Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

14º Domingo após Pentecostes, 17.08.2008

Predigt zu Romanos 11:13-22, verfasst von Lindolfo Pieper

BONDADE E SEVERIDADE

Romanos 11.22: "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres. De outra sorte também tu serás cortado".

Certo homem tinha cinco filhos. Ele era conhecido por todos como um pai exemplar. De um lado, ele era muito bom para com os seus filhos, dando-lhes tudo o que eles precisavam. De outro lado, ele era ao mesmo tempo um pai muito rigoroso, não admitia que os seus filhos o desobedecessem, contrariando a sua vontade.

Certo dia o filho mais velho quis ir ao rio para tomar banho. O pai não quis que ele fosse, pois o rio era muito fundo. Ele, porém, contrariando o seu pai, foi assim mesmo e quase morreu afogado.

O seu pai ficou sabendo do que aconteceu e, como havia ameaçado castigá-lo caso ele fosse ao rio, além de uma boa surra, cortou a mesada dele durante uma semana. Se ele não tivesse feito isso teria ficado desmoralizado diante dos filhos e perdido todo o respeito deles. Por isso, mesmo amando o filho, teve que castigá-lo para preservar a sua autoridade.

A Palavra de Deus nos diz que Deus nos trata como filhos: de um lado, ele nos corrige quando andamos errados e, de outro lado, nos recompensa quando fazemos o bem. Diz o autor da carta aos Hebreus: "Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado. Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita todo o filho a quem recebe. É para a disciplina que perseverais, pois que filho há a quem o pai não corrige?" (Hebreus 12.5-7).

Neste texto Deus compara a vida espiritual do cristão com a vida familiar, do relacionamento do pai com o filho. Através da fé em Cristo nos tornamos filhos de Deus e Deus o nosso Pai. Assim como o pai corrige o filho quando ele o desobedece, assim também Deus nos disciplina quando andamos errados.

Todos sabem o que acontece quando um filho é desobediente, quando ele anda errado e não quer obedecer ao pai: se o pai é bom, passa uma surra nele, dando-lhe aquela lição. E quanto mais desobediente o filho for, mais ele apanha.

É exatamente assim que Deus procede: quando um cristão é desobediente e não quer fazer a vontade de Deus, mas apenas viver no pecado, Deus, como um bom Pai, o corrige. E quanto mais desobediente o cristão for, mais ele é disciplinado.

E a forma com que Deus disciplina os seus filhos são as mais diversas: ele usa a doença, o acidente, a desgraça nos negócios, más colheitas, problemas financeiros e, até mesmo a morte.

Quantas vezes não acontece que um cristão está longe das coisas de Deus, não tem tempo para ler a Bíblia e participar dos cultos! Deus então o joga na cama ou permite que aconteça um acidente na sua vida, e ele então descobre que tem tempo, que a sua vida é curta e que precisa valorizar mais as coisas de Deus.

Outras vezes o cristão não quer abandonar certo tipo de pecado que está atrapalhando a sua vida espiritual; e Deus então usa aquele próprio pecado para chamá-lo ao arrependimento.

Um senhor, pai de família, não queria deixar a bebida, apesar dos conselhos médicos. Até que ele ficou hidrópico, com barriga de água, e ele então deixou de beber. Porém, devido ao seu estado de saúde, veio a falecer, tendo uma morte horrível.

Um jovem tinha a mania de freqüentar lugares indecentes, como: salão de baile, casas de jogos, vendas e zonas de prostituição; e pouco ligava para aquilo que a sua igreja dizia. Um dia ele estava em um baile, onde estourou uma briga; e ele, que estava ali assistindo aquilo tudo, levou um tiro no rosto. Felizmente ele escapou com vida, mas o seu olho se foi. E ele aprendeu a lição: nunca mais quis saber em freqüentar lugares indecentes.

Assim eu poderia citar uma porção de outros exemplos de como Deus nos disciplina, usando algumas vezes o próprio pecado para nos chamar ao arrependimento.

Na Conclusão dos Mandamentos nós lemos: "Eu sou o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos" (Êxodo 20.5,6).

O Dr. Martinho Lutero, no Catecismo Menor, explica da seguinte maneira estas palavras: "Deus ameaça castigar todos os que transgridem estes mandamentos. Por isso devemos temer a sua ira e nada fazer contra a sua vontade. Mas ele promete graça e todo o bem aos que lhe obedecem. Devemos, portanto, amar a Deus e confiar nele e de boa vontade cumprir os seus mandamentos".

O rei Zedequias, como já fizera o seu pai, não obedeceu aos mandamentos do Senhor e nem deu ouvidos à palavra de Deus. Por isso ele foi castigado por Deus, que permitiu que ele fosse preso e os seus olhos fossem vazados.

O profeta Jeremias, no entanto, amava a Deus e procurava fazer a sua vontade. Em conseqüência disso, quando Jerusalém foi tomado, Deus fez com que o rei da Babilônia tratasse bem dele. Assim Jeremias foi recompensado por Deus.

Deus faz nascer o sol sobre maus e bons e vir chuva sobre justos e injustos. No entanto, Deus tem bênçãos especiais para os que andam nos seus caminhos e maldições para os que se rebelam contra ele, transgredindo propositadamente os seus mandamentos. Adão, Davi, Roboão e Zedequias viram com os seus próprios olhos o que é transgredir a lei de Deus: foram severamente punidos pelo Senhor. Porém o mesmo Davi, Adão, bem como Abraão e muitos outros servos de Deus, experimentaram na sua vida muitas bênçãos por haverem obedecido ao Senhor, dando ouvidos à sua palavra.

Que Deus recompensa aos que procuram fazer a sua vontade, mas castiga aos que vivem em pecado, isto podemos ver em várias passagens bíblicas.

No nosso texto, em Romanos 11.22, lemos "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres. De outra sorte também tu serás cortado".

Em Romanos 2.6-10 a Bíblia afirma dizendo: "Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: Dará a vida eterna aos que, perseverando fazendo o bem, procuram glória, honra e imortalidade; mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os teimosos e sobre os que rejeitam a verdade para seguirem o que é mau. Haverá sofrimentos e aflições para todos os que praticam o mal; mas glória, honra e paz a todos os que fazem o bem".

Em Deuteronômio 11.26-28 Deus diz que a felicidade de cada um depende da escolha que fizer: em fazer ou não a vontade de Deus. Por isso ele nos manda escolher, dizendo: "Eis que eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus que hoje vos ordeno; a maldição se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno".

Esta mesma verdade nos é dita em Gálatas 6.7,8 pelo apóstolo Paulo. Neste texto Paulo compara a nossa vida com uma lavoura e as nossas ações como uma semente. Ele diz que aquilo que semeamos na vida também vamos colher. Se semearmos coisas boas, vamos colher bênçãos; mas se semearmos pecado, vamos colher castigo. Diz o texto bíblico: "Não se enganem, de Deus não se zomba. Aquilo que o homem semear, isso também colherá. Se plantar o que a sua natureza humana deseja essa mesma natureza lhe dará colheita de morte. Porém, se plantar o que agrada o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna".

Porém, Deus não apenas castiga, mas também recompensa. Exatamente como um bom pai costuma fazer.

Se de um lado o pai castiga o filho desobediente, de outro lado ele recompensa e ama aquele que lhe obedece.

Todos se lembram da história de José, filho de Jacó. José era um menino muito educado, enquanto que os seus irmãos eram rebeldes, desobedientes e malvados. Não é preciso dizer de quem Jacó gostava mais, pois é claro que era de Jacó. Enquanto que os outros filhos recebiam repreensões e castigo, José ganhava túnicas coloridas, amor e carinho.

É o que também Deus faz. Aliás, Deus gosta de fazer isso: recompensar aos que fazem o bem e andam nos seus caminhos, embora ele tenha que castigar os maus.

Depois de haver dado os seus mandamentos, Deus promete o seguinte ao seu povo em Deuteronômio 11: "Se diligentemente obedecerdes aos meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, darei chuvas da vossa terra a seu tempo, abençoarei os vossos filhos e o fruto da tua terra, o teu cereal, o teu vinho, o teu azeite e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Afastarei de ti toda a enfermidade; sobre ti não porei nenhuma das doença malignas dos egípcios, que sabes, antes as porei sobre todos os que te odeiam".

No Salmo 91 Deus nos diz que se fizermos uso constante da sua palavra e vivermos em estreita comunhão com ele, que ele nos guardará de todo o mal, da praga e das tramas do inimigo. Diz ele: "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente... Ele livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas assas, sob as tuas asas estás seguro. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda".

Em Malaquias 3 Deus promete abrir as janelas dos céus para recompensar aos que se interessarem pela manutenção da igreja, trazendo-lhe uma porcentagem da sua renda: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisso, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas dos céus e não derramar sobre vós bênçãos sem medida".

E o Senhor Jesus em Mateus 6 promete dar tudo o que a pessoa precisa aqui na terra se ela colocar Deus em primeiro lugar na sua vida: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Pois o vosso Pai celeste sabe de que necessitais de todas elas. Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Aqui está o segredo da vida cristã: andar como Deus quer, em obediência e fé. Quem quiser ser feliz e abençoado aqui neste mundo deve andar conforme a vontade de Deus. Um cristão relaxado e negligente não precisa pensar que Deus vai abençoar a sua vida, mas deve esperar apenas castigo e açoites.

Quando Deus promete castigar os maus e abençoar aos que fazem o bem, ele não está propondo nenhuma barganha, troca ou negócio. O que Deus está querendo é nos estimular à prática do bem, mostrar como ele se agrada daqueles que procuram fazer a sua vontade andando nos seus caminhos. Como incentivo, ele, na sua graça, promete recompensar os bons e castigar os maus aqui nesta vida. E, na outra vida, ele promete, aos que perseverarem firmes na fé, a vida eterna; e, aos que não creram, ele promete a condenação eterna.

Esta é a bondade e a severidade de Deus: Deus é bom para os que perseveram fazendo o bem; ele, porém, é severo para os que insistem em fazer o mal.

Agora que você sabe como é que Deus nos trata, o que você escolhe: a bênção ou a maldição? Como é que você vai viver: obedecendo e fazendo a vontade de Deus ou desobedecendo e vivendo de acordo com a sua própria vontade?

Por certo você não vai ser tolo e escolher castigo, mas sim a bênção. Por isso, viva como Deus quer, como um bom filho, evite o pecado e confie na graça de Deus, que Deus o abençoará.

Lembre-se daquilo que aprendemos na Conclusão dos Mandamentos: "Deus ameaça castigar todos os que transgridem estes mandamentos. Por isso devemos temer a sua ira e nada fazer contra a sua vontade. Mas ele promete graça e todo o bem aos que lhe obedecem. Devemos, portanto, amar a Deus, confiar nele e de boa vontade cumprir os seus mandamentos".

Procedendo assim, andando de acordo com a vontade de Deus, temos tudo para ser feliz aqui na terra. E, confiando em Cristo como o nosso Salvador, nós continuaremos felizes nos céus na presença de Deus. Que Deus abençoe a nossa vida cristã, a nossa jornada terrena rumo à mansão celestial. Em nome de Jesus. Amém.



Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil

E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)