Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

3º Domingo na Quaresma, 23.03.2014

Predigt zu Romanos 5:1-11, verfasst von Neomar W. Matte

O que você sente quando se fala de paz, alegria e esperança?

O texto bíblico nos mostra 3 características básicas de um Cristão: Paz, Alegria e Esperança!

Paz com Deus - Essa paz a qual o Apóstolo Paulo fala, é estar em paz, sem estar em inimizade. Paz essa conquistada por Cristo para todos (as) que estavam em inimizade com Deus, e agora foram reconciliados, tornando-se amigos de Deus conforme o v.10, sendo diariamente convidados a aceitá-la e desfrutá-la, para estarmos em paz com Ele.

Paz com Deus inclui o que o Senhor, com seu amor, pode nos dar: perdão e reconciliação diariamente, e tudo o que ele pode conceder aos que nele crêem. Mt 21.22 (e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis).
Ter Paz é ter acesso a Deus, estar em pé diante dele e, sob sua guarda, benção e proteção, para fazermos a vontade dEle.
A Paz com Deus nos liberta do trabalho de conquistar a paz e a reconciliação com Deus, porque Deus já fez isso por nós através de Jesus Cristo. Assim podemos usar as nossas forças, tempo, dons, para adorá-lo e servir com alegria. Alegria essa que diz o v.2. “nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus”
A Glória de Deus é a sua luz que reflete em nós as qualidades, atributos perfeitos de Deus: seu poder, sabedoria, beleza, santidade, amor, alegria. Dessa Glória de Deus participava Adão, criado à imagem e semelhança de Deus. Era homem aprovado por Deus, pois se assemelhava ao Criador em justiça e, portanto, vivia em plena paz, alegria e esperança. Mas o pecado afastou a Adão, Eva e a toda raça humana desta comunhão plena com o criador.
Mas a obra redentora e justificadora de Cristo, que nos reconcilia com o Pai, restaura a imagem de Deus em nós, nos tornando novas criaturas, como lemos em 2Co 5.17, feitos à imagem e semelhança de seu filho, pela relação da promessa contida no batismo e da fé que assume e vive este batismo diariamente. Essa imagem de Deus se torna cada vez mais real, à medida que crescemos na comunhão com Deus, através do ouvir a pregação do evangelho, da leitura da Bíblia, orações, participação dos sacramentos, batismo e Santa Ceia. Assim vivemos esta metanóia, ou seja, esta transformação diária pelo poder do Espírito Santo que atua em nós mediante a Sua graciosa palavra.

Nosso corpo será ressuscitado e glorificado à semelhança do corpo ressuscitado de Cristo. Por isso, desde já nos alegremos por sermos filhos (as) da glória de Deus, pois seremos com Ele glorificados. Ap 3.21 nos diz - Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, diz o Cristo glorificado ao seu povo; assim como eu venci, e me sentei com meu Pai no seu trono.

A presença de Cristo por um lado é uma fonte de esperança e por outro, causa de sofrimento, conforme nos anuncia Rm 8.17-30. A Glória de Cristo nos liberta do poder do pecado, mas, ao mesmo tempo, torna-nos mais conscientes e sensíveis à atividade do pecado no mundo, gerando sofrimento. Estes sofrimentos, no entanto, dão-nos a certeza de pertencermos a Cristo e nos fortificam na esperança da glória, de acordo com o apóstolo Paulo em 2Co 4.17-18. Por isso nós também nos alegramos nas próprias tribulações e sofrimentos, segundo o v. 3. Pois o caminho que conduz à glória do céu não é um tapete de flores. Passamos por um presente difícil e perigoso, nos preparando para a glória que nos está assegurada. Mas aí nos lembramos da promessa de Cristo: “No mundo passareis por aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Mas aí pode surgir a pergunta: Alegrar-se com o sofrimento? Isto parece estranho, masoquismo! (sentir prazer no próprio sofrimento).

As tribulações são a evidência clara de que ainda não alcançamos a glória. A nossa confiança, esperança e alegria não nascem de uma vida cômoda, sem dificuldades. Viver em paz com Deus não significa que estamos isento do mundo cheio de dificuldades que degeneram a vida espiritual das pessoas. O cristão não é alguém que vive isolado numa ilha de felicidade, mas um cidadão do céu, vivendo na terra, no campo da batalha, onde as forças do mal e da destruição atacam perigosamente. O Apóstolo Paulo diz em 2Co 12.10 - Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo, Porque quando sou fraco, então é que sou forte.

Permaneça firme, sem esmorecer, e alegre-se no fato de saber que Cristo venceu todos os nossos inimigos e que Deus governa toda a história e ninguém poderá nos roubar o prêmio da vida eterna. Não é algo fácil de se concretizar, nem é uma fuga do presente mundo, mas uma ativa e confiante presença no mundo, agindo em nome de Deus.

No final do v.3 e o v.4 nos diz que a tribulação produz perseverança e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Isto quer dizer que na medida em que confiamos em Deus e nos entregamos aos seus cuidados, a cada passo que damos, a cada decisão tomada, a cada situação de vida, experimentamos a segurança da presença do amor de Deus, que não desaponta os seus, e que reforça a esperança de ficarmos bem.
Esperança que não é mero desejo ansioso, descrente, por dias melhores, mas a segurança de que haja o que houver, Deus está conosco e nos guia pelo caminho certo até o fim, visando um fim proveitoso, que é a nossa eterna glorificação, junto a ele, em seu reino de glória.

O v.5 diz que a esperança não confunde, não envergonha, não desaponta. A esperança cristã não é ilusória. Não é fantasia para desviar a atenção dos problemas. Não é baseada em sentimentos, qualidades ou boas ações humanas. Mas está firmada no amor de Deus que é fiel, verdadeiro e não engana. Amor revelado em Cristo na cruz, que não nos decepcionará no dia da sua vinda.

Que essa Paz, Alegria e Esperança que está firme em Cristo Jesus, reine em nossos corações.

Amém.



Pastor Neomar W. Matte
Nova Mutum-MS
E-Mail: neomatte@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)