Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

5º Domingo após Pentecostes, 01.07.2007

Predigt zu Lucas 9:18-24, verfasst von Horst Reinhold Kuchenbecker

SEGUE A CRUZ        

Por que seguir uma religião? O que as pessoas esperam da religião? O que as religiões prometem a seus seguidores? Por que você é cristão? O que você espera de Cristo?

Em nosso texto, o apóstolo Pedro, em nome dos doze, confessou a respeito de Jesus: "És o Cristo de Deus". Então Jesus disse a eles. "É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas; seja morte e no terceiro dia ressuscite". (v.22)

Os discípulos ficaram surpresos. Não entenderam. Que Senhor, Rei e Salvador é este que será morto?    

Então Jesus chamou seus discípulos e o povo a si e lhes disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me". (v.23.)     

Jesus destaca três coisas: 1) Dizer adeus a si mesmo (arrependimento); 2) Tomar a bagagem, a cruz sobre si (fé); 3) Segui-lo (vida santificada). Vejamos o que significa isso.    

Então chamou a si os discípulos e a multidão, para que ouvissem bem o que ele tinha a lhes dizer. Ele mostrou-lhes que também a seus seguidores a cruz, o desprezo por parte do mundo e o sofrimento não lhes será poupada.

Pois muitos da multidão, entre eles Judas, o seguiram com falsas esperanças, por isso o negaram mais tarde.

Também hoje muitos se voltam a Jesus com falsas esperanças, querem saúde, solução para seus problemas materiais, dias felizes; e, quando não vêem suas esperanças cumpridas, abandonam a Jesus. Por isso Jesus lhes disse: "Se alguém vem após mim a si mesmo se negue".

1) A si mesmo se negue. Este é o primeiro passo. Reconhecer pela lei de Deus nossa profunda pecaminosidade, nossa total corrupção. Reconhecer que fomos concebidos e nascemos em pecado e completa corrupção.

Por natureza, o nosso "eu" está inclinados para todo o mal. Eu preciso dizer, diariamente, um não a estas minhas inclinações naturais, isto é, reconhecer em verdadeiro arrependimento meu estado de pecador perdido e condenado.

Dizemos isso em nossa confissão de pecados: "Eu, pobre e  miserável pecador te confesso todos os meus pecados e iniqüidades com que provoquei a tua ira, merecendo mui justamente o teu castigo temporal e eterno". Isto não somente a situação somente dos incrédulos, mas é nossa situação, a situação de todos nós cristãos. O apóstolo Paulo confessa: "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"  (Rm 7.24)

A vida cristã é um contínuo arrependimento. Lutero expressou isto com clareza na 4ª parto do Batismo pela pergunta: O que significa este batizar com água? "Significa que o velho homem em nós (isto é o nosso eu de nossa natureza carnal), por contrição e arrependimento diário, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos, e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem (isto é, nossa fé), que vive em justiça e pureza diante de Deus eternamente".

Isto é o negar-se a si mesmo. Negar o seu "eu pecaminoso", dizer um não aos desejos carnais, as tentações do mundo, às ciladas de Satanás em verdadeiro arrependimento e suplicar a Deus: "Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo".

2) Tome a sua cruz.Tomar a cruz sobre si. Jesus ainda não havia sido crucificado. Ele falou do seu sofrer e de sua morte em Jerusalém. Ninguém poderia adivinhar que isto seria pela crucificação.

Eles conheciam a cruz. A crueldade romana, que castigava seus inimigos com morte de cruz. Isto era conhecida em todo o império romano. Portanto, cruz significava: crueldade, grande sofrimento e dor. Seus discípulos entenderam então que seguir a Cristo significaria grande dor e sofrimento. Que religião é essa?

Mais tarde, após sua morte de Cristo na cruz e sua ressurreição, entenderam melhor o que significa tomar a cruz sobre si. Significa realmente: confiar na graça de Cristo. Pois por sua morte e ressurreição ele nos conquistou o que ninguém poderia dar: perdão dos pecados, reconciliação com Deus e a esperança da vida eterna.

Pela fé na graça de Cristo nos nos tornamos filhos de Deus e herdeiros do céu. Com isto deixamos de ser do mundo, isto é, pensar como o mundo inimigo de Deus pensa e vive.

Tome a cruz. Nós vivemos numa época em que se ouve: faça você mesmo. E muitos acham que cristianismo é: faça você mesmo. Tome a lei mais a sério, tenha pensamentos positivos, lute pelo que você quer.

Não, não é assim. Jesus fez tudo por nós. Ele nos oferece perdão, vida e salvação. Tomar a cruz é confiar em tudo isso que Jesus nos está dando. Por isso o apóstolo Paulo afirma: "Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenha na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gl 2.20). E: "Portanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Fp 1.21).

Mas tomar a cruz tem ainda outro significado, pois crer em Cristo tem suas conseqüências. Colhemos o ódio do mundo. Porém, não abrimos mão de seguir a Jesus, "mesmo tendo de sofrer, toda a dor até morrer."

O discípulo não será maior do que o mestre. Jesus lhes disse mais tarde: "Eu lhes tenho dado a tua palavra e o mundo os odiou, porque não são do mundo, como também eu não sou" (Jo 17.14).

Mas, não é qualquer sofrimento, que pode ser chamado de cruz. Jesus disse: No mundo passais por aflições. (Jo 16.33) As dores são muitas. Jesus as permite para nos educar na fé, para impedir que voltemos a amar o mundo e perecer com o mundo. Mas cruz, especificamente, é tudo o que sofremos por causa de nossa fé, de nossa confissão, de nossa vida com Cristo.

Aqui no Brasil, podemos dizer que a cruz é leve. Não somos provados até o sangue (Hb 12.4), como em muitos outros países. Mesmo assim a cruz não falta a nenhum cristão.

Já desde pequeno as crianças o experimentam. São desprezadas por causa de sua fé, de seu cristianismo. Na escola, as crianças sofrem zombarias por causa de seu comportamento, de sua honestidade, por não acompanharem divertimentos pecaminosos, por advertirem seus colegas, lembrando a palavra de Deus. Por isso são ridicularizados. Na vida adulta a luta continua e é mais difícil até com prejuízos materiais, por causa de sua honestidade e fidelidade, etc.

3) Siga-me. Isto envolve a vida santificada, a luta diária contra as tentações da própria carne e do mundo, pois temos prazer na lei de Deus, no confessar o nome de Cristo, na vida devocional, no sacrificar-se na propagação da palavra de Deus, no participar dos empreendimentos da comunidade e da Igreja em geral, para que a palavra possa ser proclamada.

Enquanto outros usam seu tempo, dons e dinheiro para aproveitar as alegrias do mundo, o cristão também se alegra e tem seus momentos de lazer, mas sua atenção principal está voltada para o evangelho e a causa de Cristo.

4) Recomendação final: "Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; quem perder a sua vida por causa, esse a salvará". (v.24).

Jesus usa aqui duas palavras: "Vida e alma. Ganhar a vida e perder a alma. Salvar a alma e perder a vida. E o que alguém daria em troca de sua alma?"

Esta é uma realidade e uma grande tentação para todos os cristãos. As atrações do mundo são grandes.

Quantos cristãos batizados e confirmados, quando entraram na vida, estudos na faculdade e sua vida profissional voltaram a amar o mundo com todas suas atrações e enganos, e dão as costas a Jesus.

E quando chegam os momentos finais da sua vida, diante da morte, querem desesperadamente virar a sorte. Então eles estão dispostos a dar tudo que conquistaram, mas muitas vezes é tarde. Que coisa terrível perder a alma e se lançado, eternamente, de corpo e alma ao inferno. E não há volta.

Que Deus, que por sua misericórdia nos levou ao batismo, nos deu oportunidade de estudarmos sua palavra, nos firmou na fé para que o sigamos: crucificando diariamente nossa carne com todos os seus maus desejos em verdadeiro arrependimento, consolados pelos benefícios da cruz de Cristo aos quais nos apegamos em fé, tomemos nossa cruz seguindo-o em vida santificada, fiéis até ao fim. Amém.



Horst Reinhold Kuchenbecker
São Leopoldo, RS ? Brasil
E-Mail: horstrk@cpovo.net

(zurück zum Seitenanfang)