Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Quinto Domingo após Epifania, 04.02.2007

Predigt zu Lucas 5:1-11, verfasst von Horst R. Kuchenbecker

Uma Pesca Realmente Maravilhosa

É fácil reunir uma grande multidão? Por exemplo, um bom jogo de futebol atrai grandes massas. A promoção do Planeta Atlântida consegue reunir uma grande massa de jovens. A Igreja, que promete entretimento e/ou curas, também consegue atrair muitas pessoas. Mas é possível reunir hoje um grande número de pessoas para ouvirem a palavra de Deus?

Pois bem, em nosso evangelho vemos uma grande multidão cercando a Jesus para ouvi-lo. Jesus estava no início do seu ministério. Ele começou a pregar na Galiléia e curou ali muitos enfermos. Uma grande multidão o cercou para ouvir a palavra de Deus. Pediram para que ficasse em Cafarnaum. Mas Jesus lhes respondeu: preciso pregar também nas outras cidades.

No outro dia Jesus levantou cedo e foi para a praia do mar da Galiléia. Naquele dia ele tinha algo bem especial em mente. Já cedo uma grande multidão o cercou. Jesus planejou o seu projeto cuidadosamente. Primeiro lançou a rede de sua palavra para pescar corações, especialmente o coração de Pedro, João e Tiago. Com a pesca maravilhosa, revelou-lhes quem ele realmente era, o Filho do Deus vivo. Então estendeu-lhes o chamado para serem pescadores de homens. Vejamos isto mais de perto.

1. A pregação

?Ao apertá-lo a multidão, viu dois barcos junto a praia, e pediu a Pedro o barco.?

Pedro, João e Tiago estavam ali lavando suas redes. Eles já conheciam a Jesus. Eles pertenciam aos poucos em Israel que estavam aguardando ansiosamente a vinda do Salvador. Por isso, quando ouviram falar que João Batista estava anunciando a vinda do reino de Deus, eles foram para a Judéia, ouvi-lo. E ali conheceram a Jesus. Jubilaram de alegria. Subiram com ele para a Galiléia. Chegados em casa, cuidaram de seus afazeres. Foram pescar. Mas naquela noite não apanharam nada. Estranho. Agora que conheceram a Jesus, que foram firmados na fé, sem dúvida julgavam que Deus lhes proporcionaria uma boa pesca. Muitas vezes pensamos assim. No fundo está a idéia: eu mereço. Mas nada. A vida cristã não é um mar de rosas. Ela tem seus percalços. Em tudo, no entanto, Deus tem um propósito com os seus.

Ali estavam eles. Cansados na praia, com muito serviço pela frente. Limpar as redes e prepará-las para a noite seguinte. Então veio Jesus. Puxa, logo agora. Eles continuaram a lavar as redes. Jesus, apertado pela multidão, esta procurando um lugar melhor para poder ensinar a multidão. Vê então a Pedro e lhe pede o barco. Quero usá-lo como púlpito. Pedro larga tudo e serve ao mestre. Afasta o barco um pouco da praia e senta-se para ouvir a mensagem de Jesus. Ele tinha, poderíamos dizer, motivos suficientes para faltar ao culto. Mas lá está ele, aos pés de Jesus, ouvindo.

Pela palavra de Jesus, Pedro é edificado na fé. No conhecimento de quem é Jesus e o que ele veio trazer ao mundo, a salvação, a reconciliação com Deus, a esperança da vida eterna. Assim Jesus lança sua palavra que age qual rede de pesca, para captar corações, para chamar, para iluminar.

Quantas pessoas foram despertadas e chamadas para a fé de forma ocasional. Um folheto, um versículo, o passar e entrar numa igreja. Ainda hoje cabe-nos propagar a palavra. Pela correta pregação da palavra de Deus, pessoas são iluminadas, chamadas à fé na graça de Cristo.

2. Faze-te ao mar

Tendo terminado de ensinar a multidão, Jesus ordenou a Pedro:
?Faze-te ao mar e lançai as redes para pescar.?

Pedro olhou surpreso para Jesus. Pescar? Agora? Pedro, João e Tiago eram pescadores profissionais. Eles conheciam sua profissão e sabiam que agora não era hora de pescar, muito menos no mar alto. Pedro respondeu: ?Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sobre a tua palavra lançarei as redes.? Esta palavra é significativa. Contra toda a experiência, contra todo o saber, lançarei as redes sob a tua palavra. Isto é sob a tua ordem e promessa. Isto é o resultado da pregação de Jesus.

Esta é a razão do trabalho dos filhos de Deus ainda hoje. Trabalhamos não simplesmente pelo sustento, mas sob a ordem e promessa de Deus. Sabemos que por causa do pecado, a maldição de Deus paira sobre a terra. Lembramos em Gênesis: ?Maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás nela o sustento durante os dias de tua vida ... No suor do rosto comerás o teu pão? (Gn 3.17,19). Sabemos o quanto isso é real. Precisamos da bênção de Deus. Por isso, em nosso servir, trabalhamos por ordem de Deus e sua promessa de que ele nos manterá. Ordem e promessa. Assim oramos e trabalhamos. Certos de que Deus, a seu tempo dará a sua bênção. ?Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos ao ponto de quase irem a pique.?

Ainda hoje Deus governa céus e terra. As aves, os peixes e não cai um cabelo de nossa cabeça sem a sua permissão. Isto nos leva a trabalharmos humildemente e suplicar a bênção para nossa vida e trabalho.Como havia dito no começo, Pedro, João e Tiago já conheciam a Jesus. E agora acabaram de conhecê-lo melhor, como o verdadeiro filho de Deus, que tem todo o poder em suas mãos. Tudo lhe está sujeito. Pedro reconheceu a glória de Jesus. Ajoelhou-se diante de Jesus e disse: ?Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador.?

Esta confissão, sem dúvida, não era só de Pedro, mas dos outros discípulos também. E a respeito do povo lemos: ?A admiração apoderou-se de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João.? O povo sem dúvida ouviu a ordem de Jesus e esperaram os acontecimentos. Reconheceram o poder de Jesus. E desfrutaram da bênção.

Que outra atitude podemos ter diante de Deus a não ser reconhecer nossa pecaminosidade, nossa indignidade e nos humilhar diante dele. Se folharmos a Bíblia, veremos que esta foi a atitude de muitos homens de Deus. E é ainda a atitude de todos cujos corações são iluminados pela luz da palavra de Deus.

3. Pescador de homens

?Não temas; doravante serás pescador de homens .?

A primeira coisa que Jesus diz é a consolação: ?Não temas!? Não tenhas medo. Isto é o evangelho, a boa nova do perdão. A mensagem que traz paz ao coração atemorizado. Este evangelho precisamos ouvir sempre de novo. É o evangelho vivificador.

A segunda palavra é o chamado. ?Serás pescador de homens.? Agora Pedro estava bem preparado. Isto é, ele reconhecera sua indignidade de estar diante de Deus. Agora ele estava vazio de si mesmo. Não confiava mais em sua sabedoria, sua capacidade, seus dons, suas habilidades. Agora importa olhar somente para Jesus, ouvir somente a Jesus. Ele continuaria pescador, mas pescador de almas, que lançaria a rede da palavra de Deus. Que pesca realmente maravilhosa: no seu começo, no seu meio e no seu fim.

Esta tarefa continua até hoje. Que maravilhoso poder, que esta palavra, que é loucura e escândalo para a mente humana, continua ser pregada, iluminando e chamando corações, que continua a ser pregada, sob ataques, sob perseguições, sob tentações e eis que aqui, ali pessoas chegam à fé, testemunham, vivem o evangelho e sacrificam para a expansão do mesmo. Sejamos agradecidos a Deus por isso. Humilhemo-nos à sua poderosa mão. Sejamos consolados com o evangelho. Incansáveis no trabalhar e orar, e proclamar a sua palavra. Amém.

Rev. Horst R. Kuchenbecker
São Leopoldo, RS, Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
www.ielb.org.br
E-Mail: horstkuchenbecker@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)