Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

16º Domingo após Pentecostes, 16.09.2007

Predigt zu Lucas 14:25-33, verfasst von Leandro Daniel Hübner

Tema: É impossível ficar em cima do muro!              

Há poucos dias o mundo inteiro, principalmente os EUA, lembrou mais uma vez o atentado dos terroristas em NY, em 11.09.01, quando dois aviões foram lançados contra os prédios, matando 3000 pessoas. Quase todos os dias também nós ouvimos notícias de terroristas suicidas, que lançam carros-bomba ou a si mesmos com bombas no corpo contra alvos variados, sempre matando muita gente.

Diante disso, ficamos assustados, assombrados e também horrorizados com a coragem desses homens - eles se matam para matar outros! E a explicação para essa coragem geralmente é esta: são fanáticos religiosos.

E de fato, a maioria dos terroristas suicidas faz seus ataques em nome de sua fé e seu deus, Alá, chamando isso de "guerra santa". São fanáticos que levam sua crença ao extremo e usam sua fé para matar, pois dão tanto valor ao que acreditam que até se sacrificam por isso.

E nós, cristãos, poderíamos ser chamados de fanáticos religiosos? Se olharmos para o que Jesus diz no evangelho de hoje, a primeira impressão que se tem é essa: "Esse Jesus é louco, fanático! Como ele quer que eu ame menos a minha família e a mim mesmo, e ainda tome a minha cruz, esteja pronto para morrer como ele morreu e deixe tudo o que eu tenho para segui-lo? Isso é loucura!"

E é mesmo! Para o ser humano pecador, Cristo e sua mensagem são loucura, como já dizia o apóstolo Paulo: "De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo" (1Co 1.18a).

Aos nossos olhos humanos, Jesus é um fanático e quer que a gente também seja! Mas o que é loucura para nós humanos, é sabedoria para Deus. É o que Paulo diz em 1Co: LER 1Co 1.18.21,25,27.

Assim, se como cristãos sabemos que Jesus não é fanático nem louco, como entendemos o que ele nos diz nestes versículos tão duros? Aqui o que Jesus nos ensina claramente é que, em relação a ele, é impossível ficar em cima do muro!

Nesse texto Jesus condena tantos em nossos dias que estão buscando um cristianismo fácil e sem compromisso. Nós não podemos fazer nada para entrar em comunhão com Cristo. É ele quem nos escolhe. Nós, pecadores, não o escolhemos. Mas a partir do momento em que nós estamos nessa comunhão, temos que viver como aqueles que sabem que não merecem estar nela, e que conseqüentemente valorizam essa comunhão acima de qualquer outra coisa.

Em relação a Jesus, é impossível ficar em cima do muro! Há pessoas que raramente participam dos cultos e atividades da Igreja de Cristo, que nada fazem para apoiar e sustentar o trabalho do reino de Deus e ainda assim se acham "tão bons" quanto os membros fiéis da igreja, dizendo: "Se eu tenho a promessa da salvação pela fé, eu vou receber o que é prometido, mesmo que eu não faça nada..." Para esses Lutero responde, baseado no que Jesus diz: "As promessas não são dadas com o propósito de roncarmos, ser preguiçosos e dormirmos, ou para fazermos o que vai contra as promessas. Não, elas são dadas para trabalharmos, sermos vigilantes e produzirmos frutos".

Ser discípulo, um verdadeiro seguidor de Jesus, não é meramente seguir certos passos, repetir conhecimentos e ensinos revelados na Bíblia, mas é a adoção e prática dos princípios de Cristo para nossa vida pessoal. O discípulo zela e vive pelo que Cristo viveu e morreu, e tem um compromisso total com Jesus.

Esse compromisso só é possível quando o amor a Cristo é maior do que o amor a pessoas. É deixar tudo para receber tudo dele.

É impossível ficar em cima do muro!  De fato, não é fácil ser e viver como Jesus ensina aqui. Na verdade é humanamente impossível seguir Jesus assim. É impossível para nós sermos discípulos dele, pois somos pecadores indignos e não podemos suportar o peso e o preço de seguir a Cristo.

É aí que entram as duas histórias que Jesus conta no texto de hoje, sobre calcular os custos da construção e da batalha. Calcular os custos de ser discípulo significa reconhecer desde o começo que nós não somos dignos de sermos discípulos de Jesus.

E, exatamente os que se reconhecem indignos e sem condições de seguir a Cristo é que são bem-vindos por ele em sua comunhão, porque ele pagou o preço pelos pecados dos que não mereciam nada, quando carregou a cruz e morreu nela.

Jesus não ficou em cima do muro, nem escolheu o caminho fácil. Ele deu tudo por nós - sua vida - para nos escolher, nós que não podemos pagar o preço da salvação e do discipulado. Foi porque Jesus escolheu viver carregando a cruz dos nossos pecados é que nós podemos ser verdadeiramente livres para desfrutar da vida abundante.

É impossível ficar em cima do muro! Pois, porque Jesus se sacrificou por nós mesmo sem merecermos isso, nós encontramos nele forças para sermos capazes de fazer sacrifícios por outros. Jesus nos chama para uma vida sob a cruz, como foi a vida dele. Quem quer ser um discípulo de Jesus precisa carregar sua cruz, e precisa amar a Cristo mais do que seu pai e sua mãe, mais do que sua própria vida.

Não pode haver meio-cristãos, ou discípulos de tempo parcial. Ou amamos Jesus e deixamos de lado e em segundo plano tudo o que se torna uma barreira entre nós e ele, ou então não podemos ser seus discípulos, pois ele diz em Mt 12.30: "Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando".

Como disse um escritor cristão: "Ao unir-se à nossa igreja, você terá que se envolver. E, para isso, será necessário parte do seu tempo e esforço. Nosso preço é o compromisso". Não ficar em cima do muro é isso - é ter compromisso apenas com Cristo!

A verdade é que sozinhos não podemos ajuntar com Cristo, nem ter compromisso sério de segui-lo como verdadeiros discípulos. Mas ele já trilhou o caminho da salvação por nós, e viver com ele é o único tipo de vida que verdadeiramente nos satisfaz, que dá sentido e direção à nossa vida e nos faz nos sentirmos realizados e realmente felizes.

Qual é o valor de Jesus para você? Quanto vale o sacrifício dele por você? Não precisamos ser loucos fanáticos como os terroristas. Mas quando recebemos o que Cristo conquistou na cruz - vida e salvação eterna, nós nos tornamos seus discípulos e aprendemos a dar aos outros o que ele nos dá.

Damos aos outros as palavras da vida eterna. Damos as coisas que as pessoas precisam para desfrutar da vida abundante - a força e o amor de Cristo quando elas estão fracas, deprimidas, sem esperança ou desencorajadas. Damos a elas a salvação que já recebemos de graça.

Jesus tomou a cruz por nós. Tomemos a nossa cruz e sigamos Jesus com a força que ele nos dá na Palavra, no Batismo e na Santa Ceia, pois é impossível ficar em cima do muro! Quem, porém, for fiel até a morte na fé em Cristo,  receberá a coroa da vida eterna! Amém.

 



Pastor Leandro Daniel Hübner
D. Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)