Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

24º Domingo após Pentecostes, 26.10.2008

Predigt zu Mateus 20:1-16, verfasst von Lindolfo Pieper


MANTENHAMOS SEMPRE ACESOS A LÂMPADA DA FÉ
Mateus 25.1,2: "Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias e cinco eram prudentes".
Há um hino muito conhecido, cantado em quase todas as igrejas, cuja primeira estrofe diz assim: "Acordai, os guardas chamam. Com voz vibrante nos conclamam: Desperta, ó tu, Jerusalém! Eis que a meia noite soa! Retumba a voz e longe ecoa: Prudentes virgens, Cristo vem! As lâmpadas tomai; às pressas o encontrai! Aleluia! Acesa a fé, em prontidão esteja o vosso coração".
Este hino se encontra no Hinário Luterano sob o numero 534 e está baseado em Mateus 25.1-13, onde encontramos a parábola das dez virgens. Cristo vem, não sabemos o dia e nem a hora. Por isso é necessário estarmos com a lâmpada da fé acesa para não sermos pegos de surpresa, desprevenidos, vivendo em pecado e sem fé no coração.
Na parábola das dez virgens, Jesus nos quer mostrar o que vai acontecer no Juízo Final, quando Cristo voltar.
Para os cristãos vai ser um dia de muita alegria, de festa e regozijo, porque neste dia eles serão libertos de todo o mal, do pecado e das tentações do diabo. Mas para os incrédulos será um dia de muita tristeza, decepção e desespero, porque neste dia eles serão lançados no lago de fogo, perdendo para sempre a oportunidade de se salvar.
Jesus começa a parábola dizendo: "Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo".
Para melhor compreendermos essa ilustração de Jesus temos que nos transportar para a época em que esta parábola foi contada. Nos tempos de Cristo o casamento era diferente do que hoje. O noivo ia até a casa da noiva para buscá-la, que às vezes morava longe, enquanto os convidados ficavam esperando na casa dos pais dela. Além disso, usava-se dez damas de honra que, entre outras coisas, tinham que ter lamparinas a óleo, de azeite de oliva, para alumiar o caminho caso o noivo chegasse de noite, como quase sempre acontecia.
As dez virgens representam a humanidade. O noivo é Cristo, que vem buscar a sua igreja. O óleo é a graça de Deus oferecida na palavra e nos sacramentos por meio da ação do Espírito Santo, que alimenta a chama da nossa fé. Meia noite é o fim dos tempos, o dia da volta de Cristo.
Cristo um dia voltará. Assim como as dez virgens deviam estar preparadas, nós também devemos estar preparados, com a lâmpada da fé acesa, abastecida na palavra de Deus.
Jesus continua, dizendo: "Cinco eram néscias e cinco prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram".
Cinco estavam preparadas. Além das lâmpadas, levaram óleo de reserva. Essas cinco representam os verdadeiros cristãos, que abastecem a sua fé constantemente na palavra de Deus, que se esforçam em fazer a vontade de Deus e se preparam para se encontrar com Deus.
Estes são aqueles que fazem a sua fé brilhar, que confessam o nome de Jesus onde quer que estejam sem se envergonhar dele. Eles andam no Espírito e não satisfazem os desejos da carne. Eles ainda cometem pecado, mas como o salmista, sabe dizer: "Cria em mim, ó Deus, o coração puro e renova dentro em mim um espírito reto" (Salmo 51.10).
Porém cinco não estavam preparadas. Eles representam os incrédulos, os relaxados e indiferentes, que têm uma vida espiritual vazia, apagada ou nula.
São aqueles que quase não vão aos cultos, que não lêem a Bíblia e não se esforçam para viver de acordo com a vontade de Deus. São aqueles que têm uma fé muito fraca e não se interessam em crescer espiritualmente. São aqueles a respeito de quem Cristo se refere na parábola do semeador, que crêem apenas por algum tempo e na hora da provação se desviam.
O noivo tardou, mas veio. E grande foi o vexame e a tristeza das que não estavam preparadas e não esperavam mais pela sua chegada. Diz Jesus: "Mas a meia noite ouviu-se um grito: Eis o noivo, saí ao seu encontro! Então se levantaram todas aquelas virgens e preparam as suas lâmpadas. E as néscias disseram para as prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós. Ide antes aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo. E as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fecharam-se as portas".
Esse quadro retrata o que vai acontecer no dia do Juízo Final, no retorno de Cristo. Muitos vão pedir fé emprestada, outros vão bater nas portas das igrejas. Mas será tarde, porque a porta da graça está fechada e não há mais salvação para ninguém.
Esta cena nos faz lembrar os dias de Noé. Deus deu um tempo para os homens: cento e vinte anos a fim de se arrependerem. O povo, porém, desperdiçou esta oportunidade, preferiu viver no pecado que aceitar a graça de Deus.
Terminado o prazo, Noé entrou na arca e a porta se fechou. E a chuva começou a cair. Então os que estavam lá fora se deram conta do seu erro: correram para onde estava a arca e bateram na porta, pedindo que se lhe abrissem. Mas era tarde, pois a arca estava fechada, Deus havia lacrada a porta.
Assim será na vinda de Cristo. Muitos, que hoje desprezam o evangelho e zombam de Cristo, vão se arrepender do que fizeram na hora em que Cristo voltar e vão clamar: "Senhor, abre-nos a porta!" E Cristo lhes responderá: "Quem é vocês? Não sei quem vocês são. Apartem-se de mim, malditos para o fogo eterno".
E Jesus termina a parábola, dizendo: "Vigiai, pois não sabeis o dia e nem a hora".
Ninguém sabe quando Cristo vai voltar e nem a hora em que vai morrer. Por isso precisamos estar preparados sempre, precisamos estar sempre com a vida espiritual em dia.
Você já pensou ser encontrado na vinda de Cristo embriagado, freqüentando um lugar indecente, praticando adultério, roubando ou cometendo outro pecado qualquer? Muitos já se perderam, sendo surpreendidos pela morte vivendo em pecado. Deve ser uma sensação horrível para alguém que esperava estar no céu, de repente descobrir que está no inferno!
Não brinquemos com a nossa vida espiritual. Procuremos com a ajuda de Deus evitar o pecado e abastecer a nossa fé constantemente na palavra de Deus, para que quando Cristo vier ou se aproximar a hora de nossa morte, em lugar de ouvir Jesus dizer: "Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno", possamos ouvir dele o maravilhoso convite: "Vinde, benditos de meu Pai. Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Amém.

Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)