Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

5º DOMINGO APÓS EPIFANIA, 05.02.2017

Predigt zu Mateus 5:13-20, verfasst von Wilfrid Buchweitz

Querida Comunidade:

Natal passou. Jesus cresceu, foi batizado, proclamado por Deus como seu Filho querido, e inicia seu ministério. E diz suas primeiras verdades para o povo que João Batista tinha chamado ao arrependimento e batizado no rio Jordão (Mt 3.2–6):

“Vocês são o sal para a humanidade”. Vocês,que ouviram de João Batista o chamado ao arrependimento, que foram batizados, e que agora estão ouvindo minha Palavra,vocês agora são sal. Minha Palavra, a Palavra de Deus, o Batismo, transformaram vocês. Fizeram de vocês “novas criaturas, as coisas antigas passaram, eis que se fizeram novas”( 2 Co 5.17). Antes vocês só se preocupavam com vocês mesmos. Não se preocupavam com outras pessoas, não se preocupavam com a humanidade, especialmente não se preocupavam com as pessoas que precisavam de atenção e ajuda,vocês não tinham nenhuma ou pouca percepção para a justiça. Durante séculos os profetas chamaram vocês para serem povo de Deus e que Deus seria o Deus de vocês e vocês diziam que sim, que queriam ser povo de Deus e que queriam que Deus fosse o Deus de vocês. Mas era só da boca para fora, vocês não viviam como povo de Deus. Vocês tinham seu próprio jeito de viver. Muito no sentido de cada qual por si. Isso trouxe muito sofrimento, principalmente para as viúvas e os órfãos e todas as pessoas mais frágeis.Vocês não eram sal bom. Vocês eram como sal estragado, que já não conserva a comida e que não dá mais gosto à comida. Sal que não vale mais nada. Deus enviava profetas, vários profetas, para acordar vocês, mas vocês não prestavam atenção.O profeta Isaías diz: “A verdade é que nos dias de jejum vocês cuidam dos seus negócios e exploram os seus empregados. Vocês passam os dias de jejum discutindo e brigando e chegam até a bater uns nos outros. Será que vocês pensam que, quando jejuam assim,eu vou ouvir as suas orações?”...”Não. Não é esse jejum que eu quero”...”Eu quero que...acabem com todo o tipo de escravidão...que repartam a sua comida com os famintos...que deem roupas aos que não tem”(Is 58.3-7). Este tempo passou. Agora vocês ouviram o chamado ao arrependimento e pediram e receberam o batismo, agora vocês são sal e podem e devem compartilhar o sal de vocês com a humanidade.

Ou, a palavra seguinte de Jesus:“Vocês são a luz para o mundo”. Vocês, que ouviram o chamado de João Batista ao arrependimento, que foram batizados (Mt 3.2-6) e que agora estão ouvindo minha Palavra, vocês agora são luz. Vocês agora precisam ser luz.O mundo está muito escuro. Temos muitas escuridões no mundo inteiro. Temos muita gente perdida na escuridão. Às vezes parece que temos mais escuridões do que luzes. Escuridões de muitos tipos, físicas, culturais, espirituais, econômicas, científicas. Quem anda pela rua ou lê jornal ou liga a televisão se defronta com muita escuridão. Muitas pessoas estão assustadas, e estão com muito medo. Há necessidade de muita luz em nosso mundo. Vocês precisam deixar a luz de vocês brilhar. Não podem escondê-la. Não devem abafá-la. Devem acendê-la de tal maneira que a luz de vocês favoreça outras pessoas, na casa e na volta de vocês, especialmente pessoas, famílias, nações, presas nalgum tipo de escuridão.

Vocês são sal e luz, e devem funcionar como sal e luz no mundo em que vivemos. Nós devemos funcionar como sal e luz. Eu também.

Como fazer isso? O mundo é muito grande e muito complexo. Como, concretamente, ser sal para a humanidade e luz para o mundo?Compartilhar sal e luz não é um acontecimento mágico ou automático.Eu devo querer compartilhar meu sal e luz com a humanidade. Eu peço em oração que o Espírito Santo de Deus faça transparecer o sal e a luz que estão em mim. Que o Espírito Santo abra os olhos e o coração das pessoas na minha volta.

Pode ser agradável compartilhar sal e luz com outra pessoa ou outras pessoas. A outra pessoa recebe de minha luz e eu recebo da luz dela.Eu alcanço de minha luz para ela e ela alcança da luz dela para mim. É enriquecedor isso. Algumas vezes ser sal e luz não é difícil. Deus nos deu nossa inteligência. E inteligência é importante também na vivência da fé.Inteligência não é só importante na matemática. É na vida da fé também. Na vivência do sal e da luz a inteligência pode ajudar muito. Quanto mais a gente a usa, tanto mais a gente a melhora. Quanto mais tempo a gente a aplica, tanto mais a gente ganha experiência. Além disso, eu posso pedir a ajuda de outras pessoas. Ser sal em grupo pode potencializar o efeito. Ser luz em grupo pode aumentar em muito a claridade. Por isso é importante sermos comunidade. É importante sairmos de nossas casas e nos reunirmos aqui na igreja em cultos. Ou nos reunirmos durante a semana num dos grupos aqui na Comunidade. Quem adota alguma regularidade em se encontrar aqui na Comunidade com outros membros, sempre tem a oportunidade de compartilhar seu sal e luz com outras pessoas e sempre será beneficiado com o sal e luz que outras pessoas nos passam. Todos nós também precisamos do sal e da luz de outras pessoas de fé.

E nosso texto cita outro recurso essencial. Ele nos lembra que temos a “Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas” (v.17). Nós temos os Dez Mandamentos. Eles nos mostram caminhos por onde e de que jeito podemos ser sal e luz. E eles nos revelam armadilhas perigosas que poderiam nos levar a perder as qualidades do sal e da luz.

Mas, é essencial saber isso. Com a vinda de Jesus, com a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas ganham um novo sentido. Eles não servem mais para nós conquistarmos nossa salvação por próprias forças e obras. Depois da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo nossa fé nos abre o caminho da salvação. Não precisamos mais tentar conquistar nossa salvação por nossas boas obras. Deus nos aceita por graça. Ser sal e luz não são mais instrumentos para nós conquistarmos com nossas forças o amor de Deus. Ser sal e luz é expressão de gratidão por Deus nos aceitar de graça. Ser sal e luz agora é expressão de amor a nosso próximo e de fé em nosso Deus. A graça de Deus a nós nos capacita para a graça nossa paracom nosso próximo e o mundo, cada vez mais também com o meio ambiente. Cada vez mais nosso meio ambiente precisa sentir nosso sal e luz. A Lei de Moisés continua importante. Toda ela, e dela não será tirada nem a menor letra, nenhum acento será tirado dela. Mas ela ganha um sentido novo, especialmente o de nos mostrar o caminho que Deus tem para nós.E para nos mostrar os nossos pecados. Quando eu me flagrar que por minhas próprias forças eu não consigo cumprir todosos Mandamentos, eu descubro onde eu pequei. Os Mandamentosnão cumpridos nos mostram onde nós pecamos e onde precisamos pedir perdão, onde meu sal estragou e onde minha luz falhou. Com meus pecados perdoados eu posso novamente ser sal e luz.

Talvez repetindo um pouco, mas também aprofundando: Onde eu posso e devo ser sal e luz?

Será que em mim mesmo?Será que eu preciso sal em mim mesmo? Será que eu preciso luzpara mim mesmo? Às vezes eu não gosto de mim. Sinto-me muito pequeno, inferior a outras pessoas e deprimido. Outras vezes eu gosto demais de mim mesmo, e penso que sou melhor que outras pessoas, sou mais bonito, sou mais inteligente, sou mais rico, mais forte e menosprezo outras pessoas. Preciso pegar o sal e a luz da Palavra de Deus para me restabelecer o equilíbrio, restabelecer a autoestima para um lado e a humildade para outro lado. Minha vida é muito importante e a vida de pessoas a meu redor é muito importante. Obrigado Deus, que Tua Palavra, Tua Santa Ceia, Teu amor,sempre de novo me são fontes para me abastecer com sal e luz.

Em que lugar mais eu posso e devo ser sal e luz?

Agora penso na família. A vida nas famílias de nossos dias é muito dinâmica e não é fácil de administrar. A relação esposa/marido, pai e mãe/filhos, irmã/irmão, avós, família/trabalho/escola. Pode precisar muito sal e luz para construir uma família bonita e sadia. Pode precisar aprender como usar o sal e a luz na família. Escolas de família podem ser instrumentos importantes em nossa sociedade.

Num degrau seguinte meio que a comunidade se oferece como lugar onde ser sal e luz, e isso especialmente na comunidade cristã. As comunidades são encontros de pessoas. Todas as pessoas que levam sua fé a sério são sal e luz. Todas as pessoas salgam e são salgadas. Todas as pessoas iluminam e são iluminadas. Cada pessoa individualmente. E o grande conjunto das pessoas coletivamente. E tudo sempre salgado pelo grande Sal Jesus Cristo e pela grande luz Jesus Cristo. “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12).

Mas Jesus não limita o ser sal e luz ao ambiente da comunidade/igreja. Nosso texto fala em “sal para a humanidade” e “luz para o mundo”. O objetivo é a humanidade e o mundo.É possível isso? Conseguimos ir tão longe? Num sentido sim, noutro não. Num sentido o mundo lá de longe vem para dentro de nossas comunidades. Pode ser através de jornal, através de TV, através de celular, através de pessoas que vem de avião até nós, através de livros. Nós também podemos sair de nosso lugar e ir a outros lugares do mundo. Nossa comunidade tem uma creche onde acolhe crianças pobres. Com isso nossa comunidade é sal e luz na vida e no mundo de crianças e famílias pobres. Lembro de uma comunidade que tentava inserir membros seus em Conselhos da Prefeitura. “Tenta fazer parte de um grupo na Comunidade, estudo bíblico ou outro, e de outro grupo na Prefeitura, algum dos Conselhos” dizia-se a membros da Comunidade. Assim a comunidade queriaser sal e luz na Prefeitura e a realidade da Prefeitura podia estar presente de alguma forma na Comunidade. “Seja sal e luz no trânsito”. Com criatividade podemos chegar a muitos lugares e situações para ser sal e luz. Onde num primeiro momento pensarmos que é longe demais, que lá não dá para eu, para nós, sermos sal e luz, ainda existe ao menos um recurso de ser sal e luz. Posso pedir a Deus que Ele vá lá em meu, em nosso lugar. Senhor, meu Deus, vai Tu terminar com aquela guerra horrível lá na Síria. Senhor, meu Deus, ajuda tu a vencer as grandes injustiças que tanto sofrimento causam a tantas pessoas neste nosso Brasil. Senhor, meu Deus, ajuda Tu minha IECLB a ser Igreja sal e luz na realidade brasileira. Oração pode ser um instrumento poderoso de ser sal e luz.

Vocês são o sal para a humanidade.

Vocês são a luz para o mundo.

Amém!

 



P.em. Wilfrid Buchweitz
Porto Alegre – RS (Brasil)
E-Mail: wbuchweitz@gmail.com

(zurück zum Seitenanfang)