Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

DOMINGO DE RAMOS, 20.03.2016

Predigt zu Lucas 19:28-40, verfasst von Werner Brunken

    

Prezada Comunidade! Com base no texto lido, desejo destacar duas mensagens: 1 – Nossa vida tem um passado, um presente e um futuro. 2 – Somos desafiados a louvar e bendizer o nome de Deus, manifestado através de Jesus.

     1 – Olhando para o passado, constatamos que nem tudo aconteceu conforme planejado. Olhando para o presente, constatamos, que nem tudo acontece como queremos. E olhando para o futuro, as incertezas aumentam. Na verdade, nossa vida parece um constante ponto de interrogação.

     Hoje celebramos o Domingo de Ramos, no qual Jesus é o destaque. Também Ele viveu um passado, um presente e um futuro. Em tudo Ele foi igual a nós, também nas dúvidas da caminhada. Mas num ponto Ele foi diferente de nós: Deixou sua vida  se desenrolar conforme os planos do Pai.

     E neste particular os discípulos tiveram dificuldade de entender Jesus, e porque não dizer, nós também.

     Olhando para o passado de Jesus! Deus vindo ao mundo numa criança, numa manjedoura de animais, na pobreza. Jesus como criança, sendo perseguido por Herodes. Sua caminhada, seus ensinamentos de amor de uns para com os outros, de perdoar, de colocar-se ao lado dos sofredores, marginalizados, pecadores e ainda afirmar, que iria a Jerusalém, iria sofrer desprezo, rejeição e ainda morrer numa cruz. Eis o caminho de Jesus! Bem diferente do que imaginamos. De nossa parte gostaríamos que a vida de Jesus se desenrolasse sem contratempos, sem perseguição e sofrimento. Lembro que temos igrejas, que divulgam: doenças, sofrimentos, dificuldades – tudo é invenção da cabeça. Quem tem fé em Deus, experimentará a libertação de todos estes inconvenientes. Experimentará alívio e progresso em todas as situações, tanto do passado, como do presente e do futuro.

     Retornando ao Evangelho. Os discípulos, até o momento da entrada em Jerusalém, já tinham aprendido que o caminho de Jesus era diferente  do que pensavam. Lembro as palavras de Pedro, quando Jesus havia anunciado que iria sofrer, ser entregue e crucificado, mas no terceiro dia ressuscitaria – aí Pedro disse: “Tem compaixão de ti, Senhor! Isso de modo algum te acontecerá”(Mateus 16.21-23).

      O que Jesus estava pedindo, era estranho para os discípulos: Que buscassem um jumento num determinado lugar, para que nele pudesse montar e entrar em Jerusalém. Mas obedeceram. Até o ajudaram a montar no animal e estender vestes pelo caminho. Conforme nosso pensamento e a idéia na época,  Jesus deveria ter montado num cavalo , símbolo de poder e com ele entrar em Jerusalém e aí declarar-se Rei , que veio libertar seu povo do jugo romano.

     Jesus entrou pobre e humilde em Jerusalém, montado num jumento. A esta altura não havia mais volta. A Semana Santa ensina-nos o caminho sofredor de Jesus até sua morte na cruz. Esta não foi o fim, mas o início de uma nova vida junto ao Pai a partir da ressurreição.

     Muitas vezes perguntamos: Não existe um outro caminho para realizar nossa vida nesta trajetória do passado, do presente e do futuro? Não! Jesus viveu a vontade do Pai em todas as fases da vida. Também nós não vivemos de outra forma. O caminho do cristão não é sem percalços. Há um exemplo, que pode ajudar-nos: O OURO. Este, para tornar-se puro e útil, precisa passar pelo fogo. Assim é com nossa vida ontem, hoje e no futuro. Conscientes que nem tudo aconteceu, acontece e acontecerá sem percalços e sofrimentos, mas a certeza que não caminhamos sozinhos. O Pai de Jesus e nosso Pai, nos acompanha, cuida de nós e nos conduz seguros ao seu Reino eterno.

      2 – Louvar e bendizer Jesus. É estranho que os discípulos, que não concordavam com a caminhada de Jesus, jubilaram e louvaram a Deus em alta voz. É provável que o fizeram, porque ainda tinham esperança, que Jesus iria reagir e não se deixar humilhar. Ou, mesmo sendo o caminho de Jesus trilhado em obediência ao Pai, foram influenciados pela firme decisão de Jesus e passaram a louvá-lo e “desejar paz no céu e na terra”, como cantaram os anjos aos pastores no nascimento de Jesus.

     Como reagimos em situações de dificuldades e sofrimentos? Certamente é fácil silenciar e falar mal da vida e dos cominhos pelos quais Deus nos conduz. Difícil é entregar tudo nas mãos de Deus , deixar que Ele nos guie conforme seus planos e louvar e enaltecê-lo, pois Ele é o Pai que não nos abandona.

     Jesus continuou sua caminhada na Semana Santa. Venceu! Mas antes passou por sofrimentos e dor. Os planos de Deus se concretizaram. O mesmo acontece conosco. O que vivemos hoje, ou viveremos no futuro, está nos planos de Deus. Importa deixar-nos moldar e conduzir, como o oleiro molda e transforma o barro num utensílio útil. Lembro as palavras de Jesus na oração do Pai Nosso: “Faça-se a tua vontade , assim na terra como no céu”-Mateus 6.10b.

     Somos desafiados a fazer parte das vozes dos anjos em Belém e dos discípulos na entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus diz no final do Evangelho: “Asseguro-vos que, se eles calarem, as próprias pedras calarão”. Aprendamos a abrir nossas bocas e fazer ecoar nossas vozes para  louvar e bendizer este Deus em Jesus Cristo, pois deste louvor depende nosso testemunho ao mundo, pois temos um Senhor, que sofre e vence conosco.

     Termino com palavras de um hino do P.Lindolfo Weingärtner: “Ó povo de Cristo na terra: Não escondas a luz do Senhor! Em todo o teu ser transpareça o bendito sinal do amor!”  
                             



P.em. Werner Brunken
Brusque – SC (Brasil)
E-Mail: brunkenwerner@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)