Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

16º Domingo após Pentecostes, 16.09.2007

Predigt zu Lucas 14:25-33, verfasst von Lindolfo Pieper

O MAIOR DESEJO

Lucas 14.26,27: "Se alguém vem a mim, e não aborrece seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo".

Santo Agostinho foi um dos maiores teólogos da igreja de todos os tempos. Ele viveu no V século da era cristã, quatrocentos anos após o nascimento de Jesus.  

Certa vez um jovem procurou Agostinho para saber dele como é que ele poderia ver a Deus. 

Agostinho pegou o jovem pelo pescoço e afundou a sua cabeça na água. Quando ele estava começando a ficar roxo, de tanta falta de ar, Agostinho o soltou, dizendo: "Quando você sentir tanto desejo pelas coisas de Deus como você desejou o ar, então você vai ver a Deus". 

Querer ver a Deus e servi-lo deve ser o grande desejo de cada pessoa. Esse deve ser o maior desejo do ser humano. 

Jesus conta que havia certa vez um homem que possuía um campo. Ele foi fazer uma viagem, e nessa viagem ele encontrou uma pedra preciosa, um diamante. Ele então vendeu tudo o que tinha e foi lá comprar aquela pedra. 

A pedra preciosa aqui nesta história representa a Deus. Deus deve ser a coisa mais importante na nossa vida. Se for preciso, devemos ser capazes de desfazer de tudo para poder ficar com ele.

Por isso Jesus contou também a história do jovem rico. Um jovem rico queria seguir a Jesus e perguntou para ele como podia fazê-lo. Jesus então perguntou para ele se ele conhecia o mandamento que diz que devemos amar a Deus acima de todas as coisas.

Como o jovem dissesse que sim, Jesus resolveu fazer um teste com ele: mandou que ele vendesse tudo o que tinha, para depois segui-lo. E esse jovem não seguiu a Jesus, pois ele amava mais as coisas do mundo do que a Deus.

Numa outra ocasião ainda Jesus se encontrou com três pessoas que estavam no campo. Jesus pediu que os três o seguissem.  

Um disse que tinha acabado de comprar uma junta de bois, e precisava experimentá-los. Outro disse que estava comprando um pedaço de terra, e precisava vê-lo. Outro ainda disse que o seu pai havia falecido e que precisava sepultá-lo. 

E sabem o que aconteceu com os três? Eles foram reprovados por Jesus. Jesus mandou que eles fossem pastar, pois nenhum deles era digno do reino do céu. 

Deus deve de estar acima de todas as coisas. Ele deve ocupar o primeiro lugar no nosso coração.

Nós aprendemos no primeiro mandamento que devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de todas as coisas. Esse é o resumo de todos os mandamentos. Lemos em Marcos 12: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força". 

Amar a Deus de todo o coração não significa apenas amar a Deus mais do que as coisas do mundo, como muitos pensam. Amar a Deus sobre todas as coisas significa amar a Deus mais do que a nossa profissão, mais do que a nossa vida, e até mesmo mais do que a nossa própria família. Jesus disse certa vez: "Se alguém vem a mim, e não aborrece seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulos. E qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo".

Esse aborrecer o seu pai e a sua mãe, conforme outras passagens da Bíblia, significa amar menos. No evangelho de Mateus, por exemplo, lemos: "Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que a mim, não é digno de mim" (Mateus 10.37).

Certa vez um pastor fez um estudo na igreja sobre as prioridades da vida. Na vida temos que escolher prioridades. E as prioridades da vida cristã são as seguintes:              

Em primeiro lugar está Deus. Deus deve estar acima de todas as coisas: acima da profissão, acima dos bens terrenos, acima dos amigos e até mesmo acima da minha família. Se qualquer coisa ocupa o primeiro lugar no meu coração que não seja Deus, então alguma coisa está errada com o meu cristianismo.

Em segundo lugar vem a família. Depois de Deus, a família deve ser a coisa mais importante para nós.

Em terceiro lugar vêm as outras coisas.    

Muitas pessoas invertem as coisas. Colocam em primeiro lugar as coisas do mundo, como a diversão e os bens terrenos, e se esquecem de Deus e da família. E elas querem que Deus abençoe a sua vida. Mas, como Deus vai abençoar uma vida assim, se a pessoa coloca Deus em último lugar na sua vida?                       

Deus quer nos abençoar. Mas ele espera que aprendamos a colocar ele em primeiro lugar na nossa vida. Diz ele na sua Palavra: "Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as outras coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).    

E em Malaquias, capítulo 3, Deus acrescenta, dizendo: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja alimento na minha casa, e provai-me nisso se eu não vos abrir as janelas dos céus e derramar sobre vós bênçãos sem medida".     

Aqui, neste versículo, Deus faz uma promessa, um desafio. Ele pede que o coloquem em prova, que façam um teste com ele. Ele manda que lhe tragam uma porcentagem da sua renda para ver se ele não vai abrir as janelas dos céus e derramar sobre a vida da pessoa bênçãos sem medida.    

Muitas pessoas são cristãs, mas não acreditam naquilo que Deus diz na sua Palavra. Por isso andam de cabeça baixa, tristes e preocupadas. É porque elas não aprenderam a confiar em Deus e a usufruir a sua bênção.  

Você, meu irmão e minha irmã, você quer ser abençoado por Deus?  

Então busque-o de todo o coração, colocando-o em primeira lugar na sua vida.  

E você pode ter a certeza, se você fizer isso, Deus abrirá as janelas dos céus e derramará sobre você bênçãos sem medida.

O grande desejo de Deus é a salvação das pessoas. Diz o apóstolo Paulo em 1 Timóteo 2.4: "Deus, nosso Salvador, deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade".

Esse também deve ser o nosso desejo, se realmente amamos a Deus: a salvação do nosso semelhante. E, para cumprir com esse desejo, Deus conta com o nosso testemunho e com as nossas ofertas. Ele quer que vivamos a nossa fé, que falemos aos outros de Cristo e ofertemos para o seu reino, a fim de que a igreja tenha meios para anunciar o evangelho.

Só há uma maneira de uma pessoa ser salva, que é através da fé em Cristo. E, para a pessoa crer em Cristo, ela precisa entrar em contato com os meios da graça que Deus nos deixou, que são a palavra e os sacramentos. Diz a Palavra de Deus: "Como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? Pois a fé vem pelo ouvir da pregação da palavra de Cristo" (Romanos 10.14,17).

Por isso, Jesus, antes de subir ao céu, deixou a seguinte ordem: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer, será condenado" (Marcos 16.15,16).

Que Deus aumente a nossa fé e nos faça desejar ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, que é a sua palavra; para que, cheios do Espírito Santo, demos testemunho de nossa fé, a fim de que cada vez mais pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Em nome de Jesus. Amém.

 



Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)