Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

A Transfiguração do Senhor, 18.02.2007

Predigt zu LC 9:28-36, verfasst von Elvis Girardi di Nerich

OUÇAM JESUS!

Leituras
Sl 77
Dt 34.1-12
2Co 4.3-6
Lc 9.28-36
Lucas 9.35: ?E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.?
Queridos irmãos e queridas irmãs em Cristo,
Nós queremos meditar hoje com base no texto do Evangelho, mas estaremos também mencionando algumas partes do texto da epístola.
Os textos do dia de hoje nos permitem enfocar algo fundamental na religião cristã... o ouvir a Palavra de Deus.
O ouvir é fundamental pelo fato de que o Espírito Santo age em nós por este ouvir.
Imaginem uma criança que recebe a instrução de seu pai de que ela deve ir ao mercado e comprar uma dúzia de ovos. Quando ela volta para casa ela traz dois ovos... E o que isto significa? Ela ouviu, mas não entendeu.
Deus quer que ouçamos e entendemos a sua Palavra. Mas somente o Espírito Santo é capaz de nos fazer entender a Palavra de Deus com o coração, com a fé.
Vejamos como isto se desenrola nos textos bíblicos de hoje.
No texto do Evangelho segundo Lucas vemos algo extraordinário acontecendo com Jesus. Ele e mais três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João, sobem um monte com o propósito de orar. Jesus está orando e então o seu rosto se transforma e as suas roupas começam a brilhar. Pedro, Tiago e João, a pesar do grande sono que estavam sentindo, não deixaram de ver este sinal... havia luz saindo das roupas de Jesus.
A luz é algo com que nosso Deus se identifica. Vários textos, principalmente no Evangelho de acordo com João, mostram que Deus é comparado com a luz. Sem luz nós não podemos ver e sem luz não há vida. Deus é a luz espiritual que nos permite vermos a verdade e nos dá a vida.
A luz que saia das roupas de Jesus era um sinal da parte de Deus que testemunhava que Jesus é de fato filho de Deus... Jesus é de fato Deus... Jesus é o enviado de Deus.
Junto com Jesus aparecem dois heróis da fé do AT: Moisés e Elias. Existe algo em comum entre Moisés e Elias, que chama a atenção neste contexto.
Havia a profecia de que Deus enviaria um profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15). Muitas pessoas no povo de Israel acreditavam que este profeta que viria e que seria semelhante a Moisés seria o Messias.
Havia outra profecia de que Elias voltaria (Ml 4.6), para que Deus não castigasse a terra. Esta é também a função do Messias... ser aquele que paga pelos pecados da humanidade para que este castigo não caia sobre as pessoas.
Moisés e Elias, juntos, conversando com Jesus... a associação é inevitável... Jesus é o Messias de Deus.
Queridos irmãos e irmãs, a luz divina é Jesus Cristo. E embora nós não podemos ver com os nossos olhos há uma luz que brilha no coração do cristão... o apóstolo Paulo diz: A luz (de Deus) resplandece nas trevas (do nosso coração) (2Co 4.6). A luz de Cristo brilha nos corações de vocês. Deus lhes concedeu a fé salvadora.
E por isto nós ouvimos e entendemos a Palavra de Deus escrita pelo apóstolo Paulo, que escreveu: ?Nós vemos a glória de Deus na face de Jesus Cristo? (2Co 4.6).
Pedro, Tiago e João, viram com os seus olhos a glória de Deus na face de Cristo. Entretanto, Deus Pai decidiu não deixar esta conclusão dos fatos simplesmente ao encargo deles.
Diz o texto de Lucas que uma nuvem veio e os envolveu.
A nuvem simboliza a presença de Deus. Depois que o povo de Israel saiu do Egito, Deus os acompanhou na sua peregrinação rumo a terra prometida. De dia Deus os acompanhava na forma de nuvem de fumaça para os proteger do sol e a noite na forma de nuvem de fogo para alumiar o caminho.
Pedro, Tiago e João entenderam que aquela nuvem que os encobriu não era uma nuvem normal, mas era o próprio Deus. Então eles tiveram temor, pois sabiam que eles eram pecadores e que o Santo Deus estava ali.
De dentro da nuvem de fumaça Deus diz com todas as Palavras para que não houvesse erros de interpretação: ?Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi?.
Filhos de Deus, o nosso Santo Deus também vai ao encontro de vocês. Deus vai até vocês, não na forma de nuvem, mas na sua Palavra ? a Bíblia.
Na Palavra de Deus você é confrontado com a sua verdadeira natureza ? a natureza pecadora, que merece somente castigo e no final a condenação eterna. E diante desta Palavra Deus também lhe faz temer e tremer, quando ele aponta para pecados do seu dia a dia que demonstram que você peca porque é pecador.
Mas Deus, em sua Palavra, também lhe perdoa e lhe consola. Deus lhe mostra em sua Palavra que foi justamente porque você e os outros seres humanos são pecadores que Jesus desceu do céu e se encarnou, pelo Espírito Santo, na virgem Maria e assim foi feito homem. Jesus se tornou um de nós para em nosso lugar pagar por todos os nossos pecados e nos declarar perdoados diante de Deus.
Deus, em sua Palavra, lhe mostra que o único caminho para a Salvação é Jesus Cristo. Somente Cristo pode salvar... somente ele pagou pelos pecados da humanidade... crendo somente nele recebemos o perdão.
Por isto, assim como Deus disse do meio da fumaça de nuvem, para Pedro, Tiago e João, Deus também fala a você por meio da Bíblia: ?Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi?.
Deus está dizendo para você: ?Ouça o meu único Filho, Jesus... creia nele e no que ele diz e viva eternamente?.
E na Palavra de Deus, na Bíblia, o lugar onde você ouve Jesus. É na Bíblia que Jesus lhe fala tudo aquilo que ele considerou importante para você ser salvo.
Sigam o conselho de Deus: Ouçam Jesus! Leiam a Bíblia, e vocês ouviram com a fé as Palavras que concedem vida eterna.
Que Deus permita que o meditar no conteúdo da Bíblia faça parte do nosso cotidiano. Na certeza de que nela ouvimos as Palavras de Jesus que nos admoesta, perdoa, instrui, conforta, fortalece, capacita, motiva e nos leva a morada paterna.
Amém.

ESBOÇO:

INTRODUÇÃO
(historinha do menino que ouviu, mas não entendeu).
Ouvir e compreender... duas coisas diferentes, mas não deveria ser assim com respeito a Palavra de Deus.

1 ROSTO TRANSFIGURADO E VESTE BRILHANTE ? Sinal de Deus

1.1 A luz é algo com que Deus se identifica

1.2 Jesus, Moisés e Elias
1.2.1 O seu rosto muda de aparência e da sua roupa sai luz (Ele é de Deus)
1.2.2 Moisés e Elias ? Grandes profetas que dão testemunho de Jesus
1.2.3 Eles indicam que Jesus é o Messias prometido

1.3 Embora não vejamos com os nossos olhos... há uma luz que brilha na vida do cristão... Paulo diz: A luz (de Deus) resplandece nas trevas (do nosso coração) (2Co 4.6)

1.4 Nós vemos a glória de Deus na face de Jesus Cristo (2Co 4.6)

2 O PAI NOS FALA ? Ouçam Jesus!

2.1 Deus Pai decidiu não deixar a conclusão dos fatos simplesmente no entendimento de Pedro, Tiago e João
2.1.1 Deus foi ao encontro deles em forma de nuvem ? como foi na peregrinação do povo de Israel pelo deserto.
2.1.2 Eles entenderam que era Deus e tiveram temor, pois se reconheciam pecadores na presença de Deus.
2.1.3 Deus lhes disse com todas as Palavras ? Este é o meu filho, meu enviado, a ele ouvi.

2.2 Deus também vem ao seu encontro... não na forma de nuvem, mas na sua Palavra ? A Bíblia
2.2.1 Deus também lhe faz temer, pois ele lhe mostra que você é pecador
2.2.2 Mas Deus também lhe consola e perdoa lhe mostrando que foi por isto que Jesus Cristo veio ao mundo
2.2.3 Deus lhe mostra que Jesus é o único caminho para a salvação
2.2.4 Deus lhe diz: Ouça o meu Filho Jesus... creia no que ele diz e viva eternamente.

CONCLUSÃO
Que Deus permita que o meditar no conteúdo da Bíblia faça parte do nosso cotidiano. Na certeza de que nela ouvimos as Palavras de Jesus que nos admoesta, perdoa, instrui, conforta, fortalece, capacita, motiva e nos leva a morada paterna.

Pastor Elvis Girardi di Nerich
Guarapuava, PR ? Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
http://www.ielb.org.br
E-Mail: elvisgnerich@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)