Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Natal (1. Christtag/Weihnachtstag, 25.12.2007

Predigt zu Lucas 2:1-20, verfasst von Claudete Beise Ulrich

                               

 

Prezada comunidade!

Com muita alegria e paz, saúdo a todos e a todas neste culto de Natal, desejando que o amor de Deus, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam entre nós. Amém.

Ouçamos com devoção o texto previsto para a pregação neste culto de Natal, assim como se encontra no Evangelho de Lucas 2.1-20.

É Natal. Deus veio ao nosso encontro. Deus faz uma escolha. Ele chega pelo caminho simples, humilde. Ele nasce como uma criança dependente da sua mãe Maria e do seu pai José. Ele nasce em meio a dores de parto de sua Maria. Como criança sente frio. É enrolado em panos. Deitado na manjedoura, em meio aos olhares curiosos dos animais. Não havia lugar, somente a estrebaria.

Prezada comunidade!

É preciso passar por este presépio para compreender a paixão de Deus por suas criaturas, por este mundo. Deus-criança, Jesus traz esperança para este mundo sombrio, triste, violento, sem paz. Ele é a esperança! Esperança que se mostra na fragilidade, na humildade. Deus nos mostra, através do nascimento de Jesus, que o caminho para a vida plena, passa pela estrebaria, pelo presépio, onde o céu e a terra se encontram, onde as estrelas se colocam como guias dos reis magos.

No Natal se realiza a plenitude dos tempos. A salvação se realiza. Deus vem ao encontro das pessoas. Ele encarna a vida humana! Por isso, o Natal é comovente. Não pelos seus enfeites ou por nossos sentimentos. O Natal é comovente por que Deus revela seu amor à humanidade de uma maneira muito especial. Ele age apaixonadamente contra toda a lógica humana. Ele não escolhe o caminho da glória, do poder, mas da humildade e do serviço. O nosso mundo valoriza as pessoas pelos seus bens, pela sua posição social, pelo quanto ela produz. A pessoa é lembrada quando está bem de vida. No entanto, quando fica doente, poucos se lembram... quando fica idosa, muitos se esquecem...

Deus se revela numa criança frágil e indefesa. Não havia lugar para ela nascer... sobrou a estrebaria...Deus nos envolve e aquece através da palha da manjedoura. O Natal fala para dentro de um mundo desumano, com marcas de injustiça, ódio, discriminação, exclusão... Vivemos num mundo que clama por vida amorosa...vida justa...vida com paz e dignidade!

Na lógica de Deus, a justiça e a paz se encontram, se abraçam e se beijam na estrebaria no meio dos animais, de uma mulher, Maria, cansada do parto, de um homem, José, que cuida de sua esposa e da criança que nasce. Quando vemos esta cena diante dos nossos olhos, lembramo-nos de tantos que não assumem a responsabilidade com a maternidade e a paternidade. Temos em nossa comunidade e mundo crianças de rua, jovens adolescentes perdidos em drogas, porque, muitas vezes, em casa não há diálogo e compreensão. Mães sozinhas precisam criar e educar os seus filhos e filhas, porque os pais não assumem a sua responsabilidade. A família de Maria, José e Jesus nos fazem olhar também para a nossa família. Qual o testemunho de amor familiar que damos ao mundo?

Quem são os primeiros que vão visitar a criança na manjedoura em Belém? Em meio ao cheiro das ovelhas, no campo, na singeleza da noite, simples pastores, recebem o mensageiro de Deus que anuncia: Não tenham medo. Trago uma notícia de muita alegria... Uma notícia de alegria para todo o povo. Hoje nasceu o Salvador, o esperado, o Cristo." O sinal para vocês encontrarem o Salvador será este: "Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura." O sinal do nascimento do Salvador da humanidade é uma criança deitada num coxo de animais... Vocês podem imaginar o espanto daqueles humildes pastores... Eles são os primeiros a receber a notícia do nascimento de Jesus Cristo. E, então, muitos anjos cantam, anunciando com alegria e intenso júbilo. "Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre as pessoas a quem Deus quer bem".

A paz é a mensagem central dos mensageiros de Deus no Natal. A paz entre as pessoas, entre as famílias, entre os povos... a paz se faz! A paz implica em construção de pontes de perdão, de reconciliação, de reconstrução da vida. A paz implica em pão: saciar a sede de quem tem fome. A paz implica em educação, em escolas comprometidas com a vida. A paz requer a prática dos valores éticos cristãos, na construção de uma sociedade mais solidária.

Prezada comunidade!

Na primeira noite de Natal, os anjos cantaram a mensagem da paz para os pastores no campo: "Paz entre as pessoas a quem Deus quer bem." No Natal nos recordamos dessa maravilha, da vinda do próprio Deus a nós, naquela Criança despojada, filho de Maria e José, nascido em Belém. Por isso, acima de todos os nossos pedidos e em confiança nas promessas de Deus, damos, no Natal e sempre "glória a Deus nas maiores alturas." A paz se concretiza entre as pessoas, quando damos glória somente a Deus. Glórias a Deus é o reconhecimento do senhorio de Deus...  Deus veio ao nosso encontro, no primeiro Natal, em Jesus Cristo. Como Deus está presente em nossas vidas? Se Deus está presente, então temos esperança. Podemos perdoar, recomeçar, erguer as cabeças, .recuperar nossa dignidade como pessoas humanas.... filhos e filhas amadas por Deus.

Pessoas simples, pastores de ovelhas, foram os primeiros a visitar a Criança em Belém... O seu coração se encheu de júbilo. Eles não ficaram com esta alegria somente para si, foram adiante, foram testemunhar o que havia acontecido. Contaram aos outros o que tinham presenciado. Como nós temos testemunhado a presença do Deus-Conosco, Jesus, em nossas vidas? Temos falado às outras pessoas das maravilhas/milagres que Deus tem feito em nossas vidas? Além de testemunhar com as palavras, como temos dado sabor à vida daquelas pessoas que convivem conosco?  Como temos sido solidárias com aqueles  aquelas que ainda vivem nas estrebarias e estão deitados nas manjedouras em nosso mundo?

No Natal, Deus aponta o horizonte, para quem está sem rumo. Abrem-se perspectivas, para quem está sem perspectiva. Por isto, nós todos podemos olhar para o futuro com esperança, podemos nos projetar para frente, em direção ao horizonte onde estão a luz, a alegria, a paz, o senhorio de Deus. O futuro já ilumina o presente! A festa do nascimento de Jesus contagia toda a terra. Quem faz a experiência dos pastores, de contemplar a glória de Deus, não se recolhe no seu canto, mas se enche de vitalidade, de ânimo e sai para testemunhar a mensagem da vida e da salvação.

É NATAL -  a plenitude da salvação se realiza em meio à história das pessoas humanas...Somos todas e todos invadidos pela boa-nova, por isso vamos nos colocar a caminho:

"Vamos até Belém, como os pastores.
O importante é colocar-se a caminho.
E, se em lugar de um Deus glorioso,
encontrarmos a fragilidade de uma criança,
não duvidemos de ter errado o caminho.
O rosto amedrontado dos oprimidos,
a solidão das pessoas entristecidas,
a amargura dos pobres da Terra
são os lugares onde Ele continua
a viver na clandestinidade.
É nosso dever procurá-lo.
Coloquemo-nos, sem medo, a caminho,
semeadores e semeadoras de esperança."

(CEBI)

 

Amém.

 



Pastor Claudete Beise Ulrich
Jaraguá do Sul, SC
Brasil
E-Mail:

(zurück zum Seitenanfang)