Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

3º Domingo na Quaresma, 23.03.2014

Predigt zu Romanos 5:1-11, verfasst von Vera Regina Waskow

MENSAGEM – Romanos 5.1-11

Êxodo 17.1-7     João 4. 5-42

“Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, a mor de Deus o pai e a comunhão do Santo Espírito esteja com cada um, cada uma de vocês. Amém”

Martin Lutero dizia que o livro de Romanos é “o mais puro evangelho”, talvez por se tratar de uma carta que apresenta um Deus da justiça, um Deus de amor que perdoa o pecador. Mas como um Deus de justiça pode livrar o pecador, que mesmo depois de perdoado continua pecando? A justificação é a resposta, pois ela produz frutos na vida daqueles que creem pela fé em Jesus Cristo os ajudando a se afastarem do pecado. Quais são estes frutos? O texto que temos como base para nossa mensagem (Romanos 5.1-11) revela quais são os frutos da justificação daqueles que creem pela fé em Jesus Cristo.

O pecado nos separou de Deus, mas por meio da justificação, ou seja, de Cristo, fomos reconciliados. Agora o resultado da nossa justificação é a comunhão e paz com Deus. Por intermédio de Jesus, temos a esperança da glória de Deus.

Martin Lutero diz: “Pode acontecer que as dádivas e o Espírito aumentem diariamente em nós e ainda assim não sejam perfeitos, de sorte que ainda restem em nós maus desejos e pecado a se oporem ao Espírito, conforme capítulo 7.5ss e Gálatas 5.16ss, e a promessa de contenda entre a semente da mulher e a semente da serpente. Ainda assim a graça é tal que perante Deus somos considerados inteira e plenamente justificados; pois sua graça não se divide e não vem em parte, como acontece com as dádivas, mas nos acolhe totalmente na benevolência, por causa de Cristo, nosso intercessor e mediador.” LUTERO, Martinho. Pelo Evangelho de Cristo: Obras selecionadas de momentos decisivos da Reforma. Trad. Walter O. Schlupp. Porto Alegre: Concórdia & São Leopoldo: Sinodal, 1984. p. 179-192.

As consequências desta justificação vão além do perdão dos pecados, pois nos tornamos um em Cristo, ou seja, parte de seu corpo. Somos retirados do meio do grupo que no futuro receberá a punição, para fazermos parte de um grupo que será salvo. Assim como uma arvore saudável produz bons frutos, bons frutos serão produzidos naturalmente quando nos tornamos um em Cristo. 

O fruto da paz com Deus: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” v.1

O fruto do acesso a Deus: “Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” v.2

O fruto da paciência nas tribulações: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,” v.2

O fruto da experiência espiritual: “E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”v.3,4

O fruto da esperança em Cristo: “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” v.5

O fruto da força espiritual: “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” v.6

O fruto da misericórdia de Deus: Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.” v.7

Amor em Cristo“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” v.8

O fruto da salvação: “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” v.9

O fruto da amizade com Deus: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua  vida.” v.10

O fruto do perdão: “E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.”v.11 (Versão Almeida corrigida e revisada fiel)

            A paz com Deus traz paz ao nosso coração e ao redor de nós e essa paz produz outros tantos frutos necessários e valiosos. (esperança, força, misericórdia, amor, perdão...)

- A atmosfera é de paz e serenidade. Ouço a fala da mãe-mulher. Sua fé inabalável:

“Há dias estou sentada à beira do leito da criança enferma. A preocupação me perturba. Aos poucos, sinto-me equilibrada, serenidade me acompanha. Aprendo a ter paciência e não perco a esperança, sou carregada pelo amor de Deus. Creio que o poder do Espírito Santo traz consolo e me fortalece à beira do leito da criança doente, sofredora. O que faço? Agradeço a Jesus Cristo; sua fidelidade e parceria são fontes de consolo e de esperança.” A conexão com o Deus-amor, fonte de paz, firma a confiança e fortalece a ponte da paz.  Paulo sente-se abraçado pelo Deus da paz, tocado, inundado e por isso vivencia sua paz. (Proclamar Libertação, 38, p.131-132)

Ao olharmos para o belo encontro da mulher de Samaria (Jo.4.5-42) com Jesus perceberemos esse desdobramento da paz que resulta em esperança e nova vida. O encontro começa tenso, cheio de questionamentos e as palavras parecem não fazer sentido. No momento em que Jesus toca o coração daquela mulher e lhe permite falar e ser ouvida em sua tribulação, há paz, há esperança, há perdão, há misericórdia. Tudo isso leva ao reconhecimento da salvação, da graça que gera uma amizade tamanha com Deus a tal ponto dessa mulher sair dali e partilhar com quem quer que seja sua grande alegria.

Não somos quaisquer pessoas, somos filhas e filhos de Deus. Deus nossa mãe, nosso pai nos convida a partilharmos os frutos que trazemos em nosso coração. Os frutos de nosso encontro diário com aquele que nos amou a tal ponto de entregar seu filho para que nós vivêssemos. Quais são os nossos frutos? Qual tem sido o nosso partilhar e testemunhar? Todos os dias é tempo de festa da partilha, partilha da alegria, da esperança, partilha do amor de que em Cristo somos um.

Há esperança, essa é a certeza, mesmo diante da dor, diante do desespero, há esperanças, pois nada pode nos separar do amor de Deus que é nosso por meio de Cristo Jesus. (Rm.8.35,38)

Amém

 



Pastora Vera Regina Waskow
Curtiba
E-Mail: vrw@terra.com.br

Bemerkung:
Sugestão: Confeccionar frutos e fazer a leitura do texto por versículos e ir mostrando os frutos


(zurück zum Seitenanfang)