Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

Ano Novo, 01.01.2008

Predigt zu Mateus 10:24-31, verfasst von Lindolfo Pieper

  

PROVIDÊNCIA DIVINA

Mateus 10.29-31: "Não se vendem dois pardais por um centavo? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E quanto a vós, até os cabelos todos da cabeça estão contados? Não temais, pois; bem mais valeis do que muitos pardais".

Havia certa vez um sábio chinês que morava com o seu filho numa pequena aldeia. Uma noite o filho se esqueceu de fechar a porta da estrebaria e o cavalo fugiu. Ao saberem disso, os vizinhos comentaram com certa ironia: "Mas que azar!" Encarando-os, calmamente, o sábio perguntou: "O que é azar? Foi azar ou sorte?" Ninguém entendeu o que ele quis dizer.

Como o cavalo não estava acostumado a passar a noite no relento, acabou retornando no dia seguinte, trazendo junto consigo três cavalos selvagens. Na boca dos vizinhos só havia uma exclamação: "Mas que sorte!" Repetindo a cena do dia anterior, o chinês perguntou: "O que é sorte? Foi sorte ou foi azar?" Mais uma vez ninguém o entendeu.

Nos dias seguintes o filho se ocupou com o adestramento dos cavalos selvagens. Tudo corria bem, até que ele caiu de um dos cavalos, vindo a quebrar a perna. Ao visitá-lo, os vizinhos declararam consternados: "Mas que azar!" Ao que o sábio novamente perguntou: "O que é azar? Foi azar ou foi sorte?".

Tempos depois estourou uma guerra no país. Todos os jovens foram convocados para lutar. Como, porém, o filho do sábio estava com a perna quebrada, ele foi dispensado. Tristes com o fato de seus filhos estarem na guerra, os vizinhos disseram: "Mas este homem é mesmo de sorte!".

Há pessoas que atribuem tudo o que lhes acontece à sorte ou ao azar. As suas vidas são regidas pela fatalidade.

Para o filho de Deus, porém, não existe sorte e nem azar. Para ele existe a mão de Deus, que está por detrás de tudo. Pois, conforme Jesus, nenhum fio de cabelo cai da nossa cabeça sem o conhecimento de Deus e que até o pardal tem o seu destino traçado pela mão dele. Lemos no Evangelho de Mateus, capítulo l0, versículos 29 a 31: "Não se vendem dois pardais por algumas moedinhas? Porém nenhum deles cai no chão sem que isso seja da vontade do Pai. Quanto a vocês, até os seus cabelos estão contados. Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos".

Se é assim, como de fato é, por que então ficar atribuindo tudo à sorte ou ao azar?

Terminamos mais um ano e iniciamos o outro. O início de um novo ano é sempre motivo de muitas apreensões, ansiedade e preocupação. Muitas perguntas se levantam ao se iniciar o ano? "O que vai ser do novo ano? Será um ano bom ou ruim? Trará alegria ou tristeza?"

Para ser sincero, ninguém sabe o que será do novo ano. Só temos certeza de uma coisa: Deus é o Senhor da história, a nossa vida está nas mãos dele e nada acontece contra a sua vontade. Este é também o tema da nossa mensagem de hoje, de início de ano: Providência Divina.

Ao lermos o Novo Testamento, freqüentemente nos deparamos com a frase: "Ora, isto aconteceu para que cumprisse o que foi dito pelo Senhor por intermédio do profeta". Estas palavras são muito importantes, pois nos mostram que Deus é o Senhor da história e que nada acontece sem o seu consentimento.

Por exemplo, logo no início do Evangelho de Mateus lemos com respeito ao nascimento de Jesus: "Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem dará a luz um filho, e ele será chamado Emanuel, que quer dizer Deus conosco".

Deus havia dito por intermédio do profeta Isaías que Jesus iria nascer de uma virgem, e isto teve que acontecer conforme Deus dissera.

Através de outro profeta Deus havia dito que Jesus nasceria em Belém da Judéia. Tanto assim que, quando os magos perguntaram a Herodes onde Jesus havia nascido, os escribas responderam: "Em Belém da Judéia, porque assim está escrito por intermédio do profeta". E citam então a profecia de Miquéias.

E nós perguntamos: Como podia isso acontecer, de Jesus nascer em Belém da Judéia, se Maria e José moravam na Galiléia, numa cidade muito distante de Belém?

É que Deus daria um jeito. Deus fez com que César Augusto convocasse toda a população do império para recensear-se, cada um na sua própria cidade. E assim José e Maria tiveram que viajar para Belém, aonde Jesus veio a nascer.

O que é maravilhoso nisso tudo é que até o próprio imperador, o homem mais poderoso da época, teve que obedecer a ordem de Deus. Isso nos mostra que os reis da terra, querendo ou não, em determinadas circunstâncias, têm que agir como Deus quer.

E na morte de Jesus encontramos uma cena impressionante. Deus havia dito através do Antigo Testamento que Jesus morreria numa cruz, e que isso se daria por ocasião da Páscoa. Satanás, sabedor disso, procura por todos os meios derrubar o plano de Deus, tentando fazer Jesus desistir da sua idéia. Mas quando vê que não consegue, entra em Judas e entrega Jesus nas mãos dos inimigos para crucificá-lo.

Interessante é que os judeus fazem questão de dizer que Jesus não deve ser morto na semana da Páscoa, e o acabam matando exatamente neste dia. Deus assim o havia dito e isso tinha que se cumprir. E o próprio Satanás e os inimigos de Cristo acabam servindo de instrumentos nas mãos de Deus.

Poderia citar ainda muitos outros exemplos que nos mostram que tudo o que Deus determinou tem que se cumprir, como por exemplo: a fuga para o Egito, a crucificação entre dois malfeitores e a repartição de suas vestes, coisas estas largamente profetizadas no Antigo Testamento.

Isso tudo nos mostra que Deus é o Senhor da história, que tudo está sob sua direção e controle. Mesmo que o homem interfira na ação de Deus no mundo e Satanás se oponha aos seus planos, no final vai acontecendo tudo como Deus determinou.

Isso para o cristão é de grande consolo e conforto. Pois sabendo que Deus tem tudo em suas mãos, sob seu controle, então não precisamos temer nada. Ainda mais sabendo que Deus é o nosso querido Pai e deseja apenas o bem de seus filhos.

Isso também quer dizer que tudo o que Deus diz na Bíblia se cumpre, e que as promessas de segurança e proteção feitas ao longo das Escrituras vão se cumprir assim como Deus o afirma.

Deus, por exemplo, nos diz na sua Palavra que os nossos dias estão nas suas mãos. Se de fato é assim então não precisamos temer a morte, pois a nossa vida está nas mãos de Deus, portanto, sob a sua proteção. Diz o salmista no Salmo 139.16: "No teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda".

Conforme estas palavras, antes de nascermos Deus já determinou quantos anos vamos viver e quando é que vamos morrer.

Isso está de acordo com o que Jesus diz em Mateus 10 com respeito aos pardais. Lá Jesus afirma que até mesmo o pardal, um passarinho muito insignificante, tem os seus dias traçados por Deus, e que ele só morre quando Deus disser para ele: "Agora, pardalzinho, você pode morrer. Chegou a sua hora". Assim diz o texto bíblico: "Não se vendem dois pardais por um centavo? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai". E Jesus conclui, dizendo: "E quanto a vós, até os cabelos todos da cabeça estão contados? Não temais, pois, bem mais valeis do que muitos pardais".

Depois de ouvir uma palavra dessas de Jesus, se o sujeito é de fato cristão e acredita naquilo que Deus diz, a pessoa tem vontade de sair da igreja assobiando e dizer para todo mundo: "Olha, eu não temo mais nada, pois sei que Deus está controlando a minha vida e nada vai acontecer sem a sua permissão. E, se de fato é assim, então aconteça o que acontecer, eu estou nas mãos de Deus".

E era com esta confiança que o salmista Davi e o apóstolo Paulo enfrentavam a vida. Eis o que eles dizem: "Ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares, ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes estremeçam, não temerei, pois se Deus é por nós, quem será contra nós? Em todas estas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas do presente nem do porvir, nem poderes nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus" (Salmo 46 e Romanos 8).

Esta também deve ser a nossa confiança. Especialmente nas dificuldades. Mesmo sabendo que Satanás vai procurar causar-nos sofrimento e nos jogar contra Deus, devemos estar certos de que nada nos pode separar do amor de Deus, nem mesmo o diabo.

No entanto, duas coisas devem ficar bem claras.

Primeiro: Mesmo sob a proteção de Deus, muitas coisas vão nos acontecer durante a nossa vida que não vamos gostar. Isso não é por que Deus não nos esteja protegendo, mas é que Deus sabe o que é melhor para nós. Deus tem um plano para conosco, e algumas vezes para que este plano se concretize na nossa vida, é preciso passar por alguns dissabores.

José, por exemplo, estava nas mãos de Deus. No entanto, ele sofreu muito até chegar onde Deus queria. Ele foi traído pelos seus irmãos, vendido ao Egito, foi caluniado e posto na cadeia, Mas da cadeia ele foi ao palácio. Foi o caminho que Deus encontrou para salvar o mundo de uma grande fome na época. E José foi o seu instrumento escolhido.

Talvez quando isto estava acontecendo, José não conseguisse entender logo o porquê de tudo isso. Mas depois ele viu que era plano de Deus. Vejam o que ele diz em Gênesis 50.20: "Vós, na verdade intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida".

Assim também na nossa vida vão acontecer coisas que não vamos entender logo, talvez só mais tarde - ou mesmo no céu. E então vamos agradecer a Deus.

Segundo: Deus protege, guarda e traça o caminho do homem, mas não lhe tira a responsabilidade. Isto é: ele não escraviza o homem, transformando-o num robô; mas lhes dá liberdade de ação.

O homem pode escolher em seguir os planos de Deus ou traçar o seu próprio caminho. José, por exemplo, se quisesse, poderia ter se revoltado contra Deus e traçado o seu próprio caminho. Nesse caso teria terminado em nada e a sua história talvez hoje nem nos fosse conhecida.

Outro exemplo. Deus escolheu Saul para ser o rei sobre Israel e servir de modelo para outros reis. Mas Saul decidiu seguir o seu próprio caminho e acabou sendo um dos piores reis da história de Israel.

Jesus escolheu Judas para ser o seu discípulo, para mais tarde levar o Evangelho ao mundo. Mas Judas resolveu seguir os conselhos de Satanás e acabou sendo o traidor de Jesus.

Assim também acontece na nossa vida: Deus traça um plano para nós, e nós podemos ir contra ele e o estragar.

Por exemplo. Deus nos escolhe para uma tarefa especial na sua igreja, nos dá dons e capacidade. Mas nós, em vez de usar esses dons para as coisas de Deus, os empregamos para as coisas do mundo, e acabamos caindo na infelicidade.

Deus planeja dar 80 anos de vida a uma pessoa. Mas ela brinca com a sua saúde, ingere álcool, nicotina, passa noites acordados, e acaba abreviando a sua vida para a metade.

O mesmo acontece quando se brinca com a vida, não usando da responsabilidade que Deus nos deu: pegamos um carro e saímos adoidados pela estrada afora e acabamos nos matando lá na frente.

Mais um exemplo. Deus planeja nos dar um lar feliz e abençoado. Mas nós, na escolha do companheiro ou companheira, em vez de procurar a vontade de Deus, olhamos apenas para a sua boniteza e pouco ligamos se a pessoa é cristã ou não; e acabamos nos casando com qualquer um, até mesmo com um cachaceiro. E daí nós temos que agüentar para o resto da vida com as conseqüências dessa escolha.

E assim eu poderia citar muitos outros exemplos em que a pessoa vai contra os planos de Deus, usa de irresponsabilidade, e acaba estragando a sua própria felicidade. Que, em vez de buscar a orientação de Deus, procura por seus próprios esforços dirigir a sua vida, e acaba se arruinando totalmente.

Por isso, ao terminar a minha mensagem de Ano Novo, quero destacar três coisas que é de suma importância para a nossa vida.

Primeiro: Deus é o Senhor do mundo e o destino de nossa vida está em suas mãos. Se de fato confiamos nele, podemos ficar tranqüilos, pois nada vai nos acontecer que não esteja nos seus planos.

Segundo: Deus tem um plano para a nossa vida. Cuidado para não usar de irresponsabilidade e ir contra o seu plano, mas procurar sempre conhecer a sua vontade e agir de acordo com ela.

Terceiro: Satanás, o inimigo de Deus e dos homens, vai procurar por todos os meios nos desviar de Deus, destruir os seus planos e nos lançar na desgraça. Por isso é preciso muita firmeza e comunhão com Deus.

Tendo estas três coisas em mente, confiando inteiramente em Deus e buscando constante orientação na sua Palavra e vivendo uma vida de oração, podemos enfrentar a vida com otimismo e confiança.

E agora uma pergunta: Você acredita que Deus de fato é o Senhor da história, de que a sua vida está nas suas poderosas mãos, e que Deus tem um plano para você? Você está disposto a deixá-lo realmente governar a sua vida e procurar sempre fazer a sua vontade?

Se a sua resposta for sim, então siga em frente - continue a vida com fé e tranqüilidade.



Lindolfo Pieper
Jaru, RO ? Brasil
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)