somos as boas sementes e abençoados com a presença de Deus, na Palavra, no Corpo e no Sangue, continuaremos sendo boa semente e pelos nossos frutos muitos virão para se alimentar daquilo que Deus também nos alimenta.

Nosso inimigo semeou e semeia o joio entre a boa semente, quer estragar a boa semente. Precisamos reconhecer o perigo e o estrago que a semente venenosa é capaz de fazer entre a boa semente. Fazemos parte do campo do mundo e, nesse enorme campo, as duas sementes não vivem separadas, estão misturadas, mas fica para cada um de nós a pergunta: Diante do joio qual é a nossa reação? Indiferença, Satisfação, Acomodação, Negação? Estamos nós, sendo trigo, ou seja, transmitindo nossos valores, ou estamos adotando seu modelo, seu agir, pensar e ser?

Como boa semente, como filhos de Deus, discípulos de Jesus, somos enviados ao mundo, no meio de lobos e, como enviados de Deus, como boas sementes semeadas por Deus, estamos entre o joio para fazermos a diferença, para alimentarmos e não sermos envenenados. Jesus nos enviou, e pediu ao Pai que nos livre do mal e, além de orar, nos prometeu que ficaria conosco todos os dias até o fim dos tempos. E, até esse dia, nos convêm permanecer neste mundo, assim como somos, trigo, boa semente de Deus, semeada para produzir bons frutos.

2 - Aqueles que serão ajuntados e levados ao seu celeiro. Nós não podemos julgar nosso semelhante: esse é trigo, aquele é joio. Pois apenas vemos a cara, mas não conseguimos olhar o coração e ver se há ou não há fé. O julgamento não cabe a nós, será feito por Deus, no dia do julgamento. A nós cabe permanecer na Palavra, permanecer em Jesus, pois só ele é o caminho a verdade e a vida. E é nele que veremos o Pai.

Deus em seu amor e misericórdia dá a cada um de nós, e também aos joios espalhados pelo mundo, a chance de se arrepender e reconhecer que só em Cristo está a salvação. Todos nós estamos expostos a tentação. Por isso a advertência: "Vigiai, pois, a todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do homem" (Lc 21.36).

Não nos preocupemos em julgar. Permaneçamos entre aqueles que no dia da separação serão separados em feixes e colocados no celeiro de Deus. E pela fé em Jesus eu faço parte desse grupo, além de me consolar com essa certeza, essa certeza precisa servir de estímulo a convidar outros, a chamar outros ao caminho verdadeiro, a Cristo. Permaneçamos produzindo trigo, para que muitos se alimentem daquilo que nós somos alimentados.

O profeta Isaías nos transmite a mensagem de que o povo de Deus é chamado a servir de testemunha do Senhor no meio do povo. O povo de Deus, a boa semente, chamada a ser boa semente entre a semente má. Nós, semente de Deus, somos chamados a permanecer como boa semente entre as más sementes espalhadas ao nosso redor. A boa semente do evangelho no batismo nos libertou do pecado, da condenação; a boa semente do evangelho na Palavra nos alimenta, e perdoa e capacita para permanecermos como trigo; a boa semente do evangelho no Corpo e Sangue de Jesus nos alimenta, perdoa e capacita a permanecermos boa semente.

Pela boa semente do evangelho Deus nos fez e faz boa semente, semeada por Deus para fazermos a diferença, para que todos vejam em nós o bom fruto, para que todos vejam em nós o amor de Deus manifestado em Jesus. Que o nosso viver em meio ao joio, seja um viver de amor, compreensão, respeito e perdão.

Tenhamos paciência em viver entre o joio. Por que paciência? Primeiro: por não sermos capazes de distinguir entre joio e trigo. Segundo: Deus em seu amor deseja e faz todo o possível para que o joio se torne trigo e assim faça parte dos feixes que serão separados e guardados no celeiro de Deus.

A modernidade e seus perigos. A nós não cabe julgarmos quem é trigo, quem é joio. Antes, nos cabe vigiarmos, nos importa semear, deixar os campos amadurecerem e deixar o resto com Deus. Deus sabe quem é joio e quem é trigo. Ele fará a separação. Que nós cristãos permaneçamos em Jesus para estarmos entre os feixes de trigo. Amém!



Edson Ronaldo Tressmann
Alto Parnaíba, MA ? Brasil
E-Mail: cristo_para_todos@hotmail.com

(zurück zum Seitenanfang)