Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Dia da Reforma Luterana, 31.10.2007

Predigt zu Romanos 3:19-28, verfasst von Leandro Daniel Hübner

  

Como somos aceitos por Deus

A revista Veja do dia 24 de outubro traz as declarações de um conhecido líder religioso brasileiro num programa de rádio. Ouçam o que ele disse: "Estamos gastando 7 milhões de reais por mês para sustentar os programas de rádio. De onde vem esse dinheiro? Ele não cai do céu. Vem de ofertas. Mas, se você gosta e não participa, como pode querer ser abençoado? Pegue um boleto bancário, deposite no banco e depois venha com o recibo na nossa igreja. E nós colocaremos o seu nome no nosso computador para orar por você. Mas tem de pagar todos os meses. É uma parceria: você nos ajuda financeiramente e nós ajudamos você com nossas orações. Dê 20 reais, 30, 100 reais ou mais. Eu tenho certeza absoluta que Deus irá ajudar quem nos ajudou. Mas mensalmente, tem de ser perseverante."

Vemos claramente aqui uma negociata com Deus, onde Ele fica "obrigado" a me ajudar e favorecer se eu primeiro cumprir com certas obrigações financeiras com a igreja.

Esse tipo de ensino não é nenhuma novidade criada por certas igrejas modernas, nem exclusividade da chamada "teologia da prosperidade". O pensamento de que podemos comprar as bênçãos de Deus, seja com dinheiro, bens, sacrifícios ou boas obras, era o ensino da igreja também na época de Martinho Lutero, 500 anos atrás.

Lutero cresceu dentro dessa idéia do "toma lá, dá cá" e ao tornar-se um monge, isso o levou ao desespero, pois sempre achava que precisava fazer mais e mais sacrifícios para satisfazer as exigências de Deus.

Apenas em 1517 e 1518, quando aprofundou-se no estudo do NT, Lutero descobriu que Deus não se satisfaz com nossas obras, ofertas e sacrifícios, mas que Alguém pagou a dívida dos nossos pecados em nosso lugar, satisfazendo a justiça de Deus.

Lutero descobriu que somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado. Ele viu isso especialmente em Rm 3 e 1Co 1, entre outros textos que lhe mostraram o verdadeiro Evangelho de Cristo. Hoje, lembrando os 490 anos da Reforma Luterana, nós queremos reafirmar que somos aceitos por Deus através do Cristo crucificado.

Não existe outra forma de sermos salvos. Em Rm 3.22,25 e 28 Paulo diz: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.

O próprio Jesus diz em nosso Evangelho de hoje: Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos, e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres (Jo 8.31b,31,36). Também em Jo 14.6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

O que Lutero redescobriu, e que na verdade sempre foi o verdadeiro ensino bíblico, é que há no mundo apenas dois caminhos que oferecem salvação ao ser humano: o das obras e o da fé. O das obras, apesar de ser muito atraente e enganar muito gente, pois agrada o ego das pessoas, não funciona, porque ninguém consegue cumprir toda a Lei de Deus e também porque Ele não vende a salvação.

O da fé é o caminho que salva, mas não qualquer fé - somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado. O único caminho é a fé em Cristo, como único e verdadeiro Salvador, e mesmo assim não é a fé que salva, mas Aquele em que a fé se agarra - Jesus Cristo. E não existe outra forma de sermos salvos.

Somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado. O apóstolo Paulo mostra que essa salvação é loucura para o ser humano. Em 1Co1.23 ele diz: Mas nós anunciamos o Cristo crucificado - uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura. Para o ser humano, contaminado pelo pecado desde antes de nascer, é uma loucura crer num Salvador crucificado, crer que não precisamos nem podemos fazer nada para ajuda em nossa salvação. É uma loucura, um absurdo, que um Deus poderoso se humilhou ao ponto de ser morto na cruz pelos próprios pecadores que veio salvar. É loucura o que Paulo diz também em Rm 3.24: Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que nos salva.

Nós, meus irmãos e irmãs, também somos tentados a pensar como o mundo pensa. Ou não é verdade que às vezes achamos que Deus nos deve algo porque sempre estamos no culto, sempre ofertamos, oramos, ajudamos na igreja...?

Sim, nós também pensamos muitas vezes que nossas obras contam pontos em nossa caminhada para o céu. Somos levados a desprezar a loucura da cruz de Cristo.

Mas, somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado. E essa loucura da cruz é nossa doutrina fundamental. Quando Lutero descobriu a salvação somente pela fé em Cristo, unicamente pela graça de Deus e revelada somente na Escritura, ele também passou a pensar como Paulo, quando diz em 1Co 2.2: Quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.

Cristo e sua morte na cruz - essa é nossa doutrina fundamental como cristãos luteranos. Por quê? Porque foi com sua morte na cruz que Cristo pagou por todos os nossos pecados, vencendo ali o diabo, a morte e o pecado. E ressuscitando, se tornou o doador da nova vida a todos que nele crêem, dando-nos perdão, vida e salvação. Isto é o que chamamos de Teologia da Cruz, que para o mundo e até para algumas igrejas que se dizem "evangélicas", é uma loucura, pois não deixa nenhuma brecha para o esforço do ser humano.

Somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado. Essa é nossa doutrina fundamental, porque é a doutrina central e fundamental da Bíblia. Esse é o verdadeiro e puro Evangelho de Jesus Cristo.

Somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado. Somos salvos pela fé nesse Cristo. E aqui, meus irmãos, quero dizer que a fé em Cristo é muito mais ação e atitude do que emoções e sentimentos. Por isso, não esperemos que as emoções nos façam agir, pois elas mudam, diminuem, acabam. A fé criada em nós pelo ES nos fazer agir com consciência e coragem, seguindo a Palavra de Cristo com dedicação.

O fato de sermos aceitos por Deus pela fé em Cristo não nos deve deixar acomodados. Pelo contrário, a fé é viva - ela brilha na escuridão do pecado e dá o sabor do amor de Cristo ao mundo. Ela nos leva a mostrar essa maravilhosa, graciosa e gratuita salvação para todos que Deus coloca em nosso caminho, começando em casa, com nossos filhos e familiares, e indo cada vez mais longe com nosso testemunho, orações, ofertas, participação e trabalho na Igreja, que é o corpo de Cristo.

Que bom que Lutero, guiado por Deus, descobriu que somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado! Que bom que Deus trouxe essa maravilhosa notícia até nós hoje, através da Palavra e Sacramentos.

Deus nos dá o seu ES e seus dons, para que nós levemos, como fez Lutero, o Evangelho para todos. Que Deus nos motive, capacite, guie e nos mova a cada vez mais mostrarmos ao mundo que somos aceitos por Deus através de Cristo crucificado! Amém.

 

  

 



Leandro Daniel Hübner
Dionísio Cerqueira, SC ? Brasil
E-Mail: ledahu@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)