Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

15º Domingo após Pentecostes, 24.08.2008

Predigt zu Mateus 16:21-26, verfasst von Leandro Daniel Hübner

O que é ser seguidor de Jesus?

Mais uma vez estamos reunidos na casa de Deus para o culto a Ele. Como seguidores de Jesus, nosso culto a Deus, onde Ele nos serve na Palavra e Sacramentos, é muito mais do que apenas estar presente aqui para cantar, louvar, orar e ouvir a Palavra. Para o seguidor de Cristo, o apóstolo Paulo diz o seguinte sobre o culto: LER Rm 12.1.

Assim, a verdadeira adoração a Deus, isto é, o culto verdadeiro do seguidor de Jesus, é oferecer-se a si mesmo a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao Seu serviço e agradável a Ele. Isto nos leva ao tema do evangelho de hoje, que nos faz perguntar: O que é ser seguidor de Jesus?

Irmãos e irmãs, o que é ser seguidor de Jesus? Conforme Jesus mesmo ensina no evangelho, ser seguidor de Jesus é negar a si mesmo, é tomar sua cruz e perder sua vida por Ele.

Ser seguidor de Jesus é negar a si mesmo. Isto significa que o cristão não pode servir a dois senhores nem pode caminhar por dois caminhos diferentes. Negar a si mesmo quer dizer renunciar aos interesses próprios, dedicar-se ao que é interesse de Cristo, dedicar toda a vida por Ele e ser perseverante na fé. Em outras palavras, é buscar o Reino de Deus em primeiro lugar em todos os setores da minha vida, sem ser neutro nem indiferente, desanimado ou sonolento, sem murmurar e reclamar.

Ser seguidor de Jesus é negar a si mesmo. É, como diz Lutero, afogar o velho Adão em nós por pesar e arrependimento diários, e a cada dia deixar surgir e ressuscitar a nova pessoa criada em nós pelo batismo, vivendo e crescendo cada dia na verdadeira fé e em boas obras. Negar a si mesmo é, como fez Jesus, assumir a vontade de Deus como a principal e mais importante em minha vida, seja com relação ao nosso corpo, tempo, o dinheiro e bens, nossos dons e capacidades, nossos prazeres e desejos.

Enfim, negar a si mesmo é assumir com alma e coração o que diz Paulo em 2Co 5.15: Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles.

O que é ser seguidor de Jesus? Ser seguidor de Jesus é tomar sua cruz. Negar a si mesmo e por isso seguir os interesses de Jesus, e não mais os meus, tem conseqüências em minha vida, que são as dificuldades, o desprezo e as decepções na vida diária, isto é, a cruz que eu tomo e levo por ser cristão.

Ser seguidor de Jesus é tomar sua cruz. Esta cruz, como o próprio exemplo de Jesus ensina, não é sofrer por doenças, pobreza ou outros males que todas as pessoas têm. Jesus diz: Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores (Mt 5.11). Esta é a cruz que devemos tomar e levar - a cruz que nos marca como diferentes e desprezados pelo mundo. Significa assumir riscos pelas coisas de Deus, assumir compromissos com Deus e Sua vontade e viver de maneira responsável em relação à minha fé.

O que é ser seguidor de Jesus? É perder a vida por Ele. Irmão e irmã, quanto vale a sua vida? Cristo diz em nosso texto que uma vida - uma alma - vale mais que o mundo inteiro. Por isso, quem pensa em salvar a sua vida, mesmo ganhando o mundo todo, está na verdade perdendo a vida e a alma.

Jesus se comprometeu com a vida e gastou seus dias aqui na terra anunciando e lutando pela chegada do Reino de Deus. Não fugiu do compromisso e não buscou uma vida tranqüila e sem exigências, esperando apenas por sua satisfação própria. Ele perdeu sua vida - tanto seus dias sobre a terra como a própria vida na cruz - por nós!

Assim, perder a vida por Cristo é gastar nossa vida na prática da verdadeira fé, é morrer para minha vida, para o mundo e para a carne e viver em Cristo, para Cristo e por Cristo, como diz Paulo em Gl 2.20: Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.  

O que é ser seguidor de Jesus? É negar a si mesmo, é tomar sua cruz e perder sua vida por Ele. Como está a sua vida de seguidor de Jesus? Você nega a si mesmo, ou nega a Jesus com suas palavras, ações, desejos, exemplos e vida? Você toma a sua cruz e a leva, ou a deixa e abandona o caminho que conduz à salvação quando vêm as dificuldades? Você perde sua vida por Jesus, ou acredita que vale mais a pena viver e ganhar a vida neste mundo?

Ser seguidor de Jesus é negar a si mesmo, tomar sua cruz e perder a vida por Ele. Tudo isso não é fácil, e só é possível porque primeiro Cristo negou a si mesmo, tomou a sua cruz e perdeu a sua vida por nós. Assim, a nossa cruz é muito leve comparada com a que Jesus carregou e suportou até a morte por nós, pois nela estavam todos os nossos pecados. 

Ser seguidor de Jesus é, antes de tudo, arrepender-se dos pecados e confiar no sacrifício de Cristo por nós naquela mesma cruz que Ele carregou e na qual morreu em nosso lugar e por nós.

Ser seguidor de Jesus é conhecê-lo melhor e cada vez mais com a leitura e estudo da Bíblia, em casa e nas atividades da Igreja, é orar e falar com Deus sobre o que aprendi de Sua Palavra e pedir-lhe forças para a vida cristã. É estar todo o tempo caminhando com meu Salvador, para com Ele vencer o meu "eu" egoísta e assim negar a mim mesmo, tomar minha cruz e perder minha vida por Ele.

Ser seguidor de Jesus é permanecer firme em seu caminho até o fim, guiado por seu Espírito Santo, e assim receber a coroa da vida eterna, recebendo a vida que perdemos por causa de Jesus.

O que é ser seguidor de Jesus? É confiar, crer e seguir a Jesus com toda a minha vida, para receber a vida eterna que Ele conquistou para mim com sua morte e ressurreição.

Arrependa-se, portanto, de seus pecados e falhas no seguir a Jesus, creia, confie nele e Ele o perdoará e ajudará a ser um seguidor de Jesus que nega a si mesmo, toma a sua cruz e perde sua vida por Ele.

Que Deus nos conceda sermos verdadeiros seguidores de Jesus até o fim, pois este é o nosso verdadeiro culto a Deus, que por sua graça nos dá a fé em Cristo e nos conduz à vida eterna!

                                                                                                     Amém.

 

 



Leandro Daniel Hübner
São João, PR ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)