Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

9º Domingo após Pentecostes, 29.07.2007

Predigt zu Lucas 10:38-42, verfasst von Horst R. Kuchenbecker

UMA COISA APENAS É NECESSÁRIA

No dia-a-dia da vida precisamos, constantemente, tomar decisões. Vou ou não vou? Compro isto ou não compro? Posso acreditar no que esta pessoa me diz?

Tomar decisões não é fácil. Por vezes amigos nos avisam: Cuidado, não faça isto? Outras vezes descobrimos que tomamos uma decisão errada. Levamos prejuízos. Ficamos tristes. Tentamos corrigir, reexaminamos a situação e tomamos novas decisões.

Há situações em que os prejuízos podem ser irreparáveis. Jesus chama nossa atenção sobre isso ao dizer a seus discípulos: "Pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirada" (Lc 10.38-42).  Vejamos o que Jesus nos ensina com esta história? (Lucas 10:38-42 RA).

História      

Em uma de suas jornadas, Jesus chegou à vila Betânia, aos pés do monte das Oliveiras, perto de Jerusalém. Marta, irmã de Maria e Lázaro, o convidou para que se hospedasse em sua casa.

Pelo que tudo indica, eles já conheciam a Jesus. Sabiam ser ele o Messias prometido, o Filho de Deus, o Salvador do mundo, por isso o amavam. Jesus aceitou o convite.

A alegria de Marta e Maria, por poderem hospedar Jesus com seus discípulos, foi grande. Provavelmente ambas as irmãs se lançaram à tarefa de servi-lo (diaconia), e preparar lhe uma boa refeição.

Enquanto isso, Jesus se assentou na sombra da casa ou na área e começou a ensinar. Maria, passando por ali, vendo que Jesus começara a ensinar, deixou tudo e sentou-se aos pés de Jesus para escutar, deixando sua irmã sozinha com toda a lida. (Sentar-se aos pés, uma figura para a postura dos discípulos).

Em determinada altura, Marta não suportou. Ela disse a Jesus: "Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me" (v.40).

O pedido de Marta parece muito justo e mostra o relacionamento familiar de Marta e Maria com Jesus. Mas a resposta de Jesus foi surpreendente: "Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa. Maria, pois, escolheu a boa parte e esta não lhe será tirado" (v.42).

O problema

Qual a nossa atitude, quando Jesus ensina: a de Marta ou de Maria?

Vivemos numa época muita agitada, caracterizada pela velocidade, a automação e a competição. Não há mais tempo para nada. Muitas coisas requerem nossa atenção, nosso tempo e nossos bens.

Marta não estava desinteressada em Jesus. Ela reconhecia nele o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, e como tal, ela o amava, o recebeu e o hospedou com alegria. Pelo servir, verdadeira diaconia, queria revelar seu amor, seu respeito, sua gratidão a Jesus.

E assim, muitas vezes, mesmo as boas ações, os deveres profissionais e as necessidades da vida podem competir com o ouvir da palavra de Deus. Precisamos estar atentos. Há muitos trabalhos necessários no lar, na profissão, na sociedade, na igreja, e todos eles competem com o principal: o ouvir a Jesus.

Há também outras coisas que competem com a palavra de Deus. Os momentos de lazer e de recreação, tais como descansar, visitar amigos, boa recreação, bons filmes, clubes, etc.

Mas quando essas atividades nos afastam do ouvir a palavra de Deus, de nossa devoção familiar, de nossa leitura particular, do culto, então valem-nos as palavras: "Marta! Marta! Pouco é necessário."

Uma coisa é necessária

"Uma coisa é necessária." Qual é essa uma coisa necessária? É o ouvir da palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Pois o pecado nos separou de Deus. Perdemos o livre arbítrio, a liberdade de escolher entre o bem e o mal. Nascemos escravos de Satanás e gostamos desta escravidão. Amamos o pecado. Somos cegos em coisas espirituais. Por própria razão ou força, jamais poderemos encontrar a Deus e crer nele. Sua palavra nos é loucura. Preferimos fabricar nossos próprios deuses. Esse é o problema.

Mas Deus amou a humanidade. Ele a salvou por seu Filho Jesus Cristo. Jesus, como substituto da humanidade, cumpriu a lei, pagou a culpa. Ele venceu nossos inimigos: pecado, morte e Satanás. Agora ele colocou esta preciosa salvação em sua palavra, a Bíblia.

Por esta palavra, a salvação nos é oferecida. E não somente isto: a palavra de Deus é poder de Deus para dar vida, para abrir nossos olhos, levar ao arrependimento e à fé na graça de Cristo.

A palavra de Deus é o meio pelo qual Deus Espírito Santo nos chama, ilumina, é o meio pelo qual ele dá, oferece e confirma sua graça, pelo qual dá o Espírito Santo e a vida em Cristo.

A palavra de Deus é o pão da vida, que nutre a alma, por isso é tão importante ouvi-la. É a única coisa realmente necessária para obtermos fé e pela fé a vida eterna. Nada deve se interpor entre nós e a palavra. Mas as tentações são muitas.

Por vezes é o pecado, outras vezes são mesmo as boas ações, como no caso de Marta. Importa, agora, como filhos de Deus, nos quais a imagem divina foi parcialmente restituída, que temos novamente vida espiritual e somos templos do Espírito Santo, escolher bem. Maria fez a boa opção, escolheu a boa parte.

O problema de Marta

Marta estava servindo a Jesus de coração sincero. Mas, no servir ela correu grande perigo. O perigo de antepor o servir ao ouvir; de confiar mais nas próprias obras do que na graça que Cristo oferece.

Inquieta em sua alma e muita preocupada chegou a Jesus. Colocou-se na frente de Jesus. Como se lhe quisesse dizer: "Você não está ensinando corretamente. Tua teoria não combina com a prática". Assim queria prescrever a Jesus o que ele deveria ensinar. "Ordena a minha irmã!"

Imaginam! A teologia das obras. Este é o grande perigo para nós cristãos, de resvalarmos do somente por graça para o por graça e por obras. A isto todos nós precisamos estar sempre muito atentos, especialmente aos que são ativos na Comunidade.      

Maria havia escolhido a parte melhor: ouvir a palavra. O descansar na graça de Cristo de onde provém toda a sabedoria e força para depois servir para o louvor e a glória de Deus.

Não lhe será tirada

E Jesus acentua: "E esta não lhe será tirada".  Muitos são os inimigos que querem tirar-nos a palavra da vida. Reis e reinos combateram a palavra de Deus ao longo da história. Pense um pouco no que impede a você, estimado ouvinte, de ler mais a Bíblia sob oração. O que impede a você de participar regularmente dos cultos divinos?

Lembre-se: Ali onde a palavra de Deus é lida, onde ela é ensinada de forma clara e correta, ali Jesus está presente, ali ele vem ao coração, gera a fé, concede a vida eterna.

Diz a palavra de Deus: "Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" (Lc 11.28).

 

 

 



Horst R. Kuchenbecker
São Leopoldo, RS ? Brasil
E-Mail: horstrk@cpovo.net

(zurück zum Seitenanfang)