Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

23° Domingo após Pentecostes, 04.11.2007

Predigt zu Lucas 18:9-14, verfasst von Lindolfo Pieper

  O PROBLEMA DO ORGULHO

Lucas 18.14: "Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta, será humilhado; mas quem se humilha, será exaltado".

Havia certa vez um homem muito arrogante, cheio de si e que achava ser o dono da verdade. Sobre qualquer assunto, ele sempre achava que tinha uma opinião melhor e gostava de criticar os outros. Para ele, o único certo era ele.    

Um dia ele entrou numa barbearia para cortar o cabelo e fazer a barba. Enquanto esperava a sua vez, viu, no canto da barbearia, sobre o armário, uma coruja assentada. Achando que ela estava empalhada, isto é, recheada de palha depois de morta, esse homem, metido a sabido, começou a falar: "Honestamente, o sujeito que empalhou esta coruja era um grande incompetente. Esse cara, com certeza, nunca viu uma coruja viva. Reparem só a cabeça: está torta, inclinada para um lado. Falta estética. Veja só como as garras estão mal colocadas!".  

Enquanto o homem falava, o barbeiro continuava tranqüilamente o seu trabalho. Ele continuou: "Se fosse eu quem tivesse feito esse trabalho, seguramente não teria feito um serviço porco desses. Principalmente...". 

Quando ia começar a frase seguinte, a coruja pulou do armário e começou a caminhar para frente. Parou um pouco, olhou para aquele homem metido a sabichão, que nessa hora estava morrendo de vergonha, e depois voou para fora.   

Muitas pessoas, à semelhança desse homem, se julgam mais do que os outros. Elas criticam a tudo e a todos, como se fossem os únicos donos da verdade.   

Essas pessoas precisam aprender um pouco de modéstia e humildade, pois quem quer ser mais do que os outros, um dia acabará se envergonhando. Diz o Salvador Jesus: "Quem se humilhar, será exaltado. Quem, porém, se exaltar, será humilhado". E Tiago acrescenta: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4.6).  

Ninguém ganha nada com o orgulho, só perde. Quem é orgulhoso, demonstra que não está preparado para ser aquilo que é. Por isso é preciso voltar a sua condição original. Por isso Deus o rebaixa. 

Mas o pior orgulho é aquele que faz o sujeito achar que é grande diante de Deus, que pode se salvar pelos seus próprios méritos. Esse foi o problema do fariseu da parábola que Jesus contou.  

Jesus disse que certa vez dois homens subiram ao templo a fim de orar: um fariseu e um publicano. Enquanto que o publicano batia no peito, lamentando o seu pecado, o fariseu se levantou na frente de todos, e começou a dizer em voz alta: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os demais homens: avarento, desonesto e imoral. Agradeço-te porque não sou como aquele cobrador de impostos, aí nos fundos da igreja, cheio de pecado. Sempre procuro fazer o bem: jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto possuo".    

Este, o publicano, diz Jesus, foi justificado para casa, e não o fariseu, "pois todo aquele que se humilha será exaltado, mas quem se exalta será humilhado" (Lucas 18.14).    

No Sermão do Monte temos um exemplo bonito do que é a humildade. Jesus, depois de curar várias pessoas, atendendo as suas necessidades materiais, sobe ao monte com os seus discípulos a fim de orar. Depois, assentando-se, começa a lhes ensinar. E as primeiras palavras que ele diz são: "Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5.2).    

A palavra bem-aventurado vem de ‘macários', que significa feliz. Os gregos achavam que os deuses que moravam nas ilhas é que eram felizes, pois tinham tudo o que precisavam. Jesus, porém, diz que felizes sãos os humildes, porque deles é o reino dos céus.   

Para uma pessoa ser cristã é preciso humildade. No reino de Deus não há lugar para os orgulhosos. E por que no reino de Deus não há lugar para os orgulhosos?   

Em primeiro lugar: é porque o orgulhoso se coloca acima das outras pessoas, achando que não se deve misturar com as pessoas simples da igreja.   

Como todos podem observar: normalmente não são os ricos que compõem a igreja, mas sim os pobres. Isso não é porque os pobres são melhores diante de Deus. Mas é porque os pobres, por causa da sua pobreza material, sentem mais necessidade de buscar a Deus, a fim de amenizar um pouco o seu sofrimento; enquanto que o rico acha que não precisa de Deus. E daí acontece que o rico não vai à igreja, pois acha que a igreja é um lugar de pobres, e que ele não cabe no meio deles.   

O orgulho é, portanto, uma barreira para muitas pessoas seguirem a Cristo, pois não querem se nivelar com os outros. Por isso, para entrar nos céus é preciso humildade, e muita humildade: humildade para se sentar num banco de madeira, num galpão qualquer, a fim de ouvir a palavra de Deus. 

Em segundo lugar: para entrar no reino dos céus é preciso ser humilde, pois o orgulhoso se encastela na sua riqueza e no seu estudo, achando que ele não precisa de Deus.

Este foi o problema daquele homem rico, cuja história Jesus contou. Jesus disse que havia certa vez um homem que fez uma grande plantação de trigo. Como foi um ano de fartura, ele colheu mais do que esperava. Ele então mandou construir mais alguns paióis, guardou o trigo lá dentro e disse para si mesmo: "Eu sou uma pessoa feliz. Não preciso me preocupar com mais nada, pois tenho tudo o que preciso. Agora é comer, beber e descansar". Mas Deus lhe disse: "Seu louco! Esta noite vou pedir a tua alma, o que tens preparado para quem será?" (Lucas 12.20).    

E Jesus a seguir adverte contra os perigos da riqueza, dizendo: "Guardai-vos de todo e qualquer avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui".  

Este também foi o problema daquele homem rico, patrão de Lázaro. Enquanto Lázaro confiava em Deus e dedicava toda a sua vida a ele, o rico vivia fazendo festas, tomando chope e comendo caviar. Ele achava que isso é que era vida: comer, beber e se alegrar. Deus nem estava nos planos dele, pois para que um homem como ele ainda precisava de Deus?    

Mas um dia ele morreu, e foi para o inferno. Daí ele viu o seu erro: enquanto que Lázaro estava feliz com Deus no céu, ele estava ardendo no fogo do inferno. Ele então pede a Lázaro, não um copo de chope, mas uma gota de água, pois tão grande era a sua sede.   

Para ir para o céu é preciso, pois, ser humilde, pois o orgulho faz a pessoa se encastelar na sua riqueza e no seu estudo.    

Em terceiro lugar: o orgulhoso não entra no céu, pois ele, no seu orgulho, não reconhece o seu erro, as suas falhas e a sua insuficiência diante de Deus.    

Para uma pessoa se tornar cristã é preciso que ela reconheça que é pecador. Ela precisa se lançar no pó da terra, e exclamar: "Ó Deus, compadece-te de mim, pobre pecador!" (Lucas 18.13). 

Foi por essa razão que Jesus elogiou aquele centurião, que achava não ser digno de receber Jesus na sua casa. Foi por essa razão que Jesus condenou aquele publicano, que se julgava melhor do que os outros. E foi por esta razão que Jesus, quando os discípulos lhe perguntaram quem era o maior no reino dos céus, pegou uma criança, colocou-a no colo, dizendo: "Quem não se humilhar como esta criança, de modo nenhum entrará no reino dos céus!" (Mateus 18.4).    

A criança é uma criatura humilde. Ela erra, mas reconhece o seu erro. E quando é castigada, logo levanta a cabeça e segue em frente.   

O orgulhoso, no entanto, nunca se humilha, pois ele se julga melhor do que os outros. Por isso é que é tão difícil trabalhar numa igreja onde existem pessoas orgulhosas, pois elas acham que não erram, só os outros é que erram. E, quando são corrigidas, elas são capazes de fazer uma verdadeira guerra, mas não admitem nunca o seu erro.    

Por isso diz Jesus: "Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus". É, pois, preciso ser humilde para poder ser cristão, pois o orgulho é um empecilho para a vida espiritual.   

E eu lhe pergunto: É você uma pessoa humilde? O seu orgulho às vezes não lhe atrapalha na vida cristã?   

Cuidado, meu amigo e minha amiga, com o orgulho. O orgulho já levou muitas pessoas para o inferno. Se você um dia quer entrar no céu, então você precisa primeiro aprender a ser humilde.  

Sejamos, pois, humildes, porque Jesus nos promete recompensar, dizendo: "Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino dos céus".

 



Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)