Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

26º Domingo após Pentecostes, 09.11.2008

Predigt zu Mateus 24:15-31, verfasst von Lindolfo Pieper

FIM DO MUNDO
Mateus 24.27,29,30: "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem. Logo em seguida a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abacados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens dos céu, com poder e grande glória".
São Francisco de Assis foi um cristão exemplar, que viveu há muitos séculos atrás, lá pelos anos 1200 da nossa era. Ele era conhecido pela sua vida cristã e pelo seu profundo amor as criaturas de Deus. Ele disse certa vez que não seria amigo de Cristo se não amasse aqueles pelos quais Cristo havia morrido.
Um dia, quando São Francisco estava trabalhando no seu jardim, alguém, que ia passando, lhe perguntou o que ele faria se soubesse que o mundo ia acabar no dia seguinte.  A resposta que ele deu a esta pergunta deixou aquela pessoa muito espantada: "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã, eu simplesmente continuaria fazendo exatamente aquilo que estou fazendo agora".
A resposta de São Francisco soaria também estranha para muitas pessoas hoje. O que você faria se soubesse que o mundo terminaria amanhã?
Certamente muitas pessoas, ao saberem da proximidade do fim do mundo, correriam apressadas para a igreja a fim de orar, lembrando-se de que não tinham orado ultimamente. Outras iriam tirar a poeira de sua Bíblia e ler capítulos inteiros, sabendo que não tinham lido a Palavra de Deus como deveriam ter feito. Outras, provavelmente, iriam dar um jeito de satisfazer os seus últimos desejos, promovendo festas e cometendo todo tipo de exageros.
Alguns cristãos, com toda certeza, gastariam suas últimas horas falando de Jesus a seus parentes e amigos, de forma a que estes pudessem também ter a chance de serem salvos. Outras pessoas, porém, ficariam furiosas com tal notícia e amaldiçoariam a Deus. E você, o que faria?
São Francisco de Assis teve uma resposta diferente do que daria a maioria das pessoas porque ele conhecia a Jesus e o compartilhava com as outras pessoas o tempo todo. Ele, a cada dia, fazia tudo o que estava ao seu alcance porque esperava a volta de Cristo a cada instante. Ele não precisava fazer nada de especial além do que já fazia, porque no seu dia-a-dia ele cumpria o seu papel de cristão e filho de Deus. Pois, como dizia Lutero: "Devemos trabalhar como se Cristo demorasse a voltar e estar preparados como se Cristo voltasse amanhã".
A melhor maneira de estar preparado para o fim do mundo é manter-se firme na fé sempre e continuar amando e servindo a Deus e ao próximo.
O texto do evangelho de hoje fala de um assunto muito importante. Ele fala do fim do mundo. O fim do mundo é o maior acontecimento que a humanidade vai presenciar. Será um acontecimento tão grande que ninguém ficará de fora, todos vão participar dele: pequenos e grandes, ricos e pobres, Deus e os anjos, vivos e os mortos. Tudo será afetado com o fim do mundo: o céu, a terra, os homens, os animais e a própria natureza.
O fim do mundo vai ser um dia de espanto para muitos, de medo e pavor, especialmente por causa dos acontecimentos que terão lugar neste, dia, como: a queda das estrelas, o escurecimento do sol, o bramido do mar e o estrondo da terra. Jesus, falando a respeito desse dia, assim o descreve: "Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra todas as nações ficarão com medo do terrível barulho do mar e das ondas. Em todo mundo muitas pessoas desmaiarão de medo ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes dos céus serão abalados. Então o Filho do Homem aparecerá descendo numa nuvem, com poder e grande glória".
Particularmente para os incrédulos, para as pessoas do mundo, o dia do Juízo Final vai ser um dia muito terrível. Porque nesse dia termina para eles o tempo da graça, a oportunidade da salvação. Nesse dia eles vão ter que encarar aquele que rejeitaram e até negaram existir. E o que é pior: nesse dia eles serão lançados para dentro do lago de fogo, onde serão atormentados para todo o sempre.
Por isso mesmo, ao verem aproximar esse dia, essas pessoas vão estremecer de medo, vão querer fugir e se esconder nos buracos da terra, pedindo que os montes as encubram. O apóstolo João, em Apocalipse 6 assim descreve esta cena: "Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo. Houve um violento terremoto, o sol se tornou negro como uma roupa de luto, e a lua ficou vermelha como sangue. As estrelas caíram do céu como figos verdes caem da figueira sacudida por um forte vento. O céu desapareceu como um rolo de papel que se enrola de novo, e todos os montes e ilhas foram tirados dos seus lugares. Então os reis do mundo inteiro, os governadores e os chefes militares, os ricos e os poderosos e todas as outras pessoas, escravas e livres, se esconderam nas cavernas e debaixo das rochas das montanhas. E gritaram para os montes e para as rochas: Caiam sobre nós e nos escondam dos olhos daquele que está sentado no trono e nos protejam da ira do Cordeiro! Pois chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá agüentá-la?"
Sim, para as pessoas do mundo o dia do Juízo Final vai ser um dia terrível, pois terão que enfrentar a ira de Deus e, na presença de todos, ouvir a sentença: "Apartai-vos de mim, malditos para o fogo eterno, preparado para o dia e os seus anjos".
Para os cristãos, no entanto, o dia do Juízo Final vai ser um dia de alegria, de festa e de regozijo. Pois nesse dia se realizará em sua vida o grande desejo do seu coração, que é o de se encontrar com o Salvador Jesus e ficar para sempre com ele. Nesse dia eles serão libertos de todo o sofrimento, males e dificuldades. Serão transportados para um novo mundo, para o novo céu e a nova terra, onde não há pranto, nem dor, nem lágrima, luto ou tristeza.
Desde a queda em pecado, os homens sempre esperam a mesma coisa: que Deus viesse recuperar este mundo. Este é o grande desejo de todos, não só dos homens, mas também dos animais. Diz o apóstolo Paulo em Romanos 8: "O universo todo, com muito desejo e esperança, aguarda o momento em que os filhos de Deus serão revelados. Porque o universo se tornou inútil, não por sua própria vontade, mas por causa da vontade de Deus. Porém existe esta esperança: um dia o próprio universo ficará livre da escravidão e da decadência e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus".
No dia do Juízo Final Deus vai recuperar novamente este mundo e criar um novo mundo, onde todos os salvos irão morar. Nesse dia o céu vai se emendar com a terra e toda a maldade será expulso de lá. Será um lugar maravilhoso, bonito e desejado, um lugar tão lindo que nunca se viu na terra. O apóstolo Paulo, a quem Deus permitiu dar uma espiadinha lá dentro, diz: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus preparado para aqueles que o amam".
Por isso mesmo Paulo, a partir daquele dia, só tinha um pensamento: partir e estar com Cristo, que para ele era a melhor coisa que podia acontecer. Dizia ele: "Tenho o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor".
Por essa razão nós oramos no Pai Nosso: "Venha o teu reino". E é também por esta razão que Cristo exorta aos cristãos para que levantem a sua cabeça e se alegrem com a sua vinda, pois é o grande dia da sua salvação. Diz ele: "Ora, ao começarem estas coisas a acontecer, exultai e erguei as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima".
Não há dúvida: para o cristão o dia do Juízo Final é um dia de alegria, de festa e gratidão. Só mesmo quem não é cristão não espera um dia assim.
Resta-nos, no entanto, ver uma coisa. Sabendo que Cristo vai voltar para nos levar ao paraíso eterno, o que fazer para não ficar para trás, desiludidos, e perder a salvação?
Isso infelizmente pode acontecer. Se não nos cuidarmos, podemos, no dia da vinda de Cristo, ficar para trás, perder a salvação e não ser levado por Jesus para o céu.
Há muitas coisas que nos podem fazer perder a salvação e nos afastar de Cristo. Citemos apenas alguns exemplos.
Em primeiro lugar: os prazeres da carne, tais como a orgia, a embriaguez, o adultério e a participação em lugares indecentes.
Muitos cristãos se descuidam demais, vivem correndo muito atrás das coisas do mundo e se esquecem da sua alma. A Bíblia é muita clara sobre isso, de advertir os cristãos sobre essas coisas. Diz ela, por exemplo, no evangelho de Lucas: "Tomem cuidado! Não estejam preocupados demais com as festas e bebidas fortes, para que aquele dia não pegue vocês de surpresa. Porque aquele dia virá como armadilha sobre todos em toda a terra. Portanto, fiquem sempre vigiando e orando, para poderem escapar de tudo o que vai acontecer e continuarem firmes diante do Filho do Homem".
Em segundo lugar: a preocupação excessiva com as necessidades da vida pode nos levar a perder a salvação e ficar para trás na volta de Cristo.
Quantas pessoas não lêem a Bíblia, não vão aos cultos e não fazem devoção porque não têm tempo. Ocupam-se tanto com as coisas da vida, que não conseguem tempo para Deus. A estas pessoas Deus adverte, dizendo: "Não andeis ansiosos quanto ao que haveis de comer e beber. Aprendam a colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, e tudo o que ele quer, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".
Em terceiro lugar: o descuido com a vida espiritual é outra causa que nos pode levar a perder a salvação e não ser levado por Jesus quando ele vier.
Há pessoas que vivem no mundo como se Cristo nunca viesse. Não têm nenhuma preocupação com a sua vida espiritual. Fazem o que bem entendem, sem preocupar com a sua alma e com o seu destino eterno. E Cristo as poderá surpreender com a sua vinda, justamente quando estiverem praticando algum pecado. Então vai ser aquela decepção.
Cristo vai voltar e quer nos encontrar preparados. Ele deseja que esse dia seja para nós uma grande festa. Cuidemos, portanto, com a nossa vida espiritual, evitando o pecado e procurando viver de acordo com a vontade de Deus. Assim, quando Cristo voltar, ele poderá nos dizer: "Vinde, benditos do meu Pai. Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo".
Que Deus nos conceda esta graça. Em nome de Jesus. Amém.

 

 



Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)