Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Dia das Mães / Quarto Domingo de Páscoa, 10.05.2009

Predigt zu João 10:14, 15, verfasst von Ailton José Müller

 

DIA DAS MÃES

No Salvador Jesus, o Bom Pastor que apascenta as suas ovelhas com amor, caros irmãos e irmãs! Especialmente queridas mães, as homenageadas deste dia!

O Senhor nosso Deus, dá a Jesus, seu Filho títulos, que visam ilustrar sua missão no mundo. Um dos títulos mais significativos é do "Bom Pastor." A profissão de pastor de ovelhas, exige muito amor, dedicação integral ao rebanho. O Bom Pastor precisa estar atento dia e noite, precisa arriscar a própria vida pelas ovelhas. O que Jesus fez por nós e ainda faz em muito se assemelha aos cuidados de um bom pastor pelas suas ovelhas.

A missão de Jesus no mundo foi a missão de Deus. Do Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus nos lembra este fato quando ele diz no santo evangelho "O Pai me conhece e eu conheço o Pai." Jesus veio fazer no mundo aquilo que o Triúno Deus havia planejado fazer desde a eternidade. A saber, reparar os erros causados pela desobediência de Adão e Eva, danos que afetaram toda a humanidade. Jesus veio para restabelecer a união entre Deus e os homens, para fazer de todos nós santos e amados filhos e filhas de Deus.

Como Bom Pastor, Jesus diz a nosso respeito: "Conheço as minhas ovelhas!" Você já refletiu alguma vez no significado prático destas palavras?Você poderia dizer em breves palavras que significa: Jesus me conhece? Você talvez já se lamentou que é um eterno desconhecido. Até pode ser um desconhecido perante os homens, mas perante Deus, perante Jesus, somos grandes conhecidos. Tão conhecidos que Jesus morreu por nós na cruz; tão conhecidos que no Santo Batismo ele nos fez nascer de novo; tão conhecido que ele vem e bate a porta do nosso coração para transformá-lo em Santo Templo de Deus. Tão conhecido que ele sempre está ao nosso lado e diz: "Não temas que eu te ajudo!"

Você mãe já considerou o consolo desta promessa de Jesus? Permita-me recordar alguns momentos da sua vida quando esta promessa foi especialmente importante: Lembra:

1º Quando você estava grávida, quando você estava ansiosa esperando o nascimento do filho, quando se perguntava: como será o meu filho. Como foi importante saber: Jesus está comigo! Jesus me ama! Jesus cuida de mim e do meu nenê. Jesus me conhece e sabe todos os meus pensamentos.

2º Lembra quando você estava com o nenê pequeno, o nenê estava doente e você triste e angustiada, sem saber como proceder! Como foi importante saber que o amigo Jesus estava ali do seu lado, que o amigo Jesus lhe ajudou encontrar a solução apropriada.

3º Lembra quando você teve muitas dificuldades com seu filho ou filha, adolescente que não aceitava conselhos de ninguém, que era contra tudo e contra todos. Como foi bom saber que não estava sozinha nesta luta, que o amigo Jesus estava lá para dizer-lhe: "Não desanime, eu também amo seu filho, ou sua filha, vamos lutar juntos para ganhá-lo para Deus nosso Pai.

4º Lembra quando seus filhos adultos casaram, saíram de casa para formar seu próprio lar e você de repente sentiu um vazio, parecia estranha a idéia de estar novamente sozinha com seu marido, Jesus ali estava para dizer: você não está sozinha, eu estou contigo, eu te tomo pela tua mão e te digo: não temas que eu te ajudo.

5º Lembra quando pessoas de sua família adoeceram, quando a dor e a tristeza marcaram presença em seu lar, quando a própria morte levou uma pessoa querida. Jesus o Bom Pastor estava lá para carregar a ovelha machucada, para prover de forças e de amor para administrar corretamente a situação.

6º E finalmente, quando eu, quando você, quando nós tivermos cumprido a nossa missão no mundo, quando chegar a hora de nossa partida, Jesus também estará presente para vertir-nos com o alvo manto de sua justiça, para conduzir-nos à presença gloriosa de seu Pai, para aclamar-nos como servos fiéis, e conceder-nos a posse do reino eterno.

Espero que estas colocações ajudaram a compreender um pouco a dimensão desta promessa de Jesus: "Eu conheço as minhas ovelhas!" Será que nós conhecemos de verdade o amigo e Bom Pastor: Jesus Cristo? Será que ele tem livre trânsito em nossa vida, em nosso lar? Será que a porta de nosso coração sempre se abre, quando Jesus nela bate com a mensagem de sua Palavra, com a oferta da Santa Ceia? Gostamos da palavra de Jesus e gostamos de falar com ele em oração? Procuramos seguir os conselhos do amigo Jesus? Procuramos cultivar e estreitar esta amizade? A experiência de vida comprovou que "sem mim," isto é: "sem Jesus" nada podemos fazer?

Por último, Jesus prometeu selar o seu amor pelas criaturas humanas, com sua própria morte. Ele diz: "Eu estou pronto para morrer pelas minhas ovelhas." Este amor de Jesus reverteu totalmente o relacionamento entre Deus e os homens. Agora o Pai também nos ama. Agora o Pai quer ver a todos na glória do céu. Nada nos pode separar do amor de Deus. Agora que a condenação foi removida, agora que Satanás foi derrotado, agora que Cristo vive! Todos somos chamados a vivermos a nossa vida, a vida em comunhão perfeita com Deus, nosso Pai amado.

Prezadas mães, ninguém melhor que vocês sabe conjugar o verbo amar! Ninguém como vocês está tão perto do coração de vossos filhos! Usem este dom de Deus para dizer a todos: "Nós amamos, porque Jesus nos amou primeiro." Que Deus abençoe a todas as mães! Que Deus abençoe nossos lares! Que Jesus possa cuidar de cada um de nós, assim como o Bom Pastor cuida de suas ovelhas, que ninguém de nós seja aquela ovelha fujona que só dá trabalho a seu pastor. Que todos nós possamos fazer parte do grande rebanho de Jesus por toda eternidade, na glória do céu. Amém!



Rev. Ailton José Müller
Ijuí, RS, Brasil
E-Mail: ailtonjmuller@bol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)