Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

4. Domingo de Advento, 21.12.2008

Predigt zu Lucas 1:26-38, verfasst von Cristina Scherer

 

Estamos no final da "espera" daquilo que virá. O Advento é tempo de se preparar para receber o amor de Deus, um amor que convida as pessoas para confiar no Deus-Emanuel e servir com alegria uns aos outros. No tempo do Advento refletimos com amor e paciência sobre a vinda do Messias, do Salvador. Faz parte desta reflexão lembrar que Deus escolheu pessoas para que o Messias, o Enviado de Deus, pudesse vir ao mundo. Deus preparou sua vinda, sua chegada, cuidadosamente, com amor e misericórdia. Para que o Salvador viesse ao mundo Deus convidou e chamou pessoas simples para lhe servirem. Sim, Deus escolheu Maria para fazer parte de seu plano salvífico, pois ela foi escolhida e dela precisaria vir um "sim" para que esse plano pudesse ser concretizado.

No Natal podemos experimentar o amor de Deus por nós, pois Ele deseja habitar, morar no meio da humanidade, quer ser gente como a gente, quer se encarnar, tornar-se humano, deseja colocar seu amor mais perto de cada um/uma de nós em Cristo Jesus, seu Filho. Para isso, precisou contar coma a ajuda de algumas pessoas. Deus não pôde fazer tudo sozinho, apesar da sua onipotência, decidiu contar com colaboradoras/es, instrumentos seus no grande plano de amor e salvação pra a humanidade.

O grande tema deste 4º. Domingo de advento é "a disposição para servir em amor". Deus cumpre sua promessa ao enviar o Messias esperado ao mundo, seu amor jamais termina, se estende a todas as gerações. Ele faz isso de forma livre, gratuita, com disposição de servir a humanidade. Assim também Maria compreendeu sua missão e decidiu servir a Deus de forma livre e gratuita, movida por amor, quando aceitou ser mãe do Salvador.

Isso aconteceu quando um anjo foi enviado para anunciar à Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus, o Altíssimo. Imaginem como ela se sentiu! Sua primeira reação foi de susto, um anjo vindo em sua direção, dizendo "Alegre-se Maria, pois você é muito abençoada, o Senhor está com você"! Sim, ela fica perplexa, sem saber o que fazer, sem entender o que aquilo significava. O que queria este anjo com uma simples mulher do povo de Israel, que morava em Nazaré da Galiléia, um lugar sem muita importância até então? Seu espanto é tamanho que ela nem sequer consegue falar, responder, indagar o anjo sobre o que ele deseja, o que ele quer... Com certeza o anjo percebeu o estado de pânico e medo em que Maria ficou e disse-lhe: "Não temas! Deus está com você! Você vai ficar grávida e dará à luz um filho que será chamado de Jesus. Ele será um grande homem, será rei e seu reinado não terá fim".

Que alívio Maria deveria ter sentido quando de fato soube o que Deus queria com ela. "Puxa, então é isso! Deus enviou um mensageiro para dizer a mim que fui escolhida para ser mãe de Seu Filho"! Do Messias tão aguardado pelo povo e por ela também, daquele que os profetas tanto falaram... Maria sabia da esperança que animava o povo, da ação libertadora de Deus aos que nele confiavam. Por conhecer as promessas sobre a vinda do Messias, Maria confia nas palavras do anjo, acredita, dá créditos a ele. Sabia que o Messias viria. Mas o que ela não sabia e não podia imaginar é que ela estaria incluída nesta ação, ao ser chamada, convocada para ser mãe do menino Jesus. Por isso ela quer entender melhor como isso vai acontecer.

A reação de Maria ao comunicado do anjo não foi de afirmação nem de negação. Foi de questionamento. Ela pergunta: "Como pode isso acontecer se não tenho relação com homem algum... não entendo"! Aí o anjo lhe responde que o Espírito de Deus estará com ela, por isso tudo dará certo. Também refresca sua memória dizendo que Isabel, prima de Maria, era estéril e Deu permitiu que ela tivesse filho, sendo que já se encontrava  no sexto mês de gravidez. Sara, Isabel, Maria, tantas mulheres que foram abençoadas por Deus ao longo da história e com sua ação, coragem, disposição  e para servir puderam experimentar nova vida da parte do Criador, para o qual nada é impossível.

Quando Maria compreendeu de que se trava da ação de Deus que tudo pode, tudo alcança e tudo consegue, ela prontamente se dispôs a servir-lhe e disse: "Eis- me aqui Senhor, sou tua serva, que se cumpra em mim segundo a tua palavra". Gesto bonito de Maria. Colocar-se a disposição para servir a Deus em amor e gratuidade... ela não faz mais questionamentos, não entra em detalhes de como será, simplesmente aceita e deseja servir, participar com alegria do plano de salvação que Deus tem para toda a humanidade.

Maria acreditou nas palavras do anjo porque tinha fé, confiava na vinda do Salvador, pois a promessa da vinda do Messias era familiar aos seus ouvidos. Assim como todo o povo de Israel também Maria o aguardava. Ela confia, acredita, mas quer entender melhor. Por isso questiona o anjo. Ao compreender ela adere ao projeto de Deus e decide servir-lhe com amor e alegria!

Assim como Maria são muitas as pessoas que precisam exercitar sua fé, crer com todas as suas forças, com corpo e alma, confiar nas promessas de Deus, nas suas palavras, na sua ação neste mundo, no seu modo de agir ao escolher gente simples e humilde para lhe servir, para fazer parte do plano de salvação, do entregar-se inteiramente nas mãos de Criador. Em quantas propostas as pessoas de hoje confiam suas vida, propostas falsas, passageiras.... que não são sólidas... que não oferecem libertação e transformação a partir do amor, da doação, da humildade, da disposição para servir com fé e amor a Deus e ao próximo?

            Só pode servir quem acredita, quem confia no Deus que quer vida plena e digna para todas as pessoas, só serve quem tem humildade, quem quer seguir Aquele que nos serviu primeiro e quem quer dar testemunho de Seu amor como fizeram tantos profetas, profetisas, apóstolos, discípulos/as de Jesus em tantos tempos e lugares. Quem serve o faz movido por amor não por interesses.

Como cristãos e cristãs que se preparam para celebrar o Natal precisamos resgatar nos dias de hoje estas duas palavras: amor e serviço. Precisamos afirmar e testemunhar que nossa fé é movida pelo amor, não por interesses ou retribuição. Servimos e amamos porque Deus nos amou primeiro. Essa é nossa motivação neste tempo de advento e natal. No mundo capitalista somos educados a agir conforme a lei que diz: "só faço se pagar, se ganhar algo em troca". Porém Deus inverte esta lógica individualista e egocêntrica ao chamar pessoas para a doação quer se fazer presente em nossa vida e Deus que nos estimular para que doemos um pouco de nós para aqueles que nada ou pouco possuem, quer seja em gestos, palavras ou ações.

Façamos deste Natal uma oportunidade para cremos mais em Deus, no seu amor por nós, na sua ação libertadora, e um desafio para servirmos as pessoas com mais alegria e gratidão assim como fez Maria. Que a atitude desta humilde servidora nos comova e mexa com nossos corações e com nosso entendimento e que paz de Deus esteja em nosso servir e amar, hoje e sempre. Amém.

 



Pastora Cristina Scherer
Itati- RS
Brasil

E-Mail:

(zurück zum Seitenanfang)