Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

17º Domingo após Pentecostes, 23.09.2007

Predigt zu Lukas 15:1-10, verfasst von Horst R Kuchenbecker

 

A grande alegria

Vivemos numa época em que as pessoas buscam alegrias de todas as formas. Há uma frenética busca por novas formas de divertimento e de novas emoções. Não é preciso dizer que a maioria dessas alegrias, que o mundo oferece, é pecaminosa. Neste respeito, o mundo olha com certa pena para os cristãos e diz: Coitados! Eles não têm alegrias. Pois o Deus deles é um estraga prazeres.   

Será mesmo? Não! Pelo contrário, verdadeira alegria só existe em e com Deus. E os cristãos conhecem a maior de todas as alegrias, a alegria por um pecador que se arrepende. Nosso evangelho fala dessa alegria. Você a conhece? É essa a nossa principal alegria?   

Vamos contemplar esta alegria mais de perto, para compreender o que significam as palavras de Jesus: "Eu vim buscar e salvar o que estava perdido".

1 - História. Uma grande multidão cercava Jesus. Queriam ouvi-lo. Pecadores se achegam a ele. Pecadores, isto é, pessoas difamadas e excluídas da sociedade. Imaginam se de repente entrassem aqui, na hora do culto, adúlteros e meretrizes, ladrões e assassinos, foragidos da prisão e viessem para ouvir. O que diríamos? Jesus recebeu essas pessoas com alegria e se deteve com eles, falou-lhes do amor de Deus. 

Os fariseus reprovaram Jesus. Como pode ele receber estas pessoas indignas. Na reprovação pronunciaram a frase, que hoje nos é tão consoladora: "Ele recebe pecadores e come com eles".

Os fariseus julgavam que diante dessa acusação, Jesus iria criar vergonha e se afastaria desses pecadores. Mas, graças a Deus, Jesus não se afastou. Pelo contrário, Jesus justifica sua atitude e disse: Sim, vim para buscar os pecadores. E contou três parábolas, que conhecemos: da ovelha perdida, da dragma perdida, do filho pródigo.

Nestas parábolas Jesus ressalta o amor e cuidado que Jesus tem para com cada pessoa individualmente. Todos os três estavam em boas mãos e se perderam, desviaram-se por culpa própria. Perdidos, nada poderiam fazer para voltar, se alguém não se empenhasse em buscar e recebê-las de volta.

2 - Vim buscar, afirmou Jesus. Nisto consistiu a razão de sua vinda e vida. Ele veio buscar. Tornou-se nosso irmão na carne. E como verdadeiro homem, ele cumpriu os Mandamentos de Deus, tomou sobre si a culpa de toda a humanidade, todos os pecados do primeiro pecador, Adão ao último pecador nesta terra. Deus lançou sobre Jesus toda sua ira, todo o castigo, e Jesus o suportou. Por seu sofrer e morrer na cruz, Jesus conquistou perdão de pecados para todos. Que maravilhosa salvação.  

Agora, Deus quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade, (1 Tm 2.4) se arrependam e creiam em Cristo para serem salvos. Para isso deu a ordem a seus discípulos e à Igreja de todos os tempos: "Ide fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28.19) e convidou todos os fiéis a experimentarem a alegria da salvação, para proclamarem esta mensagem ao mundo. Esta é, agora, a principal tarefa e alegria de todos os filhos de Deus, pela qual se empenham no mundo. E Deus e seus anjos se alegram por todo o pecador que se arrepende e crê em Jesus Cristo. Você conhece esta alegria?

3 - Dificuldades. Neste buscar, pelo proclamar a palavra de Deus, nos deparamos com diversas dificuldades. Jesus também se deparou com elas.    

As pessoas não compreendem a santidade de Deus nem aceitam serem pecadores condenados, sua própria pecaminosidade. Ninguém gosta de ouvir a acusação: Tu és um pecador perdido e condenado!

Até como cristãos, sentimos nossa natureza carnal em nós levantar protesto contra essa mensagem. Somos espiritualmente cegos, mortos e inimigos de Deus. Por isso, por próprias inteligência e força ninguém chega a este conhecimento.

O Espírito Santo precisa agir por palavra de Deus e os sacramentos para nos levar ao reconhecimento de nosso estado de pecadores perdidos e condenados e revelar-nos Cristo, nosso Salvador.  

Nisto trava em todos nós a principal luta. Os fariseus protestaram contra Jesus. Mas Jesus não se deixou intimidar. Continuou proclamando a mensagem da salvação. E aqui e ali a palavra fez efeito. Nicodemos procurou Jesus à noite com a pergunta: O que devo fazer para ser salvo? Pecadores da multidão chegaram mais perto e queriam ouvir mais. 

Nosso evangelho diz que Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido. A ovelha perdida, a moeda pedida, o filho pródigo perdido. Todos tinham estado em boas mãos. Vieram a perder-se por culpa própria. A ovelha cobiçosa do pasto verde na beirada do caminho foi seduzida, afastou-se do rebanho, resvalou e, quando menos esperava, caiu barranco abaixo.

Como pessoas atraídas pelas riquezas se afastam da comunidade cristã, resvalam e caem. A moeda, pela culpa da mulher, que talvez representa o descuido da igreja. O filho pródigo, atraído pelos prazeres do mundo saiu de casa. Jesus procurou os três, nas diferentes situações.

No caso da ovelha, ela nada poderia fazer e seus gritos não eram mais ouvidos. Mas o pastor notou sua falta e foi procurá-la. A mulher notou que a moeda caíra, mas ela rolou e ficou escondida, custou encontrá-la.

Está a igreja atenta às pessoas que caem, a fim de buscá-la? O filho pródigo entrou em problemas. Perdeu seus bens. Sofreu. Lembrou-se da casa paterna e em profundo arrependimento voltou. O pai o aguardava.

Ainda hoje muitos jovens se desviam. Amam o mundo. Mas, entrando em dificuldades lembram o que aprenderam em casa e na instrução de confirmandos. Por estas palavras o Espírito Santo os conduz ao arrependimento e de volta. Assim Jesus age ainda hoje. Jesus dirige a vida das pessoas, quer abençoando, quer cobrindo com aflições para acordar as pessoas, para que dêem atenção à palavra de Deus, se arrependam e sejam salvas.

4 - Recebe pecadores e come com eles. Como ele os recebe? Incondicionalmente. Ele não diz: "Você precisa primeiro fazer isto ou aquilo. Tal como estou tão pecador, fiado em teu divino amor, a ti me achego, ó meu Jesus". Ele nos recebe. Que consolo.

O bom pastor socorreu a ovelha perdida e a tomou imediatamente nos braços. A mulher se alegrou com a moeda achada, o pai correu ao encontra do seu filho que retornava e fez uma festa para ele. Também se importou com o filho que estava em casa, o qual como os fariseus, se chocou com o amor paternal demonstrado ao irmão transgressor. O pai o repreendeu e convidou para participar da alegria: "Pois este filho estava morte e reviveu".  Impressionante.

5 - A reação dos achados. O que fez a ovelha perdida? Sentiu-se achada, socorrida, abraçada, jubilou e descansou nos braços de seu pastor. Nos braços do pastor era bom estar. Ela foi reintegrada no rebanho e seguiu fiel. Aprendeu a lição do perigo de cair fora do rebanho.

Que alegria do filho, que chegou profundamente arrependido, sabendo não ser mais digno de ser chamado filho, só queria um lugar, mesmo como o menor empregado do pai. Que alegria ao ser recebido, aceito, vestido com novas roubas e poder alegrar-se numa festa à noite reintegrado na família.   

Esta é a alegria dos que são achados. Ouvir o Pai, seguir o Pai, servir ao Pai. Não querem ter mais nada com a vida anterior. Estão felizes na família de Deus, do Pai.

6 - Os achados são convidados a participarem da alegria. Para isso, repito mais uma vez, todos os achados, todos os filhos e filhas, todos os que chegaram à fé não só jubilam nesta fé, mas são convidados também a participarem dessa alegria de buscar outros, engajando-se no trabalho da missão. Não precisamos grandes organizações e comissões.

Lutero afirmou: "Aprenda cada um a sua lição, a saber: estude sob oração a palavra de Deus. Leia diariamente a Bíblia, para ser firmado no conhecimento da palavra de Deus. E então ilumine a conversa e ações em casa, na vizinhança, na vida estudantil ou profissional com a luz da palavra de Deus. As pessoas em sua volta notarão seu comportamento suas conversas, seu modo de vida diferente, mais cedo ou tarde lhe perguntarão pela razão de sua vida e de seu comportamento e você terá ocasião para lhes dizer: Vivo para o meu Salvador. Leia a Bíblia também".    

Venha comigo participar dos cultos e estudos bíblicos em nossa congregação para ser fortalecido, para aconselhamento mútuo e edificação. Não há maior alegria do que esta. A alegria por um pecador que se arrepende. Amém

 



Horst R Kuchenbecker
São Leopoldo, RS ? Brasil
E-Mail: horstrk@cpovo.net

(zurück zum Seitenanfang)