Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

7º DOMINGO APÓS TRINDADE, 30.07.2017

Predigt zu Mateus 13:31-33; 44-52, verfasst von Werner Brunken

Irmãs e irmãos em Cristo, comunidade do Senhor!

O texto lido relata vários exemplos da vida, a fim de compará-los com o reino de Deus.

Reino de Deus! É um reino muito distante do dia a dia, que aqui vivemos. Sim! Na sociedade, na qual vivemos, pouco se fala de um reino de Deus. Se perguntarmos as pessoas nas ruas sobre este assunto, certamente a maioria não sabe o que dizer sobre “um reino de Deus”. Este não faz parte das conversas nos grupos, que se reúnem pelo mundo afora.

Doutro lado, vemos um esforço enorme para descobrir plantas, que ofereçam possibilidade de prolongar a vida. Novos medicamentos são lançados no mercado, oferecendo cura e vida longa. Se possível, serão criados meios para viver para sempre neste mundo. Todos estes esforços fazem parte das descobertas humanas.

E o reino de Deus? Não é criação humana. Está ligado ao ser de Deus. É Ele que o criou e convida todos para fazerem parte deste reino. Este é descrito, em vários exemplos, no texto, que vou comentar em 3 itens:

1 – O reino de Deus cresce – para mostrar tal crescimento Jesus usou o exemplo de um grão de mostarda. É uma semente pequena e cresce , tornando-se uma planta vistosa. O outro exemplo é do fermento. Este, quando colocado na farinha, faz com que a massa cresça rapidamente. Nos dois exemplos as pessoas só lançam a semente e o fermento. O mesmo acontece com o reino de Deus. Este lançou a semente, que é a sua palavra, desde a criação do mundo até nossos dias, sem que pessoas pudessem impedir ou segurar o seu crescimento. Deus criou um reino eterno, onde há vida para sempre. Uma vida de harmonia e paz. Um reino que não depende do esforço e da criação humana. É um presente para todos que se entregam a Deus e vivem de acordo com os seus mandamentos. Este reino veio morar entre nós, quando Deus se tornou carne na criança Jesus. Através deste recebemos os ensinamentos a respeito do reino. Percebemos sinais deste reino, quando pessoas se colocam ao lado daquelas à margem da sociedade: fracos, doentes, desempregados, encarcerados, marginalizados. Mesmo que no dia a dia não se fale do reino de Deus, ele é realidade e cresce no poder de Deus. Sinal deste crescimento é sua igreja, que começou pequena com os 12 discípulos de Jesus e se espalhou pelo mundo até os nossos dias.

2 – O reino de Deus é um tesouro – a pergunta que surge é: “Vale a pena dar crédito ao reino de Deus”? A resposta nós a temos nos dois exemplos seguintes. Falam de um comerciante, que está à procura de pérolas preciosas. Quando as encontra, vende tudo para ter a s pérolas preciosas. O outro exemplo é da pessoa, que descobre um tesouro num campo e cheio de alegria, vai, vende tudo para comprar aquela terra, onde está o tesouro. Vale a pena investir tudo para ter este tesouro incomparável?

- 2 –

No nosso caso significa colocar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, conforme Mateus 6.33. Tendo Deus e o seu reino em primeiro lugar, nada nos faltará – Salmo 23.1. Como sermos convencidos, que colocando este reino em primeiro lugar, é possível colocar as outras coisas em segundo plano? Isto acontece quando damos espaço a Deus através da sua Palavra, na comunhão dos Sacramentos e na vivência no corpo de Cristo.

3 – O reino de Deus é colher e separar - quando este reino de Deus for implantado definitivamente na segunda vinda de Cristo, é necessário estar preparado e vigilante, como descreve o exemplo das dez virgens em Mateus 25. Cinco estavam preparadas com azeite de reserva para suas lamparinas. As outras cinco não. E quando o noivo passou, somente as cinco preparadas puderam entrar. Esta realidade é descrita também no exemplo da rede, que recolhe os peixes. Estes são separados. Os bons no cesto para alimentar as pessoas e os imprestáveis são lançados fora.

Deus quer que todas as pessoas sejam salvas, façam parte do seu reino. Mas para que isto aconteça é necessário reconhecer, que somos pecadores agraciados pelo sangue de Jesus. E como tais, depositamos nossa vida em suas mãos e andamos nos seus caminhos. Precisamos obedecer ao chamado de Jesus conforme Salmo 37.5: ”Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais ele fará”. Somos convidados a confiar nele e no seu reino, pois, a semente é dele, o crescimento vem dele e, sem ele nada podemos fazer e nada seremos .

 

Oração: Querido Deus: Ajuda-nos a buscar o teu reino e levá-lo aos outros. Não permitas as nossas desculpas de que somos muito pequenos e muito fracos. Ajuda-nos a ser fermento e dá-nos coragem de investir nossas vidas nas causas do teu reino para que, já aqui e agora, as pessoas se alegrem com sinais do teu reino e com o reino vindouro. Por Cristo, Senhor e Salvador nosso. Amém.

 



P.em. Werner Brunken
Brusque - Santa Catarina (Brasil)
E-Mail: brunkenwerner@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)