Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

11° Domingo após Pentecostes, 12.08.2007

Predigt zu Lucas 12:13-21, verfasst von Horst R. Kuchenbecker

Göttinger Predigten im Internet
hg. von U. Nembach, J. Neukirch, C. Dinkel, I. Karle
  

AVAREZA

Nosso evangelho mostra Jesus cercado por uma grande multidão. Ele fala sobre o reino de Deus. Chama os homens ao arrependimento e lhes oferece perdão, vida e eterna salvação. De repente um homem se aproxima, o interrompe e lhe pede: "Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança".

Isto é chocante! Um homem está diante de Jesus, a fonte da vida eterna. Ouve o sermão, chega perto e lhe pede: "Senhor, ajuda-me a ganhar a minha herança"!

Só isto? Nada mais? Seu coração, pela cobiça e pela avareza, está fechado para a palavra de Deus. Que triste!

Jesus aproveita a oportunidade e adverte: "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui".

Será isto também um problema nosso? Será que sou avarento? Ninguém gosta desse título. Quando alguém nos acusa, dizendo: "Você é avarento", protestamos. Mas precisamos examinar-nos. Vejamos o evangelho.

A primeira pergunta: Jesus está advertindo a quem? Interessante, ele está falando com as pessoas que estão bem próximas dele, bem como com a multidão que o cerca, e visto ter mandado registrar isso, ele está falando com todos nós.

Ninguém está livre da cobiça e da avareza. Nem o rico nem o pobre, nem nós pastores, nem a própria igreja.

Vivemos num mundo cheio de toda a sorte de cobiça, cheio de avareza: lutas entre patrões e empregados, preços exagerados, fome por dinheiro, jogos de azar como: raspadinhas, loterias, sorte grande, etc.

Propagandas ilusórias, como: Você será feliz se comprar ou possuir isso ou aquilo. Você vai experimentar uma sensação incrível, etc. O dinheiro resolverá seu problema. Há, se eu tivesse dinheiro!

E Satanás tenta com muitas sutilezas, com a aparência da verdade e do direito enredar as pessoas, como uma aranha pega suas presas. Jesus adverte: "A vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela possui". Salomão coloca isto muito bem em Eclesiastes: "Tudo é vaidade e correr atrás do vendo" (Ec 1.1-3).

Mas, o que é avareza? Certa vez, um menino achou uma moeda no chão. Dali para frente ele passou a vida toda olhando para o chão, na esperança de encontrar mais uma moeda, e deixou de ver todas as outras belezas e a bela paisagem do céu.

Há muitas pessoas vivendo assim. Sua vida está centralizada no "eu, meu, eu quero", só nas coisas materiais, e deixam de ver todas as outras belezas e alegrias que Deus nos proporciona.

Jesus mostra isto de forma muito chocante na história do homem rico. E cá entre nós. Este rico foi um homem invejável. Trabalhador. Excelente administrador. Fez fortuna.

Numa revista nas bancas de jornais, vi os títulos: "Os homens que do nada fizeram fortuna". Cada qual dava a sua fórmula. E, como o rico em nosso texto, ninguém reconheceu o Doador. Achavam que tudo isto é resultado do seu trabalho, tirocínio, capacidade de administrar e, alguns acrescentam simplesmente: "Tive sorte".

Em nosso evangelho o rico diz à sua alma: "Descansa. Tens em depósito muitos bens". Mas a sua alma ainda não tinha descanso. Julgava, porém, que agora, os bens materiais poderiam dar-lhe o devido e merecido descanso.

E Jesus lhe diz: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e para quem será o que você ajuntou". E o rei Salomão acrescenta: "Tudo é vaidade e correr atrás do vento".

Isto reforça a admoestação contra a avareza. Não permitamos que o espírito do mundo, o espírito da avareza e da cobiça nos dominem. Mas, como vamos fazer isto? Como vamos nos guardar da avareza?

Sendo rico para com Deus. Como se faz isto? Como podemos precaver-nos contra o espírito da avareza e da cobiça? Jesus nos mostra o caminho: Sendo rico para com Deus. Como?

Jesus estava dizendo à multidão: "Arrependei-vos e crede, o reino de Deus está próximo. Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus".

E na epístola deste domingo o apóstolo Paulo nos escreve: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo em Deus" (Cl 3.l-2).

Portanto, o primeiro passo é ouvir a palavra, ler, estudar, meditar, orar. "Fala, Senhor, eu quero ouvir". Apego à palavra de Deus.

Por esta palavra o Espírito Santo atua. Ele nos faz renascer. Ele nos renova dia a dia. Ele nos guia. Recebemos um novo Espírito. Deus vem e faz habitação em nós. Ouvimos isso em nossa epístola. "Ressuscitastes, morrestes, revestistes, buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive. Fazei morrer a vossa natureza terrena, avareza, cobiça. Revesti-vos do novo homem, que se refaz em pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou".

Veja: a Bíblia não é um livro de receita do: "Faça-o tu mesmo". Mas a Bíblia nos mostra o que Deus fez e ainda faz pela nossa salvação. É o meio da graça, o canal pelo qual Deus derrama suas bênçãos em nós.

Uma vida centralizada em Cristo é uma vida dirigida por Deus. Esta vida se caracteriza por alguns itens: Reconhecer o Criador; usar corretamente os dons e bens que Deus nos confiou.

Reconhece o Criador. Reconhecemos que os bens materiais provêm de Deus. São dádivas divinas, são dons. Não renunciamos a eles, nem a congregação, nem a igreja. São importantes no trabalho.

Trabalhar, planejar bem, administrar tudo isso cuidadosamente faz parte da vida cristã. Temos exemplos de homens ricos como Abraão, o rei Davi e Salomão, Jó e outros.  E Moisés admoesta ao povo: "Não digas no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas" (Dt 8.17). E no Salmo 24 ele acrescenta: "Ao Senhor pertence a terra, e tudo o que nele se contém, o mundo e os que nele habitam" (Sl 24.1).

Por isso, recebemos tudo, cada dia, com ação de graça e louvor. E suplicamos a Deus para que nos ensine a usá-los corretamente.

Uso correto. Trabalhamos sob a ordem de Deus. Usamos os bens para a glória de Deus e o bem-estar do próximo. Como ficaria a reação do rico se ele fosse rico para com Deus? E a nossa reação?

Senhor, muito obrigado. Não mereço. Quero preservá-lo para ter o que ofertar a ti e favorecer o próximo, especialmente os pobres. Ajuda-me a administrar tudo para a tua glória e o bem estar do próximo.

Mas para isso precisamos um coração novo que confia na graça de Deus que supre. 

Confiança nas bênçãos de Deus, no Deus que supre. Vejam que promessas lindas que Deus nos faz através da sua palavra: "Aquele que não poupou ao seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (Rm 8.32). "Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornasses ricos" (2 Co 8.9).

É importante sermos lembrados sempre da graciosa e misericordiosa vontade do Pai. Pois o que nos impede abrir nossas mãos para fazer o bem e atuar na missão de Deus é nossa falta de confiança na graça de Deus. Temos medo de que nos faltará.

Porém, na medida em que crescemos no reconhecimento de que todas as dádivas vêm de Deus, e qual é a vontade do Pai para conosco; e de que ele prometeu suprir nossas necessidades, nesta medida atuaremos como filhos de Deus. Teremos uma vida cheia de boas obras, e estas nos seguem para a eternidade.

Conclusão. Que Deus, por sua graça, guarde a todos nós da avareza e da cobiça. Que ele nos faça reconhecer que todas as dádivas vêm de Deus, para louvar o Criador. E que ele nos ajude a administrar tudo para sua glória, para o crescimento do seu reino e para socorrer aos pobres e necessitados. Amém.

 

  



Horst R. Kuchenbecker
São Leopoldo, RS ? Brasil
E-Mail: : horstrk@cpovo.net

(zurück zum Seitenanfang)