Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

20° Domingo após Pentecostes,, 06.10.2013

Predigt zu Lucas 17:5-10, Aumenta nossa fé!, verfasst von Vera Regina Waskow

“Aumenta nossa fé!”

 

“Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus o Pai e a Comunhão do Santo Espírito conosco estejam. Amém.”

Estimada Comunidade, irmãs e irmãos em Cristo!

Os apóstolos, impressionados com o poder de Jesus, queriam uma “fé grande” para também, fazerem “grandes obras”. Jesus dividiu a resposta do pedido em duas partes: primeiro, usando as figuras, semente pequena / árvore grande e, segundo, a do relacionamento de um patrão / empregado.

A fé no Deus de Jesus Cristo é tal qual uma semente. Não importa o tamanho. O importante é que seja plantada.  Quando olhamos para uma semente não vemos vida nenhuma, mas sabemos que há vida naquele grão. Nossa fé é como uma semente que quando lançada, quando ‘cobrada’ já testemunha vida e esperança em si mesma. E ao ser lançada no solo se desenvolve em grande árvore.

Jesus, reconhecendo que o poder, mesmo espiritual, é perigoso e reconhecendo o motivo dos seguidores pedindo aumento de fé acrescentou a segunda parte, o relacionamento patrão / empregado. Usou a estrutura social da época como ilustração. O dono considerava o trabalho do escravo como dever, não favor que merecia gratidão ou elogio! A lição é que, ao fazermos tudo, estamos simplesmente cumprindo o nosso dever. Desse modo a fé no Deus de Jesus Cristo é uma fé que está sempre à serviço, é uma fé desprovida de interesses, pois nada mais há por ser recebido. Servimos em amor e alegria porque já recebemos, amamos porque Deus nos amou primeiro.

Já é conhecida a história do homem que foi contratado para pintar um barco, mas como ela ilustra bem o evangelho desta semana, permitam-me contá-la novamente.

Um homem foi chamado à praia para pintar um barco. Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer. Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco. Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.

No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque. O pintor ficou surpreso:

- O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.

- Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.

- Ah!, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!

- Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu. Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado! Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar o que você fez.

O que fez a diferença aqui foi justamente aquele algo a mais que o pintor fez, plantado num servir humilde sem esperar qualquer reconhecimento.

Somos confrontados com muitas situações que nos fazem duvidar, que nos fazem questionar nossa própria fé. Já dizia um professor que isso já é um testemunho de fé. Ao pedirem por mais fé os discípulos reafirmam seu compromisso com o Reino de Deus.  Também nós quando confrontados com nossas limitações e dúvidas nada mais fazemos do que ansiamos a presença de Deus em nossa vida. Penso, que dúvidas, temores e angústia, sentimentos tão humanos, também tenham invadido os discípulos a ponto de clamarem: “Senhor aumenta nossa fé!”

Se diante de dúvidas e temores esse também for o nosso clamor voltemos nosso olhar para cruz e reconheçamos ali o verdadeiro servo. Jesus Cristo em amor ao Pai entregou-se, doou-se para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha vida eterna. Que alegria! Nessa certeza está sustentada nossa fé, e por isso servimos, livremente, em amor. Não há peso, não há escravidão, mas o amor em Cristo nos envia para um servir no mundo. E cientes disso, com o coração transbordando de alegria com certeza todos nós iremos também fazer muito mais do que apenas pintar o barco.

Que nossa fé esteja a serviço de Deus e não esqueçamos as palavras do Salmista: “Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida.” Salmo 95.7 Amém



Pa. Vera Regina Waskow
Curitiba – PR
E-Mail: wrw@terra.com.br

(zurück zum Seitenanfang)