Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

13º Domingo após Pentecostes, 07.09.2014

O desafio de ajudar a perceber o pecado
Predigt zu Mateus 18:15-20, verfasst von Edivaldo Binow

 

Saudação:

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as vocês.

Oração

Mensagem

Queridos irmãos e irmãs, voltando nosso olhar sobre o texto do Evangelho encontramos um importante desafio para o nosso jeito de ser comunidade: o desafio de ajudar as pessoas a perceberem o pecado em suas vidas, seus erros, e a necessidade de viver em comunidade sob os cuidados de Deus.

Esse desafio, na verdade, tem a ver com a nossa confiança em Deus e o reconhecimento de que precisamos de seus cuidados, de sua graça e misericórdia. Pois só aquele que crê é capaz de perceber o seu pecado ou a sua teimosia em viver longe de Deus.

E por crermos, por sermos uma comunidade, sabemos que é importante esta atitude da reconciliação, chamando atenção para o que nos afasta de Deus e nos afasta uns dos outros.

Por isso temos a tarefa de corrigir as pessoas... corrigir os outros é algo que não gostamos de fazer e normalmente é algo que não aceitamos, ser corrigidos.

E como podemos fazer isso sem causar conflito, sem causar constrangimento, sem prejudicar a nossa relação?

Em primeiro lugar, lembrando o que lemos de Ezequiel, ajudar as pessoas a perceber o pecado não é algo que fazemos por fazer, é na verdade uma necessidade, uma ordem que ajuda a manter a liberdade, a vida da pessoa. Ajudar alguém a perceber seus erros é perceber o cuidado de Deus.

Mas Deus usa a nós, que somos imperfeitos, pecadores. Isso mesmo, ao apontar o erro do outro não posso esquecer-me dos meus próprios erros. É alguém imperfeito, pecador, ajudando outra pessoa imperfeita, pecadora...

E como pode surgir um bom resultado nessa relação de cuidado entre pecadores? Basta entender que se há esta atitude de reconhecer o pecado e ajudar outra pessoa a ter este reconhecimento, ali se manifesta a ação do Santo Espírito de Deus, que nos move a iniciar uma luta contra o pecado. Essa é a nossa tarefa diária como pessoas batizadas.

Aconselhar-se mutuamente, esta é uma oportunidade de viver a liberdade que Deus nos dá, é oportunidade de viver a graça e o amor de Deus... Não há o que é mais importante, mas juntos e com o cuidado de Deus encontramos o caminho mais importante, o caminho da verdade e da vida. A verdade de que somos pecadores e só podemos ter vida verdadeira por meio da graça de Deus.

Nossa vida é gratidão, é louvor a Deus, que se manifestam no bem que fazemos a nossos irmãos e irmãs. Esse "fazer o bem" se mostra na dica que Jesus nos deixa ao aconselhar sobre como chamar a atenção da pessoa pecadora: conversar com carinho, à parte, sem acusar, prejudicar ou humilhar... é algo feito com amor.

E quando agimos com amor, sentimos, vivemos sinais do Reino de Deus entre nós, podemos perceber que o céu é aqui... O que experimentamos aqui em relação ao cuidado e amor de Deus é sinal do que temos preparado no céu.

Por isso, numa atitude constante de nos ajudar, nos aconselhar, apresentamos a necessidade de nos reunir, nos encontrar, dois, três, dez, cem... nos encontramos e celebramos sob a graça de Deus e na certeza de que Deus está conosco.

Com a graça e o cuidado de Deus podemos enxergar nossos erros, enxergar nosso convite de exercer o amor e o cuidado com nossos irmãos e irmãs a cada novo dia. Amar ao próximo não é para ser uma tarefa impossível, mas algo que podemos realizar de bom grado, com gratidão no coração e a certeza que nos ajudando estamos superando a nossa condição de pessoas pecadoras.

E confiantes podemos nos espelhar em Jesus, nas suas qualidades, como lembra o texto de Romanos, viver na luz de Cristo, sem imoralidades, bebedeiras, ciúmes ou brigas, ou seja, sem valorizar o que pode facilmente nos afastar de Deus.

Irmãos e irmãs, somos convidados a caminharmos na luz de Cristo, ajudando-nos uns aos outros na luta contra o pecado.

Esta tarefa é possível e que ela possa começar no nosso coração entendendo que somos pecadores, mas que com humildade, sinceridade, podemos nos ajudar para que entre nós e ao nosso redor a luz de Cristo brilhe mais forte e o poder do pecado seja superado.

Que a graça de Deus nos ajude nesta tarefa. Amém.

Benção:

E paz de Deus, que é maior que o nosso conhecimento humano, esteja guardando nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Amém.

 



P. Edivaldo Binow
Santa Maria de Jetibá/ES
E-Mail: edivaldo.binow@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)