Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Primeiro Domingo na Quaresma, 09.03.2014

Tentação de Jesus
Predigt zu Mateus 4:1-11, verfasst von Horst Kuchenbecker

 

Introdução

     Neste primeiro domingo da quaresma somos convidados a meditar sobre o primeiro confronto direto entre Jesus e Satanás, a tentação que Jesus sofreu.

   Uma tentação é algo terrível. O inimigo finge-se ser amigo que quer o nosso bem, quando na verdade quer nos desgraça. Para tanto usa as mais diferentes artimanhas e disfarces para nos enganar.

    Satanás tentou nossos pais Adão e Eva e eles caíram. Assim ainda hoje - uma batalha perdida tem conseqüências para toda uma nação - a queda de nossos pais trouxe a desgraça à humanidade. O apóstolo Paulo afirma: Por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte. (Rm 5.12)

     Mas Deus em seu grande amor para com a humanidade providenciou um maravilhoso libertador, Jesus Cristo. Ele lutou, em nosso lugar, contra nossos inimigos e os venceu. Vamos acompanhar o desenrolar desta primeira batalha frontal de nosso substituto para ver o consolo que nos advêm desta luta e aprendermos a lutar contra nosso inimigo.

História

    A seguir - Logo após o seu batismo no qual ouviu-se a voz: Este é meu Filho amado em quem me comprazo, o Espírito Santo guiou Jesus ao deserto para ser tentado. Nosso substituto deveria começar sua luta ali onde nossos pais foram derrotados.

    Adão e Eva estavam no paraíso em perfeita bem-aventurança. Não lhes faltou nada. Jesus teve que ir ao deserto, que espelha o estado em que o mundo ficou após a queda de nossos pais. Enquanto nossos pais tinham tudo, agora no deserto, ao nosso substituto faltava tudo. Isto expressa a miséria para dentro da qual o pecado lançou a humanidade.

     Passou 40 dias e 40 noites sem comer. Diz expressamente 40 noites, para que ninguém pense num jejum dos fariseus, que jejuavam de dia e comiam à noite. Jesus sentiu fome. Fome real.

     Esta oportunidade o diabo aproveitou para tentar.

 1ª  tentação

     Se és filho de Deus... Satanás ouviu a declaração por ocasião do batismo de Jesus: Este é meu Filho amado... Vê agora toda a humilhação de Jesus, e aproximando-se dele lhe diz: Se és Filho de Deus... Nem parece. Por que você passa fome? Por que você não diz a essas pedras para que se transformem em pães? Você não tem poder? Parece que seu Pai nem te ama?

    Você conhece esse tipo de tentação? Acredito que sim. Pelo batismo recebemos a adoção de filhos de Deus. Pela instrução somos conscientizados e firmados na fé.  Muitos imaginam que a vida, como filhos de Deus, deve ser uma vida cheia de regalias por parte de Deus, como por exemplo, os filhos de um rei, de um presidente da República ou de um governador de Estado. Jamais se poderia imaginar que filhos de um rei, de um rico ou Presidente estivessem na pobreza, comendo pão simples com os pobres na rua. Se encontrássemos um pobre comendo pão na rua e ele nos dissesse: Sou filho do Presidente, não acreditaríamos. Assim muitos imaginam que filhos de Deus devem ser, aqui na terra, pessoas muito abençoadas, privilegiadas com saúde, riqueza e bem estar.                

    Mas o que vemos? Muitas vezes o contrário. Precisam lutar pela vida como qualquer outra pessoa. Estamos sujeitos a doenças, desastres, infortúnios e na maioria das vezes, são os mais desprezados. Sim, o mundo os odeia, persegue e maltrata. São presos, caluniados, encarcerados e mortos. Jesus mesmo nos disse: No mundo passais por aflições. (Jo 16.33) E: Se me perseguiram a mim, Também perseguirão vocês. (Jo 15.20) A carta aos hebreus diz: Pessoas dos quais o mundo não era digno. (Hb 11.38) Estes momentos o diabo aproveita e diz: Você é filho de Deus? Nem parece. Você está sofrendo tanto? Vai ver que Deus não o ama, por isso não atende suas orações. E nos sugere, o que a mulher de Ló sugeriu no seu sofrimento. Amaldiçoa a Deus e morre. (Jó 2.9) Estas tentações não são fáceis.

     Jesus respondeu ao diabo: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca do Senhor. (v.4) Precisamos do pão, isto é, dos bens materiais para a vida. Mas não só isto. O pão não é o essencial. Mais importante do que o pão é a palavra que procede da boca de Deus, a palavra de Deus. Esta deve nos orientar em todos os momentos, também na luta pelo pão e uso dos bens materiais. E em caso de perigos e lutas, importa lembrar: Não temais os que podem matar o corpo, mas não podem matar a alma. (Mt 10.28) Mas Satanás não se deu por vencido e partiu para o segundo ataque.

 2ª tentação

    Ele levou Jesus para o pináculo do templo e lhe disse: Atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e, eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. (v.6) Com isto Satanás atacou a obra de Cristo. Conhecedor das Escrituras e das profecias, que o Messias virá ao seu templo. (Malaquias 3.1) Que dominará ente seus inimigos. (Sl 110.2) Que os povos afluirão a ele. Satanás lhe diz: Desta forma humilde você não vai consegui o seu intento. Para tanto você precisa fazer uma coisa grande. Um grande milagre. Mostrar o teu poder. Atira-te daqui para baixo. Os anjos vão te amparar. (Sl 91.11,12) Uma tentação que Satanás coloca constantemente a igreja. Um trabalho humilde, só pela pregação da palavra não o faz. A igreja precisa fazer uma coisa. Seus cultos devem ser um espetáculo que o povo espera e gosta, mostrar poder e força. Agradar o povo. Infelizmente muitas igrejas seguem esse caminho e trazer ruína sobre si e seu povo.  

     Jesus respondeu ao diabo: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (v. 7) Na tentação que Satanás propôs a Jesus, ele deixou fora as palavras: em todos os teus caminhos. Isto são os caminhos que traçamos conforme a vontade de Deus. Por isso Jesus responde: Não tentarás o Senhor teu Deus, isto é, vou tentar fazer isto a meu modo. Por exemplo, quando os dez espias voltaram de espiar a terra prometida, 8 deles desencorajaram o povo, dizendo que os homens ali são gigantes e as cidades muito fortificadas, jamais conquistaremos essas terras. Só dois, Calebe e Josué, disseram: Se o Senhor se agradar de nós, ele nos dará a terra. (Nm 12) Por a maioria não ter confiado na promessa, Deus os mandou de volta ao deserto para uma peregrinação de 40 anos. Então alguns entusiastas, desobedecendo a ordem de Deus disseram: Nós vamos em nome do Senhor que nos prometeu as terra, conquistá-la. Saíram à guerra e foram derrotados. Assim muitas seitas prometem hoje em nome do Senhor: prosperidade, saúde, fortuna, para o que não receberam nem ordem nem a promessa de Deus.

     Jesus lhe respondeu: Não tentarás ao Senhor teu Deus. Em todos os trabalhos quer particulares ou na igreja precisamos nos guiar restritamente pela palavra de Deus, sua ordem e suas promessas, e não seguir simplesmente nossa razão e sentimentos.

 3ª tentação

     Então Satanás levou Jesus para um alto monte e lhes mostrou todos os reinos e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado me adorares. (v.9). Aqui ele tirou a máscara e revelou seu verdadeiro intento, quem ele realmente era. O pai da mentira, o tentador, o destruidor.

   Esta é uma tentação forte. E ele a repete com freqüência. Aparentemente parece que o diabo governa o mundo. Vede quantos pecados, destruição, guerras, etc., a ponto de muitos incrédulos dizerem: Não existe Deus. O diabo governa tudo. (Jo 14.30) Quantas vezes ele diz: Se você me adora, isto é, seguir o meu conselho eu te darei a riqueza. A saber, sonega, busca pela mentira o lucro exagerado, seja orgulhoso e impositivo. Nas coisas materiais não podes ser muito honesto, precisamos lutar com as armas do mundo,  caso contrário sucumbiremos. A ponto de alguns disserem: Se vou me guiar pelas leis de Deus vou à falência. Até a igreja é tentada como tal. Para seres aceito não deves ser tão rigoroso na doutrina, antes ceder aqui e ali, então terás os aplausos do mundo. Mas estes sao os caminhos da ruína. Importa permanecermos fieis a Deus e guiar-se pelos Dez Mandamentos. Isto não é fácil. Precisamos constantemente dizer: Arreda Satanás. Tiago nos recomenda: Resistir ao diabo e ele fugirá de vocês. (Tg 4.7)

     Jesus, como nosso substituo, lutou em nosso lugar e venceu. Nele encontramos em primeiro lugar o consolo: O diabo foi vencido. Em Jesus temos perdão, vida e eterna salvação. E como filhos de Deus pela fé na graça, nós olhamos para Jesus e buscamos nele força para vencer as tentações. Sim, "não nos deixes cair em tentação". E onde caímos por fraqueza voltamos a Cristo em busca do perdão que nos reergue e fortalece.

E o Deus da paz em breve esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A Graça de nosso Senhor Jesus seja convosco. Amém. (Rm 16.20)                                                                                                                                                    



Horst Kuchenbecker
São Leopoldo/RS
E-Mail: horstkuchenbecker@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)