Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Primeiro Domingo na Quaresma, 09.03.2014

Predigt zu Mateus 4:1-11, verfasst von P. Aldo Julio Zilki

 

Meus estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus que, segundo nossas comemorações, começa sua dura jornada ao Gólgota: Graça e Paz sejam derramadas sobre todos para que possamos confiar sempre mais em Deus diante das dificuldades e vençamos ao diabo fundamentados na palavra de Deus quando formos açoitados por suas tentações. Amém.

   O que é uma tentação? Que espécie de perigos estão escondidos por trás das tentações? Ou a tentações significa apenas um convite para uma grande aventura?

   Na história de nosso evangelho de hoje (Mt 4.1-11) Jesus se encontra, cara a cara com seu tentador. Esse encontro nos mostra que o diabo quer semear conflitos na alma da natureza humana de Cristo. Tais conflitos têm por finalidade fazê-lo rebelar-se contra os desígnios que lhe estavam reservados na realização de sua tarefa.  Essa atitude diabólica evoca o exemplo da serpente que conseguiu que o primeiro homem se insurgisse contra seu destino e ambicionasse uma posição igual ao do Criador.

   Por tanto, o diabo quis que Jesus se separasse de Deus. Olhando a tentação sob esse aspecto dizemos que na primeira tentativa o tentador almejava separar Jesus da vontade de Deus, do plano divino preparado para a salvação da humanidade. A intenção do segundo assalto era de separar Jesus da Igreja, do reino espiritual aqui na terra. No terceiro round intentou separar Jesus de Deus mesmo, da comunhão íntima com o Pai e com o Espírito Santo.

   E foi assim que o diabo propõe: a) que Jesus transformasse as pedras em pão para saciar a sua fome, b) pede a Jesus que se jogue da parte mais alta da igreja, pois, se realmente fosse Filho de Deus, seu Pai o susteria em seus braços, c) Lhe oferece as riquezas do mundo se Jesus, ajoelhado, lhe adorasse. Mas Jesus vence ao tentador dizendo? "Dá o fora daqui, Satanás, porque está escrito...."

   Ser induzido a seguir o que o inimigo do Senhor está oferecendo é uma tentação. Isso leva as pessoas à situações de desgraça porque as põe sob a ira de Deus. As tentações ameaçam nossa comunhão com o Pai celestial. No entanto, temos um grande consolo nas palavras: "retira-te, Satanás", onde o poder de Deus prevaleceu.

   Sendo assim, lhes proponho meditar em nosso evangelho de hoje (Mt 4.1-11) sob o seguinte tema:

AS OFERTAS DO TENTADOR

   O diabo, ao tentar Jesus não conseguiu vencê-lo. Com isso ele descarrega todo seu furor sobre nós. Ele quer, a todo custo, derrotar-nos e fazer-nos queimar eternamente no inferno. Por isso ele vem e nos propõe:

 I. O PÃO DIÁRIO.

   Nós lemos no v.3: "Se és Filho de Deus, ordena que essas pedras se convertam em pão".

  O tentador insinua uma dúvida sobre o caráter de Jesus de ser Filho de Deus contrastando com sua triste situação. Logo, lhe incita a provar que é Filho de Deus usando milagrosamente seu poder para obter o alimento necessário para satisfazer sua fome.

   Da mesma maneira o diabo vem tentar-nos oferecendo-nos o pão diário em detrimento do pão espiritual. Ele nos incita ao pecado dizendo:"Por quê te preocupas com esse negócio de Igreja? Preocupa-te com as coisas de tua casa. Preocupa-te em não deixar faltar comida em casa, em dar uma boa educação a teus filhos, mesmo que tenhas que trabalhar  todos os dias, sem dormir direito. Não perca seu tempo na igreja. Invista teu precioso tempo em cuidar de tua família".

 O diabo não respeita nem lugar nem tempo para nos tentar. É assim que ele  invade nosso lar semeando o joio  da desunião entre esposo e esposa, entre pais e filhos, e entre irmãos. Costuma invadir o templo durante a pregação para desviar nossa mente da mensagem divina.  Ele quer arrebatar a semente semeada no coração das pessoas para que não creiam e nem sejam salvas. (Lc 8.12) Durante a oração ou quando cantamos a liturgia, ele se faz presente instando as pessoas para que participem somente com os lábios. Inclusive junto à mesa, nas refeições, o tentador se faz presente para oferecer-nos unicamente o pão diário em detrimento do pão celestial. 

   Muitos são os que são levados por tais tentações, "Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é." 2 Co 4.4.

   E por deixar-se levar pelas tentações do inimigo, a exemplo dos anjos maus, "Eles estão com correntes eternas, lá embaixo na escuridão, onde Deus os está guardando para aquele grande dia em que serão condenados". Jd 6.

   Deus, no entanto, não quer que vamos com eles. Jesus nos ensina a rechaçar o diabo e suas tentações com o "Está escrito". Fundamentados nas promessas de Deus, viveremos alimentando-nos do pão celestial. Jesus diz: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede" Jo 6.35.

  Assim podemos rechaçar a oferta do tentador que nos oferece:

II. Êxito fácil na vida.

   Nós lemos no v.6: "Se você é Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: Deus mandará que seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que seus pés não sejam feridos nas pedras".

  O diabo tenta Jesus a jogar-se ao vazio para mostrar sua confiança ilimitada em Deus. A intenção de Satanás vai além da realidade. Ele espera que Jesus lhe obedeça. Com isso ele o desviaria de seu propósito: a CRUZ.

   É preciso dizer que não deixa de ser atraente a proposta diabólica de fazer-se passar por "Superman" voando do pináculo do templo sob os olhares e os aplausos de centenas de expectadores. O sucesso estava garantido.

   Nos dias atuais, muitos se desviaram do caminho do Senhor deixando-se enganar pelo diabo com falsas promessas de êxito fácil na vida. Muitos abandonam o caminho do Senhor entregando-se aos jogos de azar, loterias, etc. Eles chegam até a propor: "Quando eu acertar a Mega-Sena prometo dar uma ajudinha pra igreja".

   Outros procuram o sucesso fácil na vida entregando-se ao próprio diabo, fazendo um pacto com ele. Ou seja, eles vendem sua alma em troca de fama e popularidade. Trata-se de pessoas que "são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos". Tg 1.14. E Deus nos diz: ""Quem continua pecando pertence ao diabo porque o diabo peca desde a criação do mundo. 1Jo 3.8ª.

   A todos esses, o próprio Cristo dirá um dia: "Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos!". Mt 25.41.

   Querendo evitar esse destino a seus seguidores, Jesus expulsa Satanás de sua presença dizendo: "Está escrito". E lendo o que está escrito, descobrimos que "O Filho de Deus veio para destruir o que o diabo tem feito" 1 Jo 3.8b. E com isso, ele nos salva da perdição eterna, levando-nos a viver com Deus, o Pai nas moradas celestiais.

   Mesmo assim, o diabo não se apequena. Ele segue seus ataques com suas ofertas tentadoras, tais como:

III. A AMIZADE DO MUNDO.

   Nós lemos no v. 9: "Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar".. Ele está oferecendo a Jesus o domínio Universal que nem é seu.  Jesus responde: "Dá o fora daqui, Satanás, porque está escrito: Adore o Senhor teu Deus, e sirva somente a ele".

   O príncipe das trevas reina neste mundo pela sedução do pecado e suas concupiscências. Não há dúvidas que se Jesus quisesse inclinar-se a esse império, com seus dons admiráveis, teria adquirido imensas riquezas. No entanto, com tal atitude, ele teria se desviado do caminho da cruz.

   Assim também o diabo tenta a cada um dos seguidores de Cristo a trocar a bem-aventurada comunhão dom Deus Pai pela amizade do mundo e as riquezas terrenas. O diabo nos incita a amar o mundo e suas coisas e pede adoração que não lhe corresponde.

   São muitos os que lhe adoram e chegam ao cúmulo de vender-lhe sua alma em troca de dinheiro riquezas. Com isso, desprezam a oferta divina para a salvação de sua alma.

   Também e eles está reservado o lago de enxofre para queimar eternamente. "Pois Deus não deixou escapar os anjos  que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão esperando o Dia do Julgamento". 2 Pe 2.4.

   Não foi essa a finalidade para a qual Deus nos criou. Ele quer a Salvação de todos. Seundesejo é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Então nos aconselha:  "Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês". Tg 4.7.

   Por isso, Deus vem ao nosso encontro enquanto ainda há tempo. Ele nos mostra que o "Retira-te Satanás, porque está escrito" nos conduz a Cristo Salvador que venceu o diabo e nos presenteia com essa vitória. Assim concluímos que:"Agora chegou a Salvação de Deus! Agora Deus mostrou o seu poder como rei! Agora o Messias que ele escolheu mostrou sua autoridade! Pois o acusador de nossos irmãos, que estava diante de Deus para nos acusa-los dia e noite, foi jogado fora do céu. " Ap 12.10.

   Cristo nos dá um lindo exemplo vencendo o tentador com a palavra Sagrada. Ele também nos mostra que nem sempre os caminhos mais fáceis e mais prazerosos são os mais indicados e corretos. Lemos em Pv 14.12 "Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte".

   Por isso, não nos deixemos enganar: mantenhamos-nos unidos, em perfeita comunhão com Deus Pai na oração e na leitura da Bíblia e rechacemos o diabo e suas tentações para bem longe de nós. Amém.

 



Rev. P. Aldo Julio Zilki
Pato Bragado, PR – Brasil
E-Mail: Revaldojulio@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)