Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

19° Domingo após Pentecostes, 07.10.2007

Predigt zu Lucas 17:5-10, verfasst von Vilmar Abentroth

Estimados irmãos e irmãs em Cristo! Querida comunidade!

Um olhar superficial ao texto do Evangelho, pode provocar uma impressão estranha: O pedido dos apóstolos: "Senhor aumente a nossa fé!" parece não ser atendido. Pelo contrário, Jesus diz que mesmo uma fé pequena tem poder de transformar situações impossíveis. A seguir ele mostra através de uma parábola que a fé nos leva ao serviço, à dedicação e nos faz cumprir tarefas. Mas também dessa vez a conclusão surpreende: depois de tudo bem feito, nada de reconhecimento. Os discípulos aparentemente são empregados sem valor, que somente fizeram a sua obrigação. Como entender o que Jesus está propondo? Será que Deus quer escravos sem direito à gratidão?

Jesus os mostra um Deus que aparentemente é como um patrão desumano. Ele também não questiona a sociedade de classes que se compõe de donos de um lado e de escravos de outro. E ainda sugere que os cristãos tenham obediência absoluta, igual à de escravos, fazendo tudo por obrigação. Poderíamos perguntar: Quem vai querer ser discípulo nessas condições? Vale a pena ser cristão?

Mas vejamos o texto um pouco mais de perto. Que é que Jesus realmente quer dizer? Ora, quem diz essas palavras é quem está aí para servir e não para ser servido. E o serviço se faz em humildade. Jesus fala antes de tudo de si. É ele o servo de Deus e por isto também o servo da humanidade. Então, o "pano de fundo" é que Deus oferece amor como motivação para servir-lhe. Deus já nos deu Jesus, Ele morreu por nós. Os seguidores de Jesus devem ter consciência de que o que fazem, fazem em resposta ao evangelho e em gratidão por já terem recebido algo maravilhoso. Quem pode imaginar que Deus tem dívida conosco? Deus é o Senhor, é o Criador. Dele temos recebido tudo. Servi-lo abnegadamente não nos diminui, é gesto de humildade e reconhecimento.

Lembro-me aqui do relato de um filho que questionou seu pai por nunca ter-lhe dirigido palavras de elogios em função das boas notas no boletim. A isso o pai lhe responde: Meu filho, levanto de madrugada todos os dias e volto tarde de noite. Todo este tempo só trabalhei para o sustento da casa e o estudo de vocês. Tenho me sacrificado para dar o melhor, e você ainda acha que eu devo elogiar suas boas notas? Não fazes tu apenas a tua obrigação?

Estimados irmãos e irmãs, isto também significa que somente o escravo de Deus é livre neste mundo. É este o centro da mensagem de Jesus. O apóstolo Paulo fala de si como servo de Jesus Cristo. Ele o faz com sentimento de humildade, mas, ao mesmo tempo de autoridade. Somos tanto mais livres quanto mais comprometidos com a vontade de Deus. Essa liberdade nos torna críticos frente à realidade ao nosso redor. Se somente Deus é o Senhor, não posso ter outros senhores nem posso ser senhor do meu próximo. Livre é quem desiste de dominar os outros.

Vamos dar uma repassada nos textos bíblicos para este domingo, agora com esta perspectiva. Habacuque queixa-se para Deus por causa da violência, da injustiça, da destruição, da lei que não é cumprida. Então Deus responde a Habacuque que os justos viverão somente por sua fidelidade a Ele. É a fé que segura as pessoas na vida e na morte.

O Salmista fala do fim dos bons e dos maus. Sugere não ter inveja dos que praticam maldades. Estes vão desaparecer. O salmo convida a por a vida e a felicidade nas mãos e sob o domínio do Senhor Deus. Confie, e a promessa se cumprirá! A terra prometida está ali adiante. Os maus terão um fim horrível, serão destruídos. Deus ama a justiça e não abandona os servos fiéis. Confiem em Deus e obedeçam aos seus mandamentos. Tudo o que necessitarem Deus lhes dará no tempo oportuno.

E finalmente, o apóstolo Paulo, na segunda carta a Timóteo, lembra que o Espírito de Deus nos enche de poder e de amor. Não devemos ter vergonha de testemunhar: Cristo é a graça de Deus. Esta é a boa notícia do Evangelho, muito embora p anúncio e a vivência dessa notícia sejam passíveis de sofrimento, contrariedades, rejeição. Paulo propõe que fiquemos firmes na fé e guardemos os ensinamentos. E Deus vai guardar tudo "até aquele dia". Deus tem boa memória. Ele não esquece de seus servos. Assim como você deveria lembrar-se das boas dádivas que Deus te entregou, assim Ele, Deus, guardará as boas coisas que lhe foram entregues por você. Paulo vive a fé comprometida com a realidade. Ele tem uma esperança ativa e capacitada, por meio dos dons do Espírito Santo. Servir é resposta.

De tudo o que ouvimos da Palavra de Deus, deve-se concluir que o mundo seria diferente se confiássemos mais no senhorio de Deus. Seu senhorio é acompanhado do amor, da partilha, da justiça. Jesus o mostrou. Quando queremos ser senhores, provocamos violência, injustiça, sofrimento, escravidão. Impomos sacrifícios. A necessidade de dominar e de projetar-se faz as pessoas injustas, cruéis. Diminuir os outros, subjugá-los para o engrandecimento próprio, é expressão do desamor. Não assim aquele que serve. Ele vai espalhar amor, confiança, esperança.

Quem é seguidor de Jesus já recebeu a recompensa e não depende do reconhecimento dos outros. Deus não tem o dever de agradecer aos seus servos, embora também ele possa ser grato. Discípulas e discípulos vivem da promessa e confiam no que Deus dará. A fé comprometida com a vontade do Senhor é capaz de interferir e transformar o mundo e as pessoas. Ela vai deslocar amoreiras, como diz o texto de Lucas. Vai fazer maravilhas. É fé que atua e espera. É fé que age no agora com um olhar à eternidade. É resposta comprometida com o amor e a graça, recebidos de Cristo Jesus em nosso batismo - Ele que por nós nasceu, viveu, morreu e ressuscitou.

Transportar uma figueira brava, com suas enormes raízes, ao mar, era missão, tarefa impossível. O que pensamos hoje ser impossível de transformar? Com fé, ainda que pequena, tudo é possível, diz Jesus. O poder é de Deus, e para Ele nada é impossível. Pois é, o poder da fé neste Senhor se assemelha à semente de mostarda, pequenina, insignificante, transforma-se em árvore de 2 a 4 metros. Dentro da semente está o projeto da árvore. Contido na Palavra de Jesus está o projeto do Reino. Mesmo uma fé fraca, pequenos gestos, ações, são capazes de trazer grandes mudanças e transformações nas estruturas sociais e nas pessoas do nosso tempo.

Não é no brilho, nas luzes, no fantástico que está o novo. Ele vem humilde, é manjedoura, é burrico emprestado, é pão partido, é cruz. Quem nisto crer, e assim livre viver e servir, poderá olhar para o presente com desejo de mudanças e para adiante com esperança. Quem fez a promessa é fiel. Por isso é tão atual o pedido dos discípulos. Que seja este pedido também o nosso hoje: Senhor, aumenta-nos a fé.

                                                                              Amém!

 

 

 



Pastor Vilmar Abentroth
Horizontina /RS/ Brasil
E-Mail:

(zurück zum Seitenanfang)