Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

9º Domingo após Pentecostes, 29.07.2007

Predigt zu Lucas 10:38-42, verfasst von Leandro Daniel Hübner

 

ESCOLHA O MELHOR

Nossa vida é cheia de escolhas. Primeiro, são escolhidos nosso nome, nossas roupas, nossos alimentos. Enquanto vamos crescendo, vamos aprendendo a escolher os brinquedos, os amigos etc. Depois escolhemos os namorados, o colégio, a faculdade, a profissão.

O dia a dia também nos confronta com muitas escolhas: o que comer hoje, o que vestir, onde comprar, que médico consultar, o que assistir na TV, o que ouvir, o que ler; enfim, nossa vida é um constante escolher e decidir o que é o melhor.

"Escolha o melhor!" Esta é a mensagem que todas as propagandas, de inúmeros produtos, querem nos transmitir. É claro que "o melhor" é sempre o produto ali anunciado. Assim é a vida hoje, em todas as áreas - também na área espiritual.

Na vida espiritual, o mundo oferece várias escolhas e nos diz também: "Escolha o melhor!" E o melhor pode ser o espiritismo, o esoterismo (com suas cartas, cristais, duendes e videntes), o budismo, o curandeirismo, o gnosticismo e outros "ismos" por aí.

Mas o melhor que o mundo pode oferecer para nossa vida espiritual resume-se, na verdade, em um único caminho e alternativa para nossa alma: a religião da salvação pelas obras.

Em qualquer das opções espirituais que o mundo oferece, e que às vezes até influenciam cristãos e igrejas, o caminho da felicidade e da salvação passa sempre pelo que o ser humano faz, deve fazer ou não fazer.

O caminho da salvação pelas obras parece atraente e cheio de satisfação, mas seu final é exatamente o contrário do que promete: ele leva à condenação eterna, pois a Palavra de Deus diz que ninguém se salvará pelas obras e que sem a fé em Cristos é impossível agradar a Deus.

"Escolha o melhor!" Esta foi também a mensagem de Deus ao Seu povo no AT. Deus libertou o povo de Israel do Egito e lhe propôs dois caminhos: o da vida e salvação e o da morte e condenação.

"Escolha o melhor", disse Deus por todo o AT, mostrando através dos profetas, até chegar João Batista, no NT, que o melhor estava com ele, o Deus da vida. Assim é ainda hoje: sendo Filho de Deus, Jesus oferece a melhor escolha, na verdade a única escolha certa e que salva o homem.

Jesus oferece a melhor escolha. E a melhor escolha, como vemos no evangelho de hoje, é ouvir a Jesus, como fez Maria. Maria, Marta e Lázaro formavam uma família que Jesus estimava muito, tanto que, mais tarde, Jesus ressuscitou Lázaro. Eram amigos e seguidores de Jesus, assim como nós dizemos hoje que somos cristãos, seguidores de Jesus.

Mas o evangelho de hoje mostra-nos que, mesmo aqueles que são seguidores de Jesus, às vezes fazem escolhas erradas, escolhem o que é inferior. Marta gostava de Jesus e quis ser hospitaleira, fazer o melhor para o hóspede especial.

Para Jesus, porém, mais importante do que ser bem recebido era ser ouvido, mais importante era as pessoas ouvirem e guardarem a Palavra de Deus. Foi o que fez Maria: sem preocupar-se com a janta e o serviço, colocou-se aos pés de Jesus para ouvir seu ensino sobre a salvação eterna.

A hospitalidade é uma coisa boa. Ouvir a Palavra de Deus é uma coisa boa. Quando, porém, temos de escolher entre um e outro, Jesus deixa claro o que é mais importante: Ele diz que Maria escolheu o melhor, isto é, escolheu ouvir a Palavra de Deus.

Jesus oferece a melhor escolha. É a escolha da fé, isto é, Deus nos salva e nos escolhe através da fé no Seu Filho Jesus Cristo, que fez tudo o que era necessário para nossa salvação. É a única escolha e a única alternativa ao caminho da salvação pelas obras que o mundo oferece e que leva à condenação.

Marta, mesmo sendo cristã, não soube distinguir entre o primário e o secundário, entre o bom e o melhor. Colocou o material acima do espiritual, trocou o pão da alma pelo pão do corpo, a água viva que salva pela água do poço.

Hoje também existe cristãos como Marta. Cristãos que em primeiro lugar são homens de negócio, donas de casa, comerciários, professoras ou funcionários de alguma empresa, em vez de serem em primeiro lugar, antes e acima de tudo, servos do Senhor que os salvou.

Há jovens cristãos que preferem ir à festa, ao jogo, ao passeio, enquanto as "Marias" vão à reunião de jovens, aos estudos bíblicos e ao culto.

Há mães cristãs que, no dia de culto ou estudo bíblico, preferem arrumar a casa, lavar a roupa ou até mesmo ir passear e têm disposição para tudo isso, mas que para sair de casa para ouvir a Palavra de Deus, estão sempre cansadas, desanimadas ou doentes.

Há pais que trabalham muito e não têm tempo para ler a Bíblia e orar com os filhos, nem para participar de estudos bíblicos com a família, mas que para assistir ou jogar futebol conseguem arranjar tempo sem problemas.

Há cristãos que nunca têm dinheiro para ofertar a Deus na igreja e às vezes nem para ir à igreja, dizendo que "a vida está difícil", mas para a cerveja, para o cigarro, para o show, para a rifa, para as festas, para o celular ou para a roupa da moda conseguem "dar um jeito" e para isso nunca falta dinheiro.

Analise bem a sua vida e pense: você tem sido uma Marta ou uma Maria? Você tem escolhido as coisas do mundo ou o que Jesus oferece? Qual é a prioridade em sua vida: a ocupação com muitas coisas, como Marta, ou ouvir a Jesus, como Maria?

Analisem a vida da sua paróquia que, mesmo com tantas bênçãos de Deus, por que ela não cresceu, por que teve tantos problemas em todos estes anos?

Será que não foi porque nesses anos todos nós nos preocupamos com muitas coisas e pouco ouvimos e praticamos verdadeiramente a Palavra de Jesus? Será que o trabalho do Reino de Deus nesta paróquia foi sempre a prioridade na vida de seus membros, na sua vida?

Sem dúvida, irmãos e irmãs, cuidar da casa, trabalhar, ter momentos de lazer, descansar e passear são coisas necessárias, importantes e até abençoadas por Deus.

Mas o que Jesus mostra a Marta e a todos nós é o que ele também ensina em Mt 6.33: "Portanto, ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas as outras coisas".

Então, meu irmão e irmã, escolha o melhor! Sempre que tiver que escolher entre o que o mundo oferece e o que Jesus oferece, entre as prioridades materiais e as espirituais, escolha o melhor!

O melhor sempre é ouvir a Jesus porque, como diz Paulo na epístola de hoje, "agora, por meio da morte do Seu Filho, Deus fez de vocês seus amigos para trazê-los à sua presença dedicados a Ele, sem mancha e sem culpa" (Cl 1.22).

Escolha o melhor! Não há nada melhor do que ser um escolhido de Deus através da fé em Seu Filho Jesus Cristo, que fez o melhor por nós morrendo na cruz. Ele escolheu o pior, a morte na cruz, para que você possa receber e escolher o melhor e receber assim a vida eterna!

Que Deus ES nos ilumine hoje e em todos os dias para escolhermos sempre o melhor, colocando Jesus em primeiro lugar em nossas vidas.

Assim nossa vida será agradável a Deus e abençoada por ele, e assim nossa congregação e paróquia crescerão em amor e testemunho de Jesus. Porque Ele escolheu o melhor para nós - a nossa salvação! Amém.

 



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)