Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

7º Domingo após Pentecostes, 15.07.2007

Predigt zu Lucas 10:17 - 20, verfasst von Natalino Pieper

A VERDADEIRA ALEGRIA DO CRISTÃO

Quando se obtém sucesso em qualquer trabalho é motivo de alegria e, para muitos, de orgulho. Uma firma comercial mede seu progresso e satisfação pelo sa

ldo de balanço.  O aluno vai alegre para suas férias se conseguiu aprovação nas provas.  Cristãos e igrejas às vezes também medem seu crescimento pelas obras realizadas em termos de construções, arrecadação financeira, promoções, etc.

Os setenta discípulos enviados por Jesus para uma missão especial pelas terras da Palestina voltaram vibrantes de alegria. Superaram todo tipo de dificuldades: venceram inimigos satânicos, pessoas foram libertadas e curadas de seus males.

Enfim, a vitória caracterizou sua missão. Agora eles voltam para relatar o balanço satisfatório a Jesus e aguardam sua aprovação. Jesus lhes mostra qual deve ser a razão de sua verdadeira alegria: "Alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e, sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus".

Jesus não pretendeu derramar um balde de água fria sobre a alegria dos seus seguidores. Apenas corrigiu uma idéia errada, mostrando que o motivo da verdadeira alegria do cristão não provém dos sucessos visíveis, mas concentra-se na graça de ter seu nome inscrito no Livro da Vida.

Se você for ao cartório de sua cidade natal, ou aonde você nasceu, vai encontrar escrito num grande livro de registro o seu nome, data de nascimento e filiação. Seu nome também foi inscrito no "Rol dos Membros" de sua congregação. 

É possível que seu nome já tenha sido publicado em jornais e revistas.  Isto pode ser muito bonito, mas não é tudo.  Não é o principal.  O que você deve saber e perguntar é isto: ESTÁ O MEU NOME INSCRITO NO LIVRO DA VIDA?

Sim, está o seu nome inscrito no Livro da Vida?   Evidentemente eu mesmo não posso fazer a inscrição. Não se pode inscrever no Livro dos Céus como se inscreve em algum outro livro.  A inscrição não depende da posição social e econômica da gente.  Só Deus pode registrar o seu e o meu nome no Livro da Vida.

Jesus foi sacrificado na cruz para que o meu nome fosse inscrito no Livro da Vida.  Sem inscrição no Livro do Céu eu não posso ser salvo.  Não posso fazer nada para que o meu nome seja inscrito, mas unicamente pela graça e misericórdia de Deus. E isto deve alegrar a mim e a você, e nos deixar muito agradecidos e felizes.

Muitas vezes nos alegramos porque fizemos um bom negócio, porque fizemos uma boa viagem, porque recuperamos a saúde, etc. Mas, acima de tudo, devemos nos alegrar porque estamos inscritos no Livro da Vida.

Jesus concedeu aos discípulos autoridade de fazerem recuar inimigos satânicos; realizaram milagres em nome de Cristo para comprovar a veracidade da pregação do Evangelho.

Os filhos de Deus têm em Cristo o Senhor vitorioso sobre o pecado, a morte e Satanás.  Pela sua obra redentora Jesus nos conquistou os tesouros da vida eterna.

Quando atravessamos momentos difíceis, devemos nos lembrar que fomos batizados.  Que no dia do nosso batismo fomos aceitos por Deus e inscritos no Livro do Céu. Diz o Senhor: "Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu". (Is 43.1).

Agora, qual é a nossa resposta por tudo o Deus fez e faz por nós?

O apóstolo Paulo escreve na Carta aos Filipenses 4.4: "Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez vos digo: Alegrai-vos".

A nossa vida deve ser uma vida de louvor a Deus. Devemos glorificá-lo pelas bênçãos recebidas.  Pois Deus nos criou para sua honra e glória.  E estamos aqui na terra para sua honra e glória.  Por isto nos exultamos e nos alegramos pela salvação que nos preparou e nos inscreveu no Livro da Vida.

Meu irmão e irmã, permaneçamos fiéis a Cristo e à sua palavra até ao fim, para que o nosso nome nunca seja riscado do Livro da Vida.

Diz a Escritura: "Se fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida" (2.10). "O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos" (Ap 3.5). "Nunca jamais penetrará cousa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro" (Ap 21.27).

Portanto, meus irmãos e amigos, sejamos fiéis a Cristo, porque ele sempre foi e continuará fiel para conosco.  Amém.

 

 



Natalino Pieper
São Gabriel da Palha, ES ? Brasil
E-Mail: : natalinopieper@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)