Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

3. Domingo apos Pentecostes, 17.06.2007

Predigt zu Lucas 7:11-16, verfasst von Leandro Daniel Hübner

A AÇÃO DE DEUS E A REAÇÃO DE SEUS FILHOS

Toda ação causa uma reação. Esta é uma lei da Física, que se aplica a muitas situações da vida humana. Por exemplo, há diferentes reações entre os torcedores do time que ganha o campeonato e os do que perde. Outro exemplo é o horário de verão no país: há gente a favor e outros contra.

Também a vida e os milagres de Jesus provocam reações. Seus milagres são uma demonstração da ação de Deus, e ação de amor. Os milagres de Jesus sempre causavam reações entre os discípulos, os seguidores, os críticos e as pessoas diretamente beneficiadas com seus milagres. Muitas vezes foram reações positivas: louvor, gratidão, reconhecimento e adoração. Outras vezes foram reações negativas: ingratidão, desprezo, críticas...

Nosso texto apresenta uma ação de Jesus e a reação das multidões que o acompanhavam. Com base neste texto, queremos meditar no tema: A ação de Deus e a reação de seus filhos.

Dois grupos de pessoas se encontram na porta da cudade de Naim. Um, cheio de alegria e expectativa, pois acompanhava Jesus, o Senhor da vida. O outro, provavelmente formado em grande parte pelos habitantes de Naim, triste, de gente cabisbaixa e desesperada, pois acompanhavam o cortejo fúnebre de um jovem, filho único de uma viúva.

A emoção e o sofrimento neste cortejo fúnebre são maiores, porque a morte do jovem é acompanhada de elementos muito trágicos. Aquela mulher já havia perdido seu marido e certamente não recebia nenhuma pensão ou aposentadoria, e agora perde seu único filho, que dava a ela o sustento. Por isso, toda a multidão que a acompanhava não podia compensar sua perda.

No entanto, a multidão que está rodeada pela dura realidade da morte, se encontra com o Autor da Vida. Lucas diz: "Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: Não chore" (v.13).

Este "não chore" não era uma expressão vazia e mecânica repetida muitas vezes em velórios hoje por pessoas que não sabem o que dizer. Quando Jesus diz "não chore" é porque ele sabe que a situação de sofrimento daquela mãe será revertida.

Ele toca o caixão, pára o cortejo e ordena ao jovem morto: "Moço, eu ordeno a você: Levante-se!" (v.14). E diante da palavra de Jesus, o jovem se levanta e começa a conversar. Mostra assim que a palavra de Jesus tem poder sobre a própria morte. E mais ainda: Jesus o entregou à mãe (v.15). Isto mostra que Jesus ressuscitou o jovem para uma vida de serviço com sua mãe.

A ação de Jesus causou uma reação nas multidões, que está resumida em três palavras: temor, louvor e testemunho. Esta é certamente a reação que Deus espera de seus filhos diante de seus feitos: o temor e a adoração, que levam ao testemunho do v. 16: "Deus veio salvar o seu povo".

Isto nos leva à segunda parte de nossa reflexão: A ação de Deus em nossa vida e a nossa reação.

Muita gente entre nós diz: "Mas hoje não acontecem mais milagres como aquele no caminho de Naim". Na verdade os milagres de Deus acontecem aos milhares em nossa vida diária, mas não nos damos conta disso. Pior ainda: uma criança nasce, uma flor floresce, o sol brilha, as plantas produzem, nós comemos e bebemos, nos vestimos, temos saúde... e apenas dizemos: eu tive sorte.

A verdade é que precisamos reconhecer, como Lutero: somos mendigos. Diária e abundantemente Deus nos abençoa com toda sorte de bênçãos materiais e espirituais.

Especialmente quando falamos de nossa condição espiritual, precisamos nos lembrar que ela era pior que a situação do jovem de Naim. O apóstolo Paulo diz: "Nós também estávamos destinados a sofrer castigo de Deus... estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência" (Ef 2.3,5).

Nessa condição estávamos condenados à eterna separação de Deus, pois diz Is 59.2: "São os pecados de vocês que os separam do seu Deus".

É nessa condição que se manifesta o milagre da ação de Deus em nossa vida. Primeiro, ele nos compra de volta para si, "não com ouro ou prata, mas com o santo e precioso sangue de Jesus Cristo". O apóstolo Paulo diz: "Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus" (2Co 5.21).

Além disso, por meio do evangelho, o Espírito Santo agiu em nossas vidas, operando a fé e fazendo-nos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna.

Paulo diz em Ef 2.5: "Quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo". E o apóstolo Pedro anuncia esta maravilhosa mensagem desta forma: "Antes, vocês não eram povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia" (1Pe 2.10).

Realmente, quando paramos para avaliar nossa vida, devemos reconhecer: Deus agiu e age maravilhosa e abundantemente em nossa vida. Nos dá o suficiente para a vida material e, especialmente, nos faz seus filhos e herdeiros da vida eterna. A grande pergunta agora é: Qual tem sido nossa reação diante das ações de Deus em nossa vida?

Há muita gente perdendo seu tempo queixando-se da vida e de Deus: muitos andam desanimados, indiferentes e até insensíveis diante das maravilhas de Deus em sua vida. Mas o cristão, o filho de Deus, reconhece e reage diante das ações do amor de Deus em sua vida. Por isso, sua vida expressa louvor, gratidão, adoração e testemunho.

Esta ação amorosa de Deus em nossas vidas é a motivação para que vivamos adorando, servindo e amando como filhos de Deus, unidos pelo

seu amor. Reconhecemos que pela ação do amor de Deus, ele nos faz seus filhos, que, em resposta, o adoram com uma vida de louvor, adoração, serviço e testemunho.

Servindo ao Pai, desta forma queremos ser seus instrumentos para que ele possa agir e transformar a vida de muitas outras pessoas, fazendo-as também seus filhos e herdeiros da vida eterna. Desta maneira estaremos levando Cristo para todos!

Que Deus nos faça reconhecer sempre suas ações em nossas vidas e nos leve às reações esperadas por ele: uma vida cheia de louvor, adoração, serviço e testemunho do seu amor! Amém.

 

 



Leandro Daniel Hübner
Dionisio Cerqueira, SC
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)