Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

1º Domingo na Quaresma, 25.02.2007

Predigt zu Lucas 4:1-13, verfasst von Lindolfo Pieper

TENTAÇÃO
Lucas 4.1-4: “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e foi guiado pelo mesmo Espírito no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome. Disse-lhe então o diabo: Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem”.
Um pai caminhava à noite com o seu filho numa das ruas de Paris. E eis que passaram por um lugar muito iluminado e atraente. Uma música suave saía pelas janelas abertas de um prédio. “Que é isso, pai?”, perguntou o filho. O pai respondeu: “Meu filho, isso é o inferno”.
O menino ficou surpreso. “Inferno? Inferno com todo este brilho, esplendor e encanto?”. Pensava que o inferno fosse feio e que na entrada não houvesse uma fachada vistosa, mas sim uma explosão de fogo e enxofre. Ouvira dizer que no inferno há choro e ranger de dentes.
Mas ali havia música agradável e o cheiro apetitoso de perfume. Tudo aquilo era tão bonito. E o pai dizia que aquilo era o inferno.
E no letreiro desta boate ou inferninho se lia: “ENTRADA FRANCA”. A entrada era franca, mas a saída custava caro: caráter estragado, vida arruinada, consciência queimada e a alma atolada na lama do pecado.
Satanás sempre está disfarçado, mascarado e fingido. Ele nunca chega perto de uma pessoa, dizendo: “Olha, aqui estou eu, o diabo. Cuidado comigo!” Não. Satanás é muito esperto. Sua aparência é a de um amigo, conselheiro, ajudador. Mas na realidade é um leão que ruge, procurando alguém para devorar.
No Evangelho Lucas, capítulo 4, como também em Mateus 4, encontramos a história da tentação de Jesus. Satanás aparece disfarçado, fingindo ser amigo de Jesus, mas querendo levá-lo para o mal.
Nos três assaltos o diabo visa a mesma coisa: impedir, logo de início, a obra redentora de Jesus. Entretanto, Jesus o desmascarou. Chamou-o pelo nome certo, Satanás, e nos deu um exemplo maravilhoso de como resistir à tentação.
As três maneiras nas quais Satanás apareceu a Jesus nos mostra claramente como o diabo é fingido.
Imediatamente depois do seu batismo, o Espírito Santo levou Jesus para o deserto da Judéia. Depois de ficar 40 dias sem comer nada, Jesus foi tentado pelo diabo.
Na primeira tentação Satanás utilizou um forte instinto do homem: a fome, o apetite. Com esta tática o pai da mentira já tivera sucesso no Éden. E ele resolveu tentar de novo, com a mesma linha de ataque.
Sabemos que a fome transforma o homem numa fera selvagem. O homem faminto é perigoso, pois perde o seu controle. Só pensa em satisfazer uma de suas necessidades fundamentais para sobreviver. E lemos que Jesus estava de jejum 40 dias.
Satanás se aproxima de Jesus e lhe sugere: “Por que sofrer? Você não é o Filho de Deus?” A seguir quer fazer com que Jesus lhe obedeça, mandando transformar as pedras do deserto em pães para matar a sua fome.
Enfim, a necessidade era grande e o remédio era possível. Satanás amarrou a isca ao redor do anzol e a jogou para Jesus. Mas a tentação que dera certo no jardim do Éden, não deu certo com Jesus, que logo respondeu: “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”.
Eis o método para vencer as tentações: usar a Bíblia, as Sagradas Escrituras. Jesus anulou o diabo com o “Está escrito”, e o tentador estava derrotado na sua primeira ofensiva.
Alimento para o corpo é muito importante, é vital para a nossa existência. Mas temos também uma alma. O corpo morre e é enterrado, apodrece. A alma é imortal, não é enterrado e nem apodrece. O alimento para a nossa alma é a Palavra de Deus. Jesus é o pão da nossa vida espiritual.
Nós devíamos saber usar as Escrituras como Jesus a soube usar. Devemos conhecer o manejo desta espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, pois só assim podemos nos defender dos ataques de Satanás.
Sobre a segunda tentação nos relata o evangelista: “Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o no pináculo do templo. E lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem, eles te sustentarão em suas mãos para não tropeçares alguma pedra”.
O diabo convida Jesus a pular lá do alto da torre do templo para testar a proteção de Deus. E como Jesus tinha citado as Escrituras em resposta à primeira tentativa satânica, o diabo também cita as Escrituras. Mas a usa mal, pois só cita uma parte do versículo. Omitiu que Deus nos protege em todos os seus caminhos.
Deus nos promete proteção, mas nos caminhos do dever e da responsabilidade. E não em caminhos falsos, em caminhos que só tomamos para o desafiar e o tentar.
Quem torce o sentido da Palavra de Deus e a usa mal, mostra que teve aulas na escola de Satanás. Hoje não faltam estes falsos profetas, pessoas que distorcem o sentido das Escrituras e citam mal a Bíblia.
Mas Jesus lança o contra-ataque com as Escrituras, citando-as corretamente: “Está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”.
Confiar na proteção de Deus não significa que podemos brincar com a nossa vida, colocando-a em perigo sem necessidade.
Daí vem a terceira tentação. Satanás já perdeu duas batalhas. Mas ele não desanima, insiste de novo. E desta vez ele mostra o seu descaramento. Ele tem a ousadia de oferecer ao Filho de Deus, o criador dos céus e da terra, a posse, a propriedade do mundo, caso Jesus se prostrasse diante dele e o adorasse.
O prostrar-se diante de uma pessoa era a maneira de reconhecer que essa pessoa era superior a ela e que lhe devia obediência. Mas Jesus contra-ataca novamente, dizendo: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto”.
“Retira-te, Satanás!” São duas palavras que nós devemos memorizar e estar sempre prontos a usar. É como se disséssemos: “Arreda! Sai da minha frente, Satanás!”.
E pela terceira vez Jesus usa a arma do Espírito, e diz: “Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto!”.
O evangelista Mateus conclui o seu relato, dizendo: “Com isso o deixou o diabo e eis que vieram anjos e o serviam”.
Derrotado, o diabo se retira. E Jesus, após esses combates, é saciado e confortado pelos anjos de Deus.
Estes mesmos anjos nos confortarão, nos servirão e nos protegerão se permanecermos firmes na hora da tentação. Diz a Palavra de Deus: “O anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o temem, e os livra”.
Jesus foi tentado como nós somos tentados, e não caiu. Ele é, portanto, poderoso e pode nos ajudar quando somos tentados. Jesus nos abriu o caminho triunfante para o céu. Ele não pecou. Satisfez a exigência da justiça divina e assim salvou o mundo.
Satanás não pára. Tentou a Jesus e tenta a humanidade ainda hoje. Trabalha dia e noite para nos desviar dos caminhos de Deus.
Ele, por exemplo, nos tenta nos negócios. Nos sugere maneiras desonestas para aumentar a nossa renda. Ele nos diz: “Todo mundo faz isso, por que você não faz também? Fazendo assim você se enriquece depressa?”
Assim o diabo age, disfarçado, fingido, trabalhando na nossa mente. Ele nos quer levar ao roubo, à desonestidade. Façamos nessa hora como Jesus, dizendo: “Retira-te, Satanás! Porque está escrito: Nem só de pão viverá o homem”. E, “o que adiante ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”.
Quando temos problemas na vida, passando por momentos difíceis, o diabo nos atiça a afogar as nossas mágoas na bebida, nas drogas e nas diversões mundanas. Nesta hora devemos dizer-lhe: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Não sabeis que o vosso corpo é santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”
Quando alguma pessoa fala mal de nós, fazendo-se de inimigo, ele diz: “Mas você, como você é medroso! Por que você não mostra quem você é e se vinga daquele sujeito?”
Nessa hora devemos imitar a Jesus e dizer: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Quem odiar a seu irmão é assassino, e todo assassino não tem vida permanente em si mesmo”. E, “amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.
Aos jovens ele diz: “Por que você ainda se mantém puro? Existem tantas maneiras de evitar. E, caso der algum problema, você se casa ou pratica o aborto. É bom conhecer antes, fazer experiência!”. E assim o diabo leva os jovens a pisotear a pureza e a castidade.
Nesta hora é preciso agir como Jesus, e dizer: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Não cometerás adultério. Fugi da impureza. Como cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?”
Quando chega à hora do culto, o diabo diz: “Por que ir à igreja? Não precisa ir sempre. Aproveite o fim de semana para se divertir. Pode ficar em casa algumas vezes, que Deus vai entender você”.
E nós então, nessa hora, quando somos tentados para não ir ao culto, devemos fazer como Jesus, usar a Bíblia e dizer: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns”. Pois, “quem é de Deus ouve a Palavra de Deus”.
Estas são algumas das tentações de Satanás, estas são algumas maneiras dele nos afastar de Deus, levando-nos ao pecado. Quantas vezes já fomos vencidos, deixando-nos levar pelas sugestões do diabo.
Porém, agora que conhecemos os seus ataques, queremos tomar a decisão de não mais dar ouvidos a voz do tentador, mas resistir-lhe corajosamente todas as vezes que ele nos vier tentar.
Para isso precisamos estar em íntima comunhão com Deus, lendo e ouvindo a sua Palavra, participando da Santa Ceia e vivendo uma vida de oração.
E, se assim fizermos, podemos ter a certeza de que não seremos vencidos, mas vencedores. Pois os anjos de Deus que vieram servir a Jesus, estarão também a nossa disposição para nos ajudar.
Que Deus nos dê forças para resistir às tentações do diabo e a manter-nos firmes na fé. Em nome de Jesus. Amém.


Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
www.ielb.org.br
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)