Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

5º Domingo na Quaresma, 06.04.2014

Predigt zu Romanos 8:5-11, verfasst von Daniel A. Port


 

Pregação:

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam sobre todos vocês.

introdução:
Estamos no período da quaresma. Na tradição da Igreja Cristã é um tempo de contrição, de jejum, de arrependimento, de preparo para celebração da Páscoa.

Alguns idosos com quem conversei relatam que, há algumas décadas, nos dias que antecediam a Páscoa se pedia silêncio às crianças, suas brincadeiras deviam ser moderadas e sem muita bagunça... Também não aconteciam casamentos, festas ou bailes nesse período. Era um clima de velório.

No nosso tempo, no entanto, de maneira generalizada, não se fala mais da quaresma e de seu significado.

As pessoas já não estão interessadas em um momento de contrição, de revisão de suas atitudes... Aliás, se fala pouco de pecado e morte, por consequência, não há razão para contrição, arrependimento e práticas que remetam a isto, como o jejum.

Quero falar sobre a natureza humana e suas implicações, também sobre como o homem e a mulher que pertencem a Deus podem viver, tanto nos dias que antecedem a Páscoa como nos demais.

Convido para abrirmos e lermos o texto de Romanos 8.5-11.

   Leitura do Texto: Leio segundo a NVI (nova versão internacional) (proponho a inclusão do versículo 5 na perícope para a pregação):

(5) Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. (6) A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; (7) A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. (8) Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. (9) Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. (10) Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. (11) E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

  1º- Quem vive segundo a carne...

A natureza humana, carnal, está descrita como inimiga de Deus, como algo que leva à morte, ou que é a própria morte, e que não tem a possibilidade de agradar a Deus.

Cabe aqui resaltar que quando Paulo fala de sarx (carne) não está falando de tecido muscular, mas da natureza humana caída e egocêntrica. Está falando da inclinação do ser humano para as coisas contrárias a vontade de Deus.

Voltar a mente para os desejos da carne ou do Espírito é fazer destes os objetos que absorvem nosso pensamento, interesse, afeição e propósito. (p.268).

Se formos sinceros e se fizermos uma autocrítica chegaremos à conclusão que nosso pensamento, que o nosso "voltar a mente", tende mais para os nossos próprios interesses.

Mais do que isso. Paulo, por exemplo, explana esse assunto reconhecendo que a relação entre o funcionamento da mente humana e suas atitudes não é uma ciência exata. Ele diz que o bem que deseja não consegue fazer, mas o mal que não deseja esse sim, sempre de novo ele faz (Romanos 7.15ss).

A versão da bíblia de Almeida traz a palavra "inclinação" para referir-se aos desejos da carne.

Certa vez ouvi a seguinte ilustração que dizia mais ou menos assim:

"Pensem numa ladeira infinita, um plano inclinado. No topo está Deus e a vida de paz que só ele concede. Lá embaixo a morte. É impossível que o ser humano consiga pelas suas forças e vontades chegar ao topo. Também não consegue se manter em determinado patamar na subida. O ser humano está em queda livre".

A inclinação da carne leva à morte, tendo consequências eternas.

Os que estão na carne não passaram pelo processo de regeneração, não iniciaram uma relação de intimidade e discipulado com Jesus Cristo, de dependência de Deus, de ser guiado, conduzido pelo Espírito Santo (de Cristo).

Lamentavelmente, há pessoas que seguem despreocupadas com sua vida, com suas ações, com seus pensamentos. Elas continuam em queda livre rumo ao abismo que antes imaginávamos.

   2º- Quem vive de acordo com o Espírito...

Paulo muda o tom da conversa no inicio do versículo 9, diz: "entretanto vocês não estão sob o domínio da carne..."

Ele entende que as pessoas para quem escreve estão sob um novo domínio. No capítulo 1 ele descreve os destinatários da carta como os chamados para pertencerem a Jesus Cristo, chamados para serem santos (vs. 6 e 7).

A vida nova com Jesus Cristo coloca o ser humano numa nova condição...

Não é que agora aquele que vive com Jesus deixa de ser humano, mas a afirmação de Paulo é que existe algo novo que impulsiona sua vida, ladeira acima, rumo à eternidade com Cristo.

Quando eu era criança acompanhei meu pai a uma fazenda de criação de gado de corte. O dono da propriedade estava fazendo o desmame e a marcação dos terneiros, de forma a identifica-los como sendo seus. A marcação acontece com um ferro que possui o emblema da fazenda, o qual é aquecido em fogo e depois pressionado sobre o lombo do terneiro. Meu pai escolheu alguns terneiros que queria comprar para engordar e tais terneiros não receberam a marca. Minha pergunta enquanto criança foi simples: por que esses não foram marcados? Meu pai respondeu: esses não pertencem mais à fazenda, nós vamos levá-los.

O Espírito de Cristo é uma marca distintiva. Mostra quem pertence a DEUS e, ao mesmo tempo, revela quem pode ser levado por outros pela falta da marca de Cristo.

Esse mesmo Espírito de Deus, porém, não coage ninguém a ser marcado, não nos obriga a pertencermos a Deus mudando nossa vida na marra. Ele prefere ser convidado a tornar-se a marca de Cristo em nós.

Outro detalhe de tal marca é a esperança futura da ressurreição que ela nos traz. O mesmo Espírito que habita naqueles que creem em Deus os conduz à vida eterna. E pelas escrituras sagradas, a bíblia, e pela revelação do Espírito Santo sabemos que Deus pode devolver a vida a ossos secos, ou mesmo chamar pra fora da sepultura um morto (conforme as demais leituras bíblicas do culto).

  conclusão:

É tempo de quaresma. Tempo de contrição, de jejum, de arrependimento, de preparo para celebração da Páscoa, da ressurreição.

É tempo de reconhecer que há coisas em nós que revelam nossa natureza carnal. E a natureza carnal leva à morte.

Mas o Espírito é colocado naquele que recebe a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e algo misterioso acontece para podermos lutar contra os desejos da carne e o pecado,

É como se Deus o Pai nos estendesse a mão e nos ajudasse a subir nesse plano inclinado infinito.

Somos ou podemos ser conduzidos à vida eterna com o Pai ao escolhermos receber a marca de Cristo, o Espírito Santo.

Como desafio final gostaria de, a partir do Salmo 143.10, sugerir que clamemos: "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano". Amém.




Daniel A. Port
Jaraguá do Sul-SC
E-Mail: prdanielport@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)