Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Domingo da Trindade , 30.05.2010

Predigt zu Romanos 5:1-5, verfasst von Júlio César Adam

Estimada comunidade,

Neste domingo refletimos a partir de um texto do apóstolo Paulo (Romanos 5. 1-5). O texto é uma pequena parte de sua carta escrita à comunidade de Roma. É um texto que nos ajuda a refletir sobre nossa vida, nossa caminhada com Deus rumo ao Reino de Deus.

Paulo nos lembra, aqui, mais uma vez, algo que o cristão não pode esquecer. Deus nos fez seus amigos, através de Jesus Cristo. Somos justificados e reconciliados com Deus. Deus não só nos torna justos, mas nos torna aceitos. Deus não só perdoa, mas quer viver conosco. Por isso, podemos vivemos em paz com Ele. Não existe maior graça e alegria do que viver em paz com Deus. Amizade melhor,  não poderíamos ter. Estamos em boas mãos. Já temos um bom fim garantido. Por isto, podemos nos gloriar na esperança do dia em que estaremos junto de Deus, no seu Reino.

Tudo isto nos é garantido, sem que a gente precise fazer algo, pagar algo, dar algo em contrapartida. Não é propaganda enganosa, como as tantas que nos assaltam todos os dias. A reconciliação com Deus, a paz para viver e seguir nossa caminhada, é realmente dádiva de Deus. Jesus Cristo já pagou pela oferta e pagou altíssimo preço: a cruz.  Nós acessamos esta graça tão somente pela nossa fé, mais nada. Parece que está tudo em ordem, então!

Nem tudo! Se olhamos para o nosso dia-a-dia, mesmo estando em paz com Deus, mesmo tendo garantido o Reino, nem tudo é tão fácil.  Tribulações, angústias, medos, fazem parte da nossa vida. Também nesta situação, Paulo, nos convida a tirar proveito, crescer com as dificuldades. Paulo fala que as tribulações na caminhada, produzem a perseverança. As angústias da vida nos ensinam a ter paciência e ser resistentes. Lidar com as adversidades nos dá experiência, nos ajuda a crescer na caminhada com Deus. Perseverança e experiência criam em nós, de novo a esperança. E mais, tudo isto, a esperança gestada dentro da nossa luta para vencer as dificuldades, é de novo dádiva de Deus, através do Espírito Santo. O Espírito Santo, rega nossas experiências – as boas e as ruins – com amor, amor de Deus. Um amor que não confunde, mas que ilumina o caminho, nos permite ver.

A fé, não é algo paralisado. Fé não é um estado de anestesia, esperando o encontro final. Fé é dinâmica. Fé acontece vivendo a própria vida. Senão seríamos todos iguais na fé. Isto Deus não quer.  

A vida do cristão é vivida. É obra de Deus em nosso favor, em nós, todos os dias, em todas as situações. A reconciliação de Deus conosco não é um evento único. Ela é renovada, dia após dia, de situação em situação. Assim a gente cresce com ser humano e cresce na relação com Deus, cresce na fé.

Imaginemos nossa vida como uma viagem. Nenhuma viagem entusiasma se não sabemos para onde queremos ir, se não sabemos o rumo e o destino. Toda viagem tem um rumo, tem um propósito. A viagem da vida é longa e não vamos sozinhos. Saímos de manhã cedo, para ganhar tempo. Nem dormimos direito, de tão empolgados que estamos com a chegada. Eis que tudo segue bem, até que descobrimos que a estrada está interditada. Vamos ter que fazer uma enorme volta e atrasar a chegada. A chegada é garantida, e isto nos anima. Mais adiante, o carro quebra,  depois um pneu fura e temos que consertar. Ainda temos esperança, pois sabemos para onde vamos. No caminho, ainda, alguém passa mal e precisa ir para o hospital. Não desistimos! O cansaço e o desânimo vão tomando conta de todos... Mesmo assim, o ponto de chegada nos anima  a seguir e a não desistir. A perseverança nos permite uma experiência nova, o que nos dá esperança: Vamos percebendo, que o ponto de chegada, já está o tempo todo presente na própria viagem, nas suas coisas boas e suas dificuldades. O sentido da viagem está na própria viagem, onde já experimentamos o destino em tudo e em todos. Vamos nos transformando, vamos crescendo, indo pela viagem da vida.

Assim é a nossa vida. Não caminhamos alucinados rumo a um destino, a glória de Deus. Nem ficamos parados, esperando que Deus faça a viagem por nós. Na caminhada, Deus já está conosco. O Espírito Santo revela o amor de Deus em cada um de nós, de um jeito novo e especial. Assim a viagem faz sentido. Isto é viver a reconciliação de Deus, sempre de novo, na caminhada. Isto é viver em paz com Deus.

Assim foi a vida de Jesus Cristo. A sua ressurreição por nós só faz sentido, porque olhamos o todo da sua vida: a glória e a cruz. A vida de Jesus Cristo é assim tecida: vida em abundância, amor vivido, amizade, mas também abandono, sofrimento e morte. A sua ressurreição permite entender o todo. Jesus Cristo nos promete o Espírito Santo, para que cada um de nós possa viver e entender o processo de reconciliação com Deus, na própria vida (João 16.12-15). Não estamos sozinhos, portanto. Podemos viver a esperança já agora. Podemos entender o todo da nossa vida, como obra de Deus em cada um de nós. Viver em paz com Deus.

Entender a vida de cristão como um todo, isto é o que Paulo quer hoje nos ensinar, na sua carta.

Um menino se queixava para sua avó, dizendo o quanto tudo ia mal em sua vida. Problemas na escola,  brigas com os pais, dificuldades de ser aceito pelos amigos...  Enquanto o menino falava, a avó fazia um bolo. Então a avó perguntou se seu neto gostaria de comer um pedaço de bolo. – Claro! Respondeu o menino. Então a avó lhe ofereceu um pouco de azeite. – Que horrível! Disse ele.  Logo lhe ofereceu dois ovos batidos. – Não, vó! Disse o menino. – Bom, talvez queira um pouco de farinha? Perguntou a avó. – Vó, tudo isso é horrível! Queixou-se o menino. A avó contestou: – Sim, todas essas coisas separadas parecem horríveis. Mas quando a gente as põe juntas da forma correta, viram um bolo maravilhosamente delicioso!

A vida de reconciliação com Deus é um todo. Diariamente o Espírito Santo de Deus alimenta nossa esperança com amor, através de pessoas, de sentimentos, com sonhos e projetos... Também nas tribulações da viagem, lá está o Espírito Santo de Deus, nos encorajando a seguir a viagem e encaixar tudo como parte da grande jornada da vida de cada um.

Retomemos: Em paz caminhamos para o encontro com Deus, inspirados por Jesus Cristo e graças ao preço pago por ele na cruz, por nós. Na caminhada Deus nos encontra, sempre de novo, no amor derramado pelo Espírito Santo. Eis a Trindade na nossa vida!

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5.1). Que assim possamos seguir hoje e sempre até o Dia do Senhor. Amém.



Pastor Dr. Júlio César Adam
Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul, Brasil)
E-Mail: julio@ienh.com.br

(zurück zum Seitenanfang)