Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Quinto Domingo após Epifania, 04.02.2007

Predigt zu Lucas 5:1-11, verfasst von Lindolfo Pieper

A BÊNÇÃO DO TRABALHO

Lucas 5.4,5: ?Quando acabou de falar, disse a Simão Pedro: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Pedro: Mestre, havendo trabalhado a noite toda, nada apanhamos. Mas, sobre a tua palavra lançarei as redes?.

Três operários estavam trabalhando juntos numa mesma construção, construindo uma catedral. Foi perguntado aos três o que estavam fazendo, e cada um deu a sua resposta. O primeiro disse: ?Eu estou quebrando pedras?. O segundo respondeu: ?Eu estou lutando para ver se ganho alguns trocados?. O terceiro falou: ?Eu estou construindo uma catedral?.

Interessante: os três estavam fazendo o mesmo serviço, porém cada um via o trabalho de um modo diferente. O primeiro considerava o trabalho como um fardo. O segundo via o trabalho apenas como um meio de ganhar dinheiro. O terceiro, no entanto, enxergava o ideal. Ele não via no trabalho apenas um meio de ganhar dinheiro, mas um modo de servir, de colaborar para o progresso da nação. Para ele não interessava o ganho, mas aquilo que estava realizando.

Assim sucede hoje. Uns trabalham, não porque gostam, mas porque precisam. Outros trabalham para ganhar dinheiro. O seu objetivo é ficar rico. São os escravos do dinheiro. Outros ainda vêem no trabalho como um verdadeiro fardo.

O trabalho, porém, longe de ser um fardo ou um meio de satisfazer a ganância, deve ser para nós um meio de servir: de servir a Deus, ao próximo e à pátria. Quando conseguirmos fazer isso, então há realização. Diz Salomão: ?Doce é o sono do trabalhador, quer tenha pouco, quer tenha muito. Mas a fartura do rico não o deixa dormir? (Eclesiastes 5.12).

O nosso texto fala em trabalho. Os discípulos estão trabalhando, pegando peixe.

Nós também precisamos trabalhar, cada um na sua profissão. A ordem é: ?No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra, pois dela foste formado. Tu és pó e ao pó tornarás?.

Pelo fato desse mandamento ter sido dado após a queda do homem em pecado, pode parecer que o trabalho é um castigo e que se não houvesse pecado no mundo o homem não precisaria trabalhar. Mas isso não é verdade.

Em Gn 2.15 lemos: ?Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden, para o cultivar e o guardar?.

Aí vemos que Adão trabalhou no jardim do Éden antes mesmo de cair em pecado. Ele trabalhava com alegria, e não havia nada que o pudesse aborrecer no seu trabalho.

Porém, uma grande mudança ocorreu com Adão quando ele desobedeceu a lei de Deus. Ele começou a sentir fraqueza, cansaço e desânimo. Isso tudo em conseqüência do pecado.

Em vários lugares na Bíblia somos exortados a trabalhar. No livro de Provérbios 6.6-8, lemos: ?Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo chefe, no estio prepara o seu pão, na sega ajunta o seu mantimento?.

Há uma grande diferença entre as pessoas no que diz respeito ao seu trabalho. Algumas pessoas sempre têm sucesso em tudo. Seja qual ocupação tiverem, sempre são bem sucedidos. Outras, no entanto, trabalham, trabalham, lutam, lutam... dão tudo de si para ganhar alguma coisa, e não conseguem. Diante disse se pergunta: Como ser bem sucedido no trabalho?

Diz o Evangelho de hoje: ?Aconteceu que, ao apartá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lado de Genesaré, e viu dois barcos junto à praia do mago. Mas os pecadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. E, assentando-se, ensinava do barco as multidões?.

Deve de ter sido um quadro maravilhoso: Jesus assentado no barco e o povo, na praia, ouvindo atentamente a sua pregação. Os pescadores, que antes lavavam as redes, interrompem o seu trabalho para poderem ouvir os ensinamentos de Cristo.

Simão Pedro era um dos pescadores. Ele faz o que Jesus lhe manda. Ele entra no barco com Jesus, se afasta um pouco da praia e se senta no fundo do barco para ouvir com a multidão as palavras de Cristo. Ele não permite que o seu trabalho lhe atrapalhe de ouvir a palavra de Deus.

Será que ele perde alguma coisa com isso? Toma prejuízo em deixar de trabalhar para ouvir a palavra de Deus? Não, pois logo depois o Senhor o abençoaria no seu trabalho por causa disso.

Aqui está uma lição muito importante para nós de como ser abençoado no trabalho.

Em primeiro lugar: é preciso ouvir a palavra de Deus. Muitos desprezam a palavra de Deus, não participando dos cultos e nem lêem a Bíblia, pois acham que estão perdendo tempo.

Enquanto tudo corre bem, estão felizes, seguros. Mas quando são visitados por uma desgraça qualquer, logo entram em desespero. Como não estão acostumados a usar a Bíblia, também nessas horas se esquecem dela e não encontram consolo para as suas angústias.

Porém, quem está acostumado com a palavra de Deus, quando vêm os problemas, a primeira coisa que ele faz é se lembrar de Deus e da sua palavra. Lá ele encontra consolo e forças para os seus problemas.

Vejamos o exemplo de Pedro. Pedro estava triste, desanimado. Passara a noite toda sem pescar nada. Mas, quando teve oportunidade, ouviu com atenção a palavra de Deus; e nela encontrou conforto e bênção.

Pedro sabia e estava convencido de que o sucesso do trabalho de uma pessoa não depende apenas da capacidade e do esforço da pessoa, mas, sobretudo, da bênção de Deus. Ouvir a voz de Deus tanto o confortava, como trazia bênção para o seu trabalho.

Esta é uma grande lição que podemos aprender: o sucesso do nosso trabalho não depende só de nós, mas da bênção de Deus.

E para ser abençoado por Deus é preciso ouvir a sua palavra. E, quando vieram as dificuldades, não nos desesperaremos, pois sabemos onde buscar consolo e força: em Deus, através da sua palavra.

Em segundo lugar: para ser bem sucedido no nosso trabalho, é preciso trabalhar ardorosamente, confiando no Senhor.

Devemos trabalhar, não há outra saída. Diz o nosso texto: ?Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes?.

Jesus não permitiu que Pedro se deitasse no barco e ficasse ali dormindo. Ele não prometeu o sustentar nas suas necessidades sem luta e trabalho. Ele manda Pedro trabalhar, lançar as redes no mesmo lugar onde havia pescado a noite toda. Sim, ele precisa trabalhar, e trabalhar duro, para obter o sustento.

Assim é ainda hoje. Para se obter a bênção de Deus é preciso trabalhar, e trabalhar mesmo, no duro. Não há promessa de Deus para o preguiçoso, para quem não quer trabalhar. Todos devem trabalhar. ?Quem não quer trabalhar, também não coma?, diz a palavra de Deus.

Cada um precisa trabalhar com afinco na sua profissão, quer com a cabeça, quer com as mãos, isto é: quer fisicamente, quer mentalmente. E trabalho é sinônimo de bênção, pois é através dele que Deus nos abençoa.

Mesmo que os dias sejam difíceis e as perspectivas não sejam muito boas, sempre devemos confiar em Deus, fazendo o nosso trabalho em nome do Senhor, e dizer como Pedro: ?Havendo pescado a noite toda, nada apanhamos. Mas sobre a tua palavra lançarei as redes?.

E o nosso texto conclui, dizendo: ?Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes, e rompiam-se as redes. Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fosse ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos ao ponto de quase irem a pique?.

Pedro, vendo o sucesso do seu trabalho, ficou admirado. Caiu de joelhos aos pés de Jesus, num gesto de humildade e gratidão. Reconheceu que não era digno de uma bênção tão grande.

Pedro deve de servir de exemplo para nós. Em vez de nos esquecer de Deus quando somos abençoados por ele, devemos ser gratos a ele, reconhecendo a nossa insignificância e total dependência.

Quem reconhece a sua insignificância diante de Deus e o agradece pelas muitas bênçãos recebidas, dificilmente se esquecerá de Deus, pois cada nova bênção o fará lembrar do Senhor. Assim, quanto mais ele for abençoado, mais ele se lembrará de Deus.

Uma forma muita especial de agradecer a Deus é dar uma parte daquilo que ele nos deu para o trabalho da igreja. Isso, além de nos fazer lembrar de Deus, nos trará ainda muitas bênçãos, pois, conforme o profeta Malaquias: ?Deus abrirá as janelas dos céus e nos abençoará com bênçãos sem medida?.

Que o bom Deus, que instituiu o trabalho, nos abençoe, dando-nos corações agradecidos. Em nome de Jesus. Amém.

Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
www.ielb.org.br
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)