Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Noite de Natal, 24.12.2013

O nascimento de Jesus Cristo – A Boa Notícia!
Predigt zu Lucas 2:1-7, verfasst von Silvia Genz

Prezados Irmãos e prezadas irmãs em Cristo!

O nascimento de Jesus Cristo – A Boa Notícia!

Onde fica o anúncio da boa notícia nos dias de hoje?  Quanto tempo TV reserva para falar da presença de Cristo em nosso meio? Quantas vezes ouvimos dele no rádio? O que anunciam sobre isto nos meios de comunicação? A notícia do nascimento de um filho, de uma filha, é de grande alegria na maioria das famílias.

Para nós hoje,  o relato do nascimento de Jesus é a boa notícia de alegria. Como diz o apóstolo Paulo: “Há muito tempo essa boa notícia foi prometida por Deus, por meio de seus profetas, e escrita nas Escrituras Sagradas. Ela fala  a respeito do filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo.”

O evangelista Lucas, quando   fala   do   nascimento   de   Jesus,   relata   os   fatos   de  maneira simples, dando informações e nos colocando a par da situação em que se encontrava  o casal Maria e José  pouco antes do nascimento de Jesus, a caminho para o recenseamento. Quando  o assunto é recenseamento, quer-se   contar   pessoas,  saber quantas são e quanto  imposto poderá ser arrecadado.  Descobre-se uma quantidade enorme de pessoas, certamente. Mas ao mesmo tempo descobre-se um grande número de pessoas muito pobres.

Em meio a este mundo que está contando pessoas, nasce Jesus, para dar nova esperança, ser a nova vida, esperada pelo povo de Deus, como nos conta Isaías. O texto do evangelho, aparentemente fala de um nascimento como outro qualquer. Mas hoje  sabemos  que   não  foi, pois é o próprio Deus que vem. A notícia que o texto nos dá é que não havia lugar para ele. Por isso Maria enrolou o menino com cuidado de mãe e o deitou em um cocho de animal. Hoje tal situação até poderia ser notícia de jornal. Não porque a mãe é pobre e não encontrou lugar, mas que ela parece ser pessoa sem coração. Muitas situações de pobreza são consideradas unicamente culpa do pobre. Sabemos , porém, que ainda hoje em muitas casas e hospedarias não há lugar e nunca teria lugar para um casal peregrino, como Maria e José.

De fato, aquela noite foi complicada para Maria, principalmente para ela  A caminhada de Nazaré até Belém foi longa. Maria já se encontrava no nono mês de gravidez. Os longos dias de viagem até Belém nesse estado de gravidez não foram fáceis. Tentei me colocar  no  lugar  de Maria e senti  grande desconforto e grande preocupação com a criança que estava para nascer. Pois quando minhas filhas nasceram senti-me preocupada também, embora tivesse mais conforto. Não queria estar na pele de Maria neste momento. Ela era mulher de fé, mas percebia que Jesus já foi rejeitado durante a gravidez. O sofrimento começou mesmo antes de  ele nascer. Era escuro, frio, desconfortável. Em meio a tudo isto ele nasce como a luz do mundo, como nosso Salvador. Infelizmente ainda hoje eistem pessoas que enfrentam uma vida semelhante, difícil, de  caminhadas longas e de rejeição como Maria. Elas sobrevivem nas frestas da luz de Cristo.

Apesar de tudo, Deus fez  e faz morada no meio de nós. Hoje podemos dizer:

Foi uma noite memorável para toda a humanidade. Por isso lembramos dela ainda hoje. Deus vem e  seu nascimento é a certeza que ele está conosco em todos os lugares e em toda a sua criação. A força do seu Santo Espírito é vida.

Olhando para o acontecimento  relatado na Bíblia, num tempo que não conhecia os assim chamados  “meios de comunicação”, lemos no Evangelho de Lucas um texto interessante.

Ele segue à notícia do nascimento de Jesus. Pobres pastores, que tomavam conta dos rebanhos de ovelhas, à meia noite como vindo do nada recebem uma notícia que  mudaria a  sorte da humanidade. “Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo.” (Lc 2.10) É isso de que todos precisamos: De uma notícia de grande alegria, de um anúncio de vida.

Ela está dada a nós. O Apóstolo Paulo diz: “Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele.”

Prezada comunidade, é Natal. Nós, como membros da comunidade cristã, como líderes, como presbitério, devemos sentir-nos igualmente  honrados. Será que valorizamos o que estamos fazendo? Será que a gente não incorre no mesmo erro do mundo, de só valorizar o que é famoso e em torno do que se faz grande propaganda?

A vida na comunidade é o que temos de mais valioso. Ela não tem preço. Raras vezes é notícia nos  meios de comunicação. Mas para quem crê no Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ou seja, no trino Deus, é espaço para ser e viver. Desde o Natal podemos ter a certeza que o poder e o amor de Deus que não tem barreiras. Ele nos faz, pela força do Santo Espírito, viver a fé e ser comunidade Cristã para a verdadeira felicidade.

Jesus Cristo, A BOA NOTÍCIA, que se fez caminho. Ele sofreu nossos medos, carregou  nossos pecados e nos salvou pela sua cruz. Esta é a razão de nossa vida. A ressurreição o confirma. Ela é a ação concreta de Deus em Cristo por nós para nossa salvação. Que neste Natal , a boa notícia do nascimento de Cristo em nossa vida possa ser cantada, como os anjos cantaram: “Glória a Deus nas maiores alturas do céu. E paz na terra para as pessoas a que ele quer bem.” Assim se faz o Natal de Cristo  em nossas vidas.

Amém!

                                                                                                                                                                 



Pa. Silvia Genz
Lindolfo Collor, RS, Brasil
E-Mail: silvia.genz@luteranos.com.br

Bemerkung:
Prédica:
Lucas 2.1-7
Isaías 11.1-9
Romanos 1.1-7



(zurück zum Seitenanfang)