Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

2º Domingo na Quaresma , 28.02.2010

Predigt zu Lucas 13:31-35, verfasst von Paulo Sérgio Einsfeld

 

Desejo que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós. Amém.

Estimada comunidade!

Já estamos no 2º. Domingo da Quaresma. Nessa época somos convidados a fazer uma viagem, não para a praia ou para a serra, mas uma "viagem espiritual". O destino desta viagem é Jerusalém, ou melhor, o Monte Gólgota, onde foram erguidas três cruzes. O guia, o líder da viagem é o próprio Jesus Cristo. O trajeto está cheio de obstáculos e perigos ... A palavra de Deus para hoje nos fala de um pedacinho desse trajeto. Ouçamos o trecho Lucas 13.31-35

(Ler o texto.....)

O apóstolo Paulo pediu certa vez aos coríntios: "Sejam meus imitadores, assim como eu imito a Cristo" (1 Co 11.1). Antes de imitar pessoas humanas, somos convidados a imitar o próprio Senhor Jesus. Estamos longe de agir como Ele agiu. Mesmo assim com nossas imperfeições, Jesus é alvo e inspiração para nossa vida, como pessoas e como comunidade.

Jesus se apresenta aqui como um corajoso profeta. Profetas no AT denunciavam as autoridades quando praticavam injustiças contra o povo simples, corrupção e idolatria. Em nossa passagem, alguns fariseus, que normalmente eram adversários de Jesus, chegam até o Senhor e alertam: "Sabe, é melhor você sair daqui de fininho, porque o governador Herodes quer acabar com você". Esse Herodes, também chamado de Antipas, era filho do Rei Herodes, quando do nascimento de Jesus. E, pela única vez na Escritura, Jesus usa palavras duras de desprezo: "Vão dizer àquela raposa que hoje e amanhã expulso demônios e curo doentes..."

Raposa é animal esperto. É teimoso em alcançar seu objetivo. Uma raposa faz todo o possível, e quase o impossível, para abocanhar galinhas indefesas. Sabe se fingir de morta quando perseguida pelos cães. Raposa é bicho nojento pelo mau cheiro que exala! Nosso Senhor se mostra corajoso e decidido diante da maior autoridade da Galileia. Não o fará sempre assim. Diante de Pilatos ele vai se calar. Quando o silêncio falar mais alto que palavras humanas, Jesus vai usar a arma do silêncio para denunciar seus opositores.

Jesus, no entanto, não manda recados a Herodes para simplesmente desafiá-lo ou puxar uma briga inútil. Manda dizer que continua trabalhando como sempre: dando atenção a quem mais precisa, expulsando demônios, libertando do poder do mal e curando os doentes. É preciso continuar sua caminhada até o alvo, sem se desviar por ameaças. Jesus é radical em seu compromisso somente com o Reino de Deus e os propósitos salvadores do Pai. Nenhuma autoridade irá intimidá-lo.

E nessa sua ação Jesus se apresenta essencialmente como pastor que cuida de um rebanho de pessoas desprezadas, à margem da vida, indefesas... E seu coração amoroso bate forte pela cidade que mata profetas e apedreja os mensageiros de Deus. Em outra ocasião, o evangelista Lucas relata que Jesus chora diante de Jerusalém. Montado no jumento naquela entrada triunfal, ele avista os montes da capital e chora pelo povo que ali habita. (Lc 19.41-45) Diante da cidade santa, escolhida e amada por Deus, Jesus lamenta profundamente. Lamenta que essa mesma cidade, que foi cruel com os profetas no passado, novamente se fecha à oferta de acolher o Evangelho da graça e da paz. E Jesus lamenta que Jerusalém, seu povo e suas autoridades, negou-se a aceitar acolhida, proteção e aconchego do próprio Deus. A imagem da galinha com seus pintinhos é fácil de entender. Herodes, a Raposa, está pronta a abocanhar os pintos. Governantes à moda de Herodes fazem do povo, de seus desejos e necessidades, alimento para seus projetos egoístas e sua mania de grandeza. Talvez os votos sem consciência ou comprados por favores sejam bom alimento que engorda tantos projetos de grandeza e poder.

Uma choca, pelo contrário, vai proteger sua ninhada, vai aquecer os pintinhos debaixo de suas asas. Dá acolhida e aconchego. Nosso Deus, Jesus Cristo, oferece acolhida e proteção a todos nós. Nisto estão incluídas as cidades de hoje em dia, as comunidades e nós como pessoas e famílias. Qual tem sido nossa resposta ao convite de Jesus??

Então o Jesus corajoso profeta, e o Jesus pastor amoroso e acolhedor são exemplos e inspiração para nossa ação como pessoas cristãs. Nosso lado profeta nos faz ser críticos e denunciadores dos males que atormentam nosso povo e dos que causam esses males. Já nosso lado pastor permite que também lamentemos e choremos junto com as pessoas que sofrem. E fazemos isso num decidido compromisso com o Reino de Deus. Precisamos andar com firmeza e convicção no caminho que leva à cruz e ressurreição.

Penso que as palavras de Jesus, seu lamento sobre Jerusalém, são palavras de Deus para nós hoje. Nossas cidades, nosso mundo, é Jerusalém quando governantes à moda de Herodes são hábeis em calar vozes críticas, pessoas e movimentos sociais oferecendo alguma vantagem, favores e cargos para estarem ao lado de quem governa! Nossa Comunidade está na tentação de ser Jerusalém quando ainda não sabe acolher como a choca o faz; quando os desempregados, pessoas viciadas, desiludidas, portadores de deficiência, para citar alguns, ainda não encontram espaço entre nós.

Eu e você podemos ser Jerusalém quando nos fechamos ao convite de Jesus de aceitar seu Evangelho, que chama ao arrependimento e mudança - especialmente nessa época da Quaresma. Jesus adverte a Jerusalém de ontem que ela ficará deserta. Que o templo, a casa do povo de Deus, ficará completamente abandonada, sem mais ninguém para adorar e celebrar.

Eu encerro lembrando uma advertência parecida que Lutero fez em seu tempo quando disse: "Sabei que a palavra e a graça de Deus são como aguaceiro de verão, que não volta ao lugar por onde passou. Esteve com os judeus, mas passou, passou, eles nada mais têm. Paulo o [evangelho] trouxe às terras gregas; passou, passou e eles agora têm os turcos. Roma e as terras latinas igualmente o tiveram, passou, passou, agora eles têm o papa. E vós, meus compatriotas, não deveis pensar que tereis a palavra para sempre, pois a ingratidão e o desprezo não vão permitir que permaneça." E hoje a Alemanha de Lutero está cheia de igrejas vazias, quando não foram vendidas ou alugadas para o comércio.

Que Deus seja misericordioso para que assim não aconteça conosco. Que o Senhor Deus não pare de falar sua boa palavra e que a gente tenha ouvidos e corações abertos para recebê-la. Que sejamos cidade que ajude seus moradores a bem viver. Que sejamos sempre mais uma comunidade acolhedora e hospitaleira. Que todos nós andemos nos caminhos da vida seguindo os passos de Jesus, de forma decidida e convicta. Também teremos obstáculos. Mas teremos igualmente muitos irmãos e irmãs ao nosso lado. Estamos em boa companhia. E podemos contar com as chuvas de bênçãos do nosso bondoso Deus.

Amém.



P. Paulo Sérgio Einsfeld
Nova Petrópolis, RS, Brasil
E-Mail: peinsfeld76@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)