Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

1º Domingo de Advento, 02.12.2007

Predigt zu Mateus 21:1-11, verfasst von Horst R. Kuchenbecker

  

Eis aí te vem o teu Rei, humilde!

Estamos no primeiro domingo de Advento, início de mais um Ano da Igreja, Ano do Senhor, ou chamado também de Ano da Graça. Ano da Graça, porque Deus continua a estender sua graciosa mão à humanidade. Ainda é tempo da graça, tempo em que Deus continua a chamar ao arrependimento e a oferecer seu perdão.

Que amor imenso, pois olhando em nosso derredor vemos profunda corrupção. Há também uma decadência na Igreja Cristã e em nossas Comunidades. Muitos não vêem isto. Acham que vamos de bem a melhor. Mas, se olharmos o mundo à luz da lei de Deus, ficamos estarrecidos.

Vejamos alguns exemplos. É dever de todos, conhecer e adorar a Deus. Os filhos de Deus não fazem isso por obrigação da lei. Eles têm prazer em seu Deus, seu Pai celestial. Eles têm alegria em adorar e servi-lo. Eles confessam com o salmista: "Tenho prazer na lei de Deus, amo a habitação de tua casa" (Sl 119 e 89).

Mas onde estão estas pessoas? Onde estão as famílias de nossas comunidades que comparecem à casa de Deus com seus filhos? Onde estão as famílias e também os nossos jovens que lutam por vida santificada, que se consagram ao Senhor?

O profeta Jeremias, 600 anos antes de Cristo, advertiu o povo de Israel por causa de sua idolatria, por causa de seus muitos outros pecados. O povo não lhe deu ouvidos. Então veio o castigo de Deus sobre Israel. Após a catástrofe, o profeta Jeremias, sentado entre as ruínas de Jerusalém, escreveu suas lamentações. Ali ele escreveu: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lm 3.22).

Este era o consolo do profeta Jeremias e dos poucos fiéis. Eles sabiam que não eram merecedores da graça, mas a misericórdia os conservou destro desta terrível tragédia do castigo de Deus sobre a impiedade do povo.

Vivemos uma situação muito similar. Por isso, ao iniciarmos um novo ano eclesiástico, nestes tempos de profunda decadência e corrupção, este também é o nosso único consolo. Quão consolador saber que Deus, em sua graça, continua a estender suas graciosas mãos. Isto é um consolo para cada um de nós individualmente: para nós pastores, para os pais na luta pela educação de seus filhos, de cristãos que lutam pela salvação de seus parentes e amigos.

Quão consolador saber que as misericórdias de Deus se renovam sobre nós cada manhã. Isto nos é dito de forma muito clara na entrada de Jesus em Jerusalém. Vejamos:

Eis aí te vem o teu Rei, humilde! 1) Quem vem?  2) Como vem?   3) A quem vem?

1. Quem vem? Quantos Adventos este mundo já festejou? Inúmeros. Com que fervor Adão e Eva e seus filhos confiaram na graça do Salvador prometido, aguardando sua vinda. Com alegria Abraão confiou em Cristo. Com que ardor de fé o rei Davi e muitos profetas desejavam ver o dia de sua vinda, e expressaram sua confiança e sua alegria na graça do Cristo prometido.

Ao mesmo tempo milhares de pessoas rejeitaram o amor de Deus e rumaram para a condenação. Hoje, a cristandade em geral vive uma fase de profunda decadência, que se faz sentir também em nosso meio. Mesmo assim, Jesus continua a nos convidar e estender suas graciosas mãos.

Na Palestina, Jesus era conhecido como grande profeta e benfeitor. Durante sua vida, houve poucas referências a ele como rei. Os magos haviam perguntado: "Onde está o recém nascido Rei dos judeus?" (Mt 2.2), o que causou espanto em Jerusalém. Natanael, quando reconheceu em Jesus o Messias profetizado, confessou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel" (Jo 1.49). Em certa ocasião o povo quis aclamá-lo rei, mas Jesus se ausentou deles (Jo 6.15). Pouco se falou dele como rei, mesmo tendo sido profetizado que ele é rei e virá como rei. Agora, porém, no final do seu ministério, Jesus aceita a aclamação de rei.

Ele preparou cuidadosamente sua entrada triunfal em Jerusalém. Ao se dirigir a Jerusalém, Jesus enviou três de seus discípulos a Betfagé, para que buscassem para ele o jumento com sua jumentinha. Revela assim sua onisciência e de ser Rei. Seus discípulos colocam suas capas como cela de montaria. Muitos que haviam vindo de Jerusalém, ouviram a respeito da ressurreição de Lázaro, e foram para Betfagé ver Lázaro.

Quando viram Jesus, dirigindo-se para Jerusalém, o aclamaram rei. Para se cumprir a Escritura, aquilo que o profeta Zacarias, 480 anos antes proclamou: "Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém, eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta" (Zc 9.9). Jesus vem pobre e humilde, assim desfaz o sonho judaico, que desejavam um rei majestoso e poderoso para dar-lhes regalias materiais.

2. Como ele vem? Ele vem "justo e salvador". Ele vem justo. Isto nos faz tremer. Pois à luz da justiça de Deus somos encontrados pecadores e réus da eterna condenação. Mas ele, o justo, vem salvador, vem para nos conquistar uma justiça com a qual podemos subsistir diante do tribunal de Deus. Isto Jesus afirmou a Nicodemos: "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (Jo 3.17,18).

Sua justiça de fato nos julga e nos condena, mas ele veio salvar o que estava perdido e quem nele crê, recebe perdão, vida e eterna salvação, a justiça que Jesus lhe dá. Ele vem com seu perdão. Ele governa com o perdão a sua igreja.

3. A quem ele vem? "Dizei à filha de Sião". Quem é a filha de Sião? Sião era o monte sobre o qual, em Jerusalém, estava construído o templo. Ele veio para o seu povo Israel. Israel foi o instrumento que Deus usou para realizar a salvação. Ali ele nasceu. Ali ele atuou. Ali ele morreu e ressuscitou e subiu ao céu. Então deu a ordem de anunciar esta salvação em todo o mundo. Pois ele veio para salvar a humanidade.

Hoje ele vem a nós por sua palavra e seus sacramentos. Por meio deles nos conduz ao arrependimento e nos consola com o perdão dos pecados.

Alguém dirá: Mas já ouvimos falar tanto de perdão, que estamos cansados de ouvi-lo. Em cada culto temos a confissão dos pecados e a absolvição. Em cada culto as leituras falam do amor de Deus e do perdão. Em cada culto as mensagens abordam o perdão dos pecados. E na santa ceia este perdão é selado, confirmado.

E quais os resultados? Não está na hora de a igreja mudar sua mensagem? Abordar mais os problemas do dia a dia e sugerir soluções? Trazer mensagens mais práticas? Mas pergunto: Qual a função da igreja? Tem ela a função de socióloga, de pedagoga, de psicóloga, de conselheira matrimonial?

Não! Sua função é pregar arrependimento e consolar com a graça de Cristo. Nesta graça de Cristo há a solução, consolo, força, pois Cristo é a sabedoria para os problemas do dia a dia. Sim guiar as pessoas para dentro da Bíblia, para Cristo esta é a função da igreja, dever de todos seus pastores e de seus membros. Por isso Advento é tão consolador, pois nos anuncia a vindo de nosso Rei.

Nosso texto disse: "As misericórdias se renovam cada manhã". Assim como cada manhã o sol, o mesmo sol brilha, e precisamos dele, assim precisamos da mesma misericórdia. E que bom que ela se renova cada manhã.

Cada manhã esta graça é nova, totalmente nova. E com novas forças nos consola, com novas forças nos reergue, nos fortalece para a luta, nos enche de paz e esperança. Que bênção. Precisamos ouvir e ouvir e receber isto sempre. Sempre novo. Para consolo e fortalecimento da fé, para podermos renunciar as tentações, nos revestir e lutar. Como é bom ouvir: "Eis aí te vem o teu Rei. Hosana. Aleluia".

Portanto, você que até aqui talvez não tenha se importado com o Rei Jesus e sua graça, eis a oportunidade. Deus lhe chama mais uma vez. Ouça o seu chamado. Caia a seus pés. Suplica-lhe perdão. Recebe-o, jubiloso com hosana.

Você que, tentado pela própria carne, pelo mundo e por Satanás, cedeu aos pecados, entristeceu o Espírito Santo, negou o Rei, caiu da fé. Eis Jesus a lhe convidar novamente. Vai a ele. Ele lhe chama. Quer perdoar-lhe e lhe reerguer. Por sua graça ele quer quebrar os laços do pecado e libertar-lhe, para você ser novamente dele e lhe servir. Cai a seus pés. Suplica-lhe perdão. Canta-lhe hosana.

Você que serviu a Cristo, mas conhece suas muitas fraquezas e quer servi-lo melhor. Clama a ele por perdão e força. Canta-lhe hosana.

Sim, queremos juntar-nos ao coro de milhares de fiéis e cantar: "Hosana ao Filho de Davi. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas maiores alturas".

Hosana quer dizer: Senhor ajuda. Sim, abençoa a tua palavra em nossos e muitos corações para salvação, o crescimento da igreja, enquanto aguardamos sua vinda em glória para julgar vivos e mortos. Então o nosso canto será perfeito e eterno. Amém.

 

 



Horst R. Kuchenbecker
São Leopoldo, RS ? Brasil
E-Mail: horstkuchenbecker@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)