Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

1º Domingo de Advento, 02.12.2007

Predigt zu Mateus 21:1-11, verfasst von Lindolfo Pieper

  

A COROA DE ADVENTO

Apocalipse 3.11: "Venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa".

No ano de 1755 um grupo de pioneiros da Pensilvânia, Estados Unidos, estava sendo cercado por várias tribos de índios. Os pioneiros decidiram se reunir numa pequena vila. De dia podiam ver os índios ajuntando-se de várias direções. E à noite podiam observar os sinais de fogo, ouvir os gritos de guerra e as batidas dos tambores. A situação era desesperadora.

Então veio o Natal. Cedo de manhã, homens, mulheres e crianças se reuniram na vila e começaram a cantar hinos de Natal. Ao terminar de cantar, olharam e, para a sua surpresa, viram que os índios estavam se dispersando, embrenhando-se nas matas.

Mais tarde, ao se tornarem amigos dos índios, estes explicaram porque fizeram isso. Enquanto os chefes estavam reunidos em conselho de guerra, os ventos traziam aos seus ouvidos o som doce e alegre dos cânticos de Natal. A música espantara a hostilidade dos seus corações. Foi assim que aqueles pioneiros da Pensilvânia foram salvos do massacre. Aquele Natal foi especialmente alegre e significativo para eles.

Este Natal pode ser significativo e alegre também para você, independentemente da situação em que você se encontrar, se você cantar com sinceridade os hinos de Natal e crer na mensagem que os anjos anunciaram aos pastores das campinas de Belém: "Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo. É que hoje vos nasceu na cidade de Davi o Salvador, que é Cristo o Senhor".

Advento é tempo de alegria. A razão dessa alegria é Cristo. Pois Advento significa vinda, chegada.

Os quatro domingos de Advento lembram os quatro mil anos, nos quais o povo de Deus esperou pelo nascimento do Salvador Jesus.

A primeira promessa da vinda de um Salvador foi dada por Deus a Adão e Eva, logo após a queda deles em pecado. A promessa foi repetida muitas vezes aos patriarcas e profetas.

Desde Adão e Eva, muitos fiéis esperaram ansiosamente pelo cumprimento desta promessa de Deus, até que finalmente, "o tempo se cumpriu", e o Salvador Jesus nasceu em Belém da Judéia.

Hoje, olhamos para trás e observamos como o povo de Deus do passado aguardava a vinda de Jesus. Eles meditavam nas misteriosas profecias, buscando nelas consolo, orientação e forças para a vida.

Deles queremos aprender a confiar na Palavra de Deus, a lutar e esperar, pois também nós vivemos em tempo de espera. Esperamos a segunda vinda de Cristo.

Em breve Jesus voltará, não mais humilde, mas em poder e glória, com todos os santos anjos, para julgar vivos e mortos. Então ele criará novo céu e nova terra, para habitar com os fiéis eternamente.

No tempo de Advento, muitas igrejas estão enfeitadas com a coroa de Advento. Este símbolo ainda não tem muita história na igreja cristã. Ele se firmou como símbolo de Advento na Europa, após a primeira guerra mundial. Mas, sua simbologia é muito significativa. Vejamos.

A coroa. A coroa simboliza vitória e poder. Coroas são usadas para festejar vitórias. Soldados e atletas vencedores são homenageados com coroas. Os cristãos passaram a usar coroas também em seus atos fúnebres, para declarar: "Nossos irmãos falecidos são vencedores, pela graça de Cristo. As coroas expressam a esperança e certeza da ressurreição".

A coroa de Advento quer anunciar a vitória de Cristo sobre o pecado, a morte e Satanás. Seus ramos verdes falam da nova esperança, da vida e da alegria que aguarda os fiéis na eternidade, pois cremos na "remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna".

A coroa de Advento tem o formato de um anel, que lembra a aliança de amor. Uma aliança que envolve os que nela participam.

A coroa de Advento fala do amor de Deus em Cristo, da nova aliança de amor com aqueles que nele crêem. Este amor penetra os corações e concede vida nova.

Pela fé em Cristo somos novas criaturas. Isto se revela no dia a dia e perpassa a vida familiar, profissional, social, nossas alegrias e tristezas, a tal ponto que também a coroa de espinhos, que Jesus carregou e pela qual santificou nossos sofrimentos. Sabemos "que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que temem e amam a Deus".

As velas. A coroa de Advento é enfeitada com quatro velas e alguns colocam uma vela no centro da coroa.

As quatro velas lembram os quatro mil anos em que o povo de Deus esperou pelo nascimento do Salvador Jesus.

Cada vela quer simbolizar e anunciar um conteúdo bem específico. Jesus a luz do mundo: que veio para libertar, trazer a paz e voltará para julgar vivos e mortos. Ele enche nossa alma de alegria, paz e esperança.

A primeira vela. A primeira vela, acesa no primeiro domingo de Advento, anuncia que Jesus é a luz do mundo.

O mundo jaz nas trevas do pecado. Cristo, porém, veio nos libertar do pecado e trazer luz aos nossos corações. Diz o evangelista Mateus, referindo-se a Jesus: "O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz".

A segunda vela. A segunda vela, acesa no segundo domingo de Advento, lembra a grande libertação que Jesus trouxe.

Jesus veio para libertar. Esta libertação é a libertação de nossos verdadeiros inimigos. O inimigo número um é o pecado. O inimigo número dois é a morte. O terceiro inimigo é Satanás. Diz a palavra de Deus: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

A terceira vela. A terceira vela, acesa no terceiro domingo de Advento, lembra que Jesus veio como príncipe da paz.

Sim, Jesus é o Príncipe da Paz. Ele nos reconciliou com Deus. Nele temos perdão dos pecados, e pelo perdão, paz com Deus. Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize".

A quarta vela. A quarta vela, acesa no quarto domingo de Natal, anuncia a grande alegria natalina, de que Jesus é Rei dos reis.

Na primeira vinda, Jesus veio humilde. Ele se humilhou profundamente. Nasceu pobre numa estrebaria em Belém, foi desprezado e morto pelos homens.

Em breve Jesus voltará. Não mais em humilhação, mas em grande glória e majestade, com todos os seus santos anjos, para julgar vivos e mortos.

A vela de Natal. Após o quarto domingo de Advento, vem o dia 25 de dezembro, que é Natal. A vela do meio é acesa. Ela simboliza o nascimento de Jesus, o Príncipe da Paz. O profeta Isaías profetizou a respeito do Natal: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz".

Por isso os anjos anunciaram aos pastores nos campos de Belém: "Não temais: eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo o Senhor".

Eis a mensagem da coroa de Advento: Cristo é Rei dos reis. Ele venceu nossos inimigos: o pecado, a morte e Satanás. E, todo o que confia na palavra de Deus, tem o que estas palavras lhe oferecem: remissão dos pecados, vida e salvação.

Em breve Jesus voltará para julgar os vivos e os mortos e receber os seus fiéis no reino da glória, no novo céu e na nova terra.

Que esta mensagem fique gravada no fundo do nosso coração e nos firme na esperança da vinda de Cristo para o grande e derradeiro dia de sua vinda em glória. Por isso a Bíblia termina com a mensagem de Advento: "Certamente venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa".

E a igreja toda responde, dizendo: "Amém. Vem, Senhor Jesus". Amém.

  



Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)