Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

DOMINGO DE PÁSCOA , 16.04.2017

Vivamos a Páscoa!
Predigt zu Mateus 28:1-10, verfasst von Werner Kiefer

Introdução

Onde está a tua esperança, motivação para os teus dias? O que faz com que não desistas mesmo quando os outros celebram vitória, e se orgulham de suas maldades?

Faço esta pergunta a mim mesmo. Mesmo encontrando alegria e satisfação no que faço, não deixo de olhar para fora de mim e perceber as coisas deste mundo. As ondas deste mundo são vorazes, relativizam valores, fazem escorregar pelas nossas mãos aquilo que temos como justo. Às vezes é assim que nos sentimos encurralados pela violência, seja no sentido físico e emocional

Convido para que não ignoremos os nossos dias amargos. Assim como também não dá para celebrar a Páscoa sem olhar para Sexta-Feira Santa. Mas a partir desta amargura, olhemos um pouco mais adiante e vejamos o que aconteceu e algumas mulheres testemunham hoje para os nossos dias. Existe esperança minha gente! Por causa dela estamos aqui. Mas para falar sobre esperança é preciso encarar de frente toda nossa injustiça de cada dia, a descoberto ou a que está ainda encoberto. Posso e quero falar de esperança a partir da desesperança. Creio que esperança autêntica é aquela que brota em meio ao sofrimento, dor, abandono. Creio que mensagem da Páscoa é de impacto à medida que considera o sofrimento, a cruz como sendo uma realidade, mas ao mesmo tempo sendo superada. Sim, sendo superada quando conseguimos vincular a mensagem da ressurreição com o cotidiano de nossas vidas. Que o Evangelho posso criar impacto de mobilização. Vamos acolhê-lo!

Mateus 28.1-10

Há fatos que são determinantes para a nossa existência. Estes mudam para sempre todo o nosso sentido pela vida. Creio que foi assim nesta manhã para Maria e a outra, Maria Madalena. Ambas chegam ao túmulo quando o dia ainda estava amanhecendo. A escuridão ainda teimava se fazer presente. A noite e o dia ainda não estavam bem definidos. Lá estavam aquelas duas mulheres enlutadas para verificar a sepultura de seu ente querido. A situação era de tristeza, sentimento de profunda injustiça com a morte de Jesus. Acrescenta-se ao sentimento que estavam carregando no coração, outros dois fatos: tremor de terra. Outro fato está relacionado ao céu. O anjo resplandecente estava sentado sobre a grande pedra que cobria a sepultura. Medo, espanto se misturavam. Algo momentâneo, pois logo compreenderão o que aconteceu nesta manhã. A noite ficará para trás e um novo dia estará chegando. Não há tempo para especular. A Palavra vem e é anunciada. A Palavra dos anjos reorganiza a vida. Jesus, aquele que vocês procuram não está aqui. Ele estava aqui! A Palavra dá uma ressignificação a vida, cria forças para crer e caminhar.

Céus e terra se encontram, noite e dia se fazem presente, anunciando a Páscoa. Um novo dia se faz presente, já é dia mesmo que ainda tenhamos escuridão, amarguras.

Qual é a percepção? Impacto. Veja só, Jesus, aquele que estava pálido, machucado, revela-se sendo agora o resplandecente. Ali onde estava a morte, que foi motivo para a qual as Marias vieram, confrontam-se com a transformação: Vida. Há também aqueles, os guardas, que ficam espavoridos. Porque o branco da palidez agora é o branco de neve que brilha, tem cor de vida. Veja só os ingredientes desta cena: guardas desmaiados, mulheres perplexas, túmulo vazio e o anjo em pessoa resplandecente. O rosto de Deus se faz presente no mundo.

Alguém precisa explicar o inexplicável que está sendo experimentado. O anjo do Senhor se torna porta voz de Deus entre nós: Ele não está aqui. Não há mínima chance de vocês encontrarem Jesus entre os mortos. Já ressuscitou. Ele tinha dito isto para vocês. Sim! É bem verdade. Ele fora colocado aqui. Estava aqui, passou por aqui. Desceu ao mundo dos mortos. Será que compreendemos o que está acontecendo?

Crer na mensagem da ressurreição é colocar-se a caminho tal qual fizeram as Marias nesta manhã. Querer compreender somente com a razão este fato, faz perder a dimensão da alegria, da grande transformação para toda a nossa existência. Creio que o mundo ainda está parado, perplexo diante da Sexta Feira Santa. Ainda não chegamos na Páscoa. Viver a Páscoa é tirar as consequências dela para a vida, a missão que Deus agora delega a todas Marias e Josés, tendo como púlpito a sepultura vazia.

Agora é com vocês mulheres. Vão digam aos homens empalidecidos com a morte de Jesus, digam aquilo que fez o anjo resplandecer entre vocês. Vamos agora verificar o que nos está sendo dito. Isto se faz crendo e testemunhando agora longe do túmulo.

Mulheres saíram correndo cheias de alegria para dizer aos discípulos. Quando se assume a missão, fazendo o ide, parece que não há espaço para as dúvidas e perguntas. A confiança no Cristo ressurreto impulsiona, faz caminhar mesmo não conhecendo o caminho, nem como será o dia de amanhã. Pois neste caminhar nos encontramos com Jesus Cristo. Quem não caminha perde a alegria de se encontrar com a vida. Neste caminhar está Jesus agora dizendo a todos(as): Paz esteja com vocês. Quanta emoção, alegria nesta manhã. Isto se percebe ao caminhar!

As mulheres fazem agora o que os anjos fizeram com elas. Elas se tornam porta voz desta mensagem para os discípulos. A notícia deste dia se espalha agora rapidamente. Esta precisa alcançar a todas as pessoas, até os confins da terra. Esta mensagem do Cristo ressurreto, da qual as duas mulheres são porta-vozes, quer alcançar-nos, criar impacto, novidade para a nossa vida.

Desejo criar este impacto na vida de vocês tal qual o anjo fez na vida destas duas mulheres. E que possamos, nós, homens e mulheres, jovens e idosos, crianças, testemunhar ao mundo: agora nossa vida tem sentido. Morte, violência, medo, injustiças, mentiras, maldades que experimentamos a cada dia não são determinantes para a nossa existência. Neste dia, podemos dizer com toda certeza: a morte foi derrotada, os males deste mundo capotaram na cruz de gólgota, o cemitério não é mais a nossa última morada. Como podemos tirar as consequências desta mensagem para a nossa vida?

Querida comunidade! Jesus ressuscitou. A cada celebração confessamos: Creio na ressurreição do corpo. Conseguimos vivenciar e testemunhar o conteúdo destas afirmações que proferimos? Será que o conteúdo central, a proclamação não está sendo diluído pelas tradições, pelas próprias dúvidas em relação à vida e à morte e pela distância do povo da alegria e da vitória de Deus sobre a morte? Creio que a mensagem da Páscoa perde o seu sentido, à medida que desconfiamos de Deus. A fé no Cristo ressurreto fala mais alto do que sofrimento, mortes, injustiças, maldades deste mundo. Quem sabe, falar de reencarnação torna-se um escapismo, querer justificar com a razão o inexplicável. A ressurreição é um fato que a fé acolhe, causando grande impacto em nossas vidas assim como causou nas Marias. Elas só entenderam realmente a Páscoa quando elas confiam no anjo, que diz a elas: Vão e compartilhem o que vocês viram e ouviram nesta manhã. Neste ir, elas se encontram com Jesus pelo caminho. Ficar parado, querer que a razão compreenda, faz perder o trem da vida! Pior, faz embarcar em outras teorias que nos levam a desconfiança em relação ao poder transformador de nosso Deus.

Onde está a nossa esperança? A nossa esperança se fortalece, se alimenta naquilo que é central para fé cristã: Ressurreição de Jesus. Que tal, vincular, relacionar a ressurreição de Jesus e a fé na sua ressurreição e na ressurreição do outro com a prática de fé que inclui a vida concreta neste mundo?(Nilton Giese). Olhar e viver a partir da Páscoa abre um novo horizonte, nos dá a certeza da transformação, nos faz saber que estamos a caminho do Reino de Deus. Neste caminhar está Jesus dizendo: Paz esteja com vocês. Não tenham medo!

Que a nossa esperança tenha o seu alicerce no Cristo ressurreto. Que esta confiança possa ser experimentada pelos caminhos da nossa vida, a medida em que nos colocamos a caminhar. Neste caminhar, no qual assumimos a missão de Deus, encontraremos Jesus, o ressurreto, caminhando conosco. Este Jesus que vai nos dizer e relembrar na Santa Ceia, Batismo, na sua Palavra: Paz esteja com vocês. Não tenham medo. A Ressurreição é a certeza da transformação! Nisto está a nossa esperança que impulsiona para estar na missão de Deus no mundo. Amém



P. Werner Kiefer
Matriz – Porto Alegre
E-Mail: pwkiefer@hotmail.com

(zurück zum Seitenanfang)