Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

5º Domingo após Pentecostes, 01.07.2007

Predigt zu Lucas 9:18-24, verfasst von Leandro Daniel Hübner

O QUE SIGNIFICA SEGUIR A JESUS

Estamos a alguns dias dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. Os noticiários nos falam bastante sobre os preparativos e esperanças de medalhas para os atletas brasileiros.

Normalmente, levam as medalhas os que mais se dedicaram aos treinos, os que aperfeiçoaram mais suas técnicas e os mais disciplinados.

Chamou-me a atenção uma corredora brasileira falando a um repórter da TV. Ele perguntou quando ela tirava férias, e a resposta foi: "Férias pra mim é quando eu corro uns 80 km por semana para treinar".

Assim também muitos outros atletas se sacrificam e dão tudo de si para o esporte.

Ser um atleta que quer ser campeão ou ganhar medalhas significa sacrificar-se, dedicar-se muito e negar a si mesmo, coisas tão simples como uns dias de folga ou um refrigerante.

Aplicando isso para nosso Evangelho de hoje, nossa pergunta é: O que significa seguir a Jesus?

Conforme o texto, seguir a Jesus significa negar-se (ou dizer não a si mesmo), dedicar-se (ou tomar sua cruz) e obedecer (ou acompanhar a Cristo).

Vamos ver então: O que significa seguir a Jesus? Primeiro, significa negar-se. Jesus nos convoca a esquecermos nossos próprios interesses.

Ele mesmo deu o exemplo - sempre colocou os interesses do Pai e do próximo em primeiro lugar, negando-se totalmente ao morrer na cruz por nós.

Seguir a Jesus significa negar-se. E o que isto significa na vida prática do dia a dia?

É, diariamente, dizer não aos meus desejos naturais, ao nosso "eu" pecador, às tentações do mundo e às armadilhas do diabo.

Porque mesmo sendo "santos" pela fé em Jesus, ainda somos ao mesmo tempo pecadores e o pecado tenta nos atrair.

Negar-se então é reconhecer que sozinhos somos pecadores perdidos; e, em arrependimento verdadeiro, pedir a Deus fez o rei Davi: "Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito" (Sl 51.10-11).

Assim, guiados pelo Espírito Santo, colocamos os interesses de Cristo em primeiro lugar em nosso viver diário. Sua salvação nos motiva e capacita para fazer isso.

Seguir a Jesus significa dedicar-se, ou tomar a sua cruz, como diz a Bíblia. Jesus nos chama a nos dedicarmos totalmente a ele (Rm 12 e Mt 6).

Pelo batismo nós recebemos as qualidades dele, como diz Paulo na epístola de hoje: "Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo" (Gl 3.27).

Cristo dedicou-se completamente à sua missão - deixou o céu, viveu como um ser humano, cumpriu a Lei em nosso lugar e sofreu o nosso castigo na cruz, por causa dos nossos pecados, mesmo sendo inocente.

Seguir a Jesus significa dedicar-se, tomar a cruz.

Na época de Jesus a cruz significa crueldade, muito sofrimento e dor. O dedicar-se a Cristo pode nos trazer sofrimento, discriminação, dor.

No Brasil ainda temos a liberdade de culto, mas nossa dedicação a Cristo traz sua cruz: zombaria, preconceito, prejuízos por não sermos desonestos, desprezo por não fazer o que a maioria faz etc. Ou seja, a cruz do cristão é tudo o que ele sofre por crer em Cristo e mostrar essa fé no dia a dia.

Mas o dedicar-se a Cristo, tomar a cruz também tem outro significado: confiar na cruz de Cristo, na graça e amor de Deus, revelados nessa cruz, onde Cristo nos conquistou perdão, vida e salvação.

Por isso, tomar a cruz e dedicar-se a Jesus não é confiar em nós mesmos, em nossas obras, dores e sofrimentos, mas confiar no que Cristo fez e faz por nós, deixar Cristo nos guiar nessa vida nova, como Paulo diz em Gl 2.20: "Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que eu vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim".

Seguir a Cristo significa também obedecer, isto é, seguir fielmente a Jesus com uma vida santificada.

Ele fez isso, obedecendo ao Pai, mesmo sendo Deus, e obedeceu até o fim, até a morte na cruz.

Foi humilhado, massacrado, mas no final foi exaltado e glorificado, como lemos em Fp 2.5-11.

Cristo nos convida a acompanhá-lo, segui-lo em obediência voluntária e fiel; porque ele nos amou, obedeceu.

Com seu amor em nós, podemos obedecer-lhe e vier a ele, com Paulo diz em 2 Co 5.14,15: "Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós... Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas vivam para aquele que morreu e foi ressuscitado para a salvação deles".

Movidos pelo amor de Cristo, vamos confiar, obedecer, buscar e amar a Palavra de Deus, como ouvimos no Salmo de hoje.

Vamos ter prazer e alegria em nossa vida devocional e comunitária, em divulgar o Evangelho de Cristo com nossas palavras, exemplos e ações de amor.

Vamos obedecer com amor sua ordem de pregar o Evangelho a todos, também participando ativamente das atividades de nossa congregação e igreja.

Seguir a Cristo é acompanhá-lo e obedecer-lhe também em relação ao que ele nos ensina sobre o uso do nosso tempo, dinheiro, bens e dons para o crescimento do seu Reino e sua Igreja.

Enquanto os não cristãos investem nas coisas do mundo, nós investimos naquilo que realmente vale à pena e dá retorno eterno - o Evangelho, que pode levar muitos ao nosso redor à salvação eterna.

No versículo 24 Jesus diz: "Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira".

Seguir a Jesus significa, dia após dia, pelo poder do seu Espírito Santo, deixá-lo mudar o eixo, o centro da nossa vida: do "eu quero" para o "Deus quer"; do "isso me agrada" para o "isso agrada ao meu Jesus?"; do "eu faço o que eu acho melhor da minha vida" para o "o que o meu Jesus quer que eu faça com tudo que ele me dá?"

A vida verdadeira está em seguir a Jesus assim - totalmente, completamente, fielmente, apaixonadamente.

Ele pode e quer fazer-nos segui-lo assim, pois ele tomou nosso lugar na cruz, negou-se a si mesmo e obedeceu até a morte, nos resgatando do inferno com seu precioso sangue.

E assim, como ele foi exaltado no céu, nós, seguindo a Jesus, seremos salvos, ressuscitados e exaltados, recebidos no céu com festa!

Siga a Jesus! Você só tem a ganhar - vida verdadeira e feliz, a vida eterna com Cristo no céu! Amém.



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)