Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

5º Domingo na Quaresma, 06.04.2014

Predigt zu Romanos 8:6-11, verfasst von Marceli Fritz-Winkel

 

O Espírito de Deus vive realmente em você?

O texto deste 5. Domingo de Quaresma nos desafia a viver segundo a vontade de Deus. A partir da nossa fé em Cristo, o Espírito Santo passa a habitar na nossa vida. Conforme Romanos 8.14, quando somos guiados pelo Espírito de Deus, somos filhos de Deus. Este Espírito transforma a nossa vida, fazendo com que a natureza humana não prevaleça e sim a vontade divina para nós. O texto de Paulo aos Romanos vai questionar quem controla a nossa mente. Se nossa mente é controlada pelo Espírito de Deus, isso também reflete no nosso jeito de viver. Quem vive de acordo com a natureza humana não agrada a Deus e terá como resultado o afastamento do Deus e a morte eterna.

Pessoas que preferem viver no pecado nada mais querem que a satisfação dos seus sentidos, o que implica em morte. Paulo expressa neste capítulo 8 que há uma natureza exclusivamente carnal e outra exclusivamente espiritual, encaminhando-se assim para a morte ou condenação ou para a vida eterna. Neste capítulo, no entanto, há também dois consolos. O primeiro é expresso em Rom 7.14, que fala que a pessoa pode envolver-se num intenso conflito espiritual, praticando temporariamente aquilo que odeia e não praticando aquilo que ama, terminando por sentir-se uma miserável, por causa da luta íntima de consciência; e, mesmo assim, pode ser uma verdadeira crente. O segundo consolo é a tranquilidade mental de alcançar vitórias sobre os desejos da carne, conseguindo atingir alvos antes não conseguidos com a natureza carnal. Isso é experimentado por aqueles que procuram andar no Espírito. Não significa perfeição para o caminho para ela. É assim que se encontra a paz com Deus, que através do seu Espírito nos toma pela mão e nos conduz à vida eterna. Ao aprendermos a submeter mais e mais a nossa vontade ao Espírito Santo, cada vez mais estaremos seguindo na direção da obediência. Quando fracassamos e deixamos de confiar na capacidade que o Espírito tem de nos fortalecer, podemos confessar o nosso pecado, receber o perdão e continuar a seguir em frente. Só no dia em que estivermos unidos com Cristo, estaremos inteiramente livres da influência do pecado.

Não é possível servir a dois reinos ao mesmo tempo, assim como um indivíduo pode ser escravo de um só Senhor e estar legitimamente casado com uma só pessoa de cada vez. Deus quer exclusividade e viver na carne é prova de escravidão ao reino das trevas. Se alguém que não vive segundo o Espírito de Deus, fizer boas obras, com alcança através destas a aceitação de Deus e não está no caminho da perfeição, pois suas obras são meramente humanas.

Ser bom somente não leva ninguém ao Reino de Deus. Quem é bom, mas carnal, fracassa no alvo de toda a vida humana. A mente carnal é incompatível com a paz e a vida espiritual. É necessária uma obra real do Espírito Santo que eleva a pessoa do nível carnal para o nível espiritual e isso significa uma diferença notável.

Nossa sociedade está repleta de pessoas que acreditam que ser bom é o suficiente para levar uma pessoa para a eternidade. O Espiritismo, por exemplo, quer passar esta doutrina; Já que obram são necessárias para a salvação, conforme pensamento espírita, então as pessoas se deixam convencer rapidamente e passam a trabalhar pela sua salvação. Já que suas obras são vistas pela sociedade, estas levam mais fama do que as igrejas. Por isso não podemos de deixar de pregar sobre esta questão, pois há sempre pessoas que esporadicamente participam de nossos cultos, mas que estão impregnadas pela doutrina católica ou até mesmo pela crença espírita. Precisam repetir sempre de que sem fé é impossível agradar a Deus. Sem a ação do Espírito Santo é impossível produzir frutos agradáveis ao Senhor, mesmo que possa produzir frutos agradáveis a seres humanos. Jesus Cristo diz: "Eu sou o caminho..." (Jo 14.6), então que tenhamos cuidado de não seguirmos outros caminhos, pensando levarem ao Pai, mas é mera ilusão, pois nos levam à perdição.

Lembremos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1Co 3.16). Deixemos que ele aja em nós e experimentaremos um pouco do Reino de Deus já aqui na terra. Nenhuma outra sensação no mundo é melhor do que nos sentirmos perto do Pai, unidos com nosso Salvador, fortalecidos na fé, confortados na dor e encorajados para levarmos o Evangelho do amor, da graça e do perdão adiante para todos os que convivem conosco. Cuidemos para que o corre-corre do cotidiano, os problemas da vida, nosso egoísmo e ambições nos tirem a visão do Reino. Tudo aqui é tão breve, mas para muitos impedem o que é eterno. Neste sentido o final do nosso texto, o vers. 11 é conclusivo e animador: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos, vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita."

Que o Espírito Santo que habita em você ilumine os seus passos e que você deseje ser cheio do Seu fruto, caminhando a cada dia rumo à perfeição e à eternidade! Amém.





Pa. Dr. Marceli Fritz-Winkel
Presidente Getúlio/ SC
E-Mail: fritzwinkel@googlemail.com

(zurück zum Seitenanfang)