Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

3º Domingo na Quaresma, 11.03.2007

Predigt zu Lukas 13:1-9, verfasst von Lindolfo Pieper

CORREÇÃO DE AMOR

Lucas 13.2-5: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que os outros galileus, por terem sofrido essas coisas? Não eram, eu lhes afirmo. Se, porém, não vos converterdes, vocês também perecerão. E aqueles dezoito do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles? Vocês acham que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? Não eram. Eu lhes afirmo que se vocês não se arrependerem, vocês vão morrer assim como eles morreram".

Durante a Segunda Guerra Mundial, por falta de combustível, um avião teve que pousar em pleno Oceano Pacífico. O comandante do avião e os seus companheiros pegaram uma balsa inflável de borracha e ficaram boiando durante vinte e um dias sobre as águas do mar.

Whitaker, o comandante, era ateu, e nunca tinha se preocupado em ler a Bíblia e nem com a salvação de sua alma. Mas, ali no mar, em meio a perigos, fome, frio e sede, ele começou a pensar em Deus.

Como não tivesse nada a fazer, pegou a Bíblia de um de seus companheiros, e começou a ler. O resultado foi que ele se converteu e aceitou a Cristo como o seu Salvador.   

Ninguém poderia imaginar, nem mesmo o próprio comandante Whitaker, de que, ao levantar vôo na madrugada de 21 de outubro de 1942, ele estava rumando para a maior ventura que um homem pode ter na vida: encontrar-se com Deus.      

O grande rei Davi também precisou passar por grandes dificuldades antes de se converter dos seus pecados e voltar novamente a Deus.

Ele havia caído em pecado, cometendo adultério com a mulher de Urias, o comandante do exército do rei, e não queria reconhecer o seu erro. Deus, então o colocou em grandes dificuldades, fazendo-o adoecer e, depois, perder os filhos.

Contrito, Davi reconhece o seu pecado e se volta novamente a Deus arrependido. Mais tarde, lembrando-se dessa experiência, ele escreve: "Foi bom para mim eu ter passado pela aflição, pois antes de ser afligido eu andava errado" (Salmo 119.71).

Deus se comunica conosco. Ele nos fala. Ele tem diversas maneiras de se comunicar conosco, para nos falar.

Muitas vezes ele precisa nos chamar ao arrependimento. Precisa sacudir-nos para nos acordar do sono espiritual e nos trazer de volta a ele.

Além de nos chamar de maneira calma, através da sua Palavra, Deus tem maneiras terríveis para nos chamar ao arrependimento, quando nos recusamos a ouvir a sua Palavra.

Assim, por exemplo, Deus às vezes permite que aconteçam grandes desastres na natureza, como: enchentes, secas, terremotos, tempestades e descargas elétricas.

Outras vezes Deus atinge a vida de um país, de uma região, cidade ou localidade. Permite que aconteçam graves crises econômicas, carestia, perseguição e coisas semelhantes.

Também há ocasiões em que Deus permite que sejamos atingidos por problemas pessoais. Ele envia doenças prolongadas, permite que a morte leve alguém da família, que dúvidas nos assaltem e que problemas destruam a felicidade do nosso lar.

Tudo isso: catástrofes na natureza, problemas na sociedade e na vida pessoal, são maneiras que Deus usa para falar conosco.

E agora vem a pergunta: como devemos entender essa voz de Deus?

Nos tempos de Cristo os fariseus tinham a sua própria opinião sobre o assunto. Quando acontecia uma desgraça a alguém, eles diziam que Deus estava punindo essa pessoa por causa de algum pecado que ele havia cometido. Com isso eles se sentiam seguros, pensando que nenhuma desgraça iria alcançá-los, pois se consideravam melhores do que os outros.

Jesus, no nosso texto, afirma que quando alguém é atingido por alguma desgraça, não é por que ele é mais pecador do que os outros.

Quando, por exemplo, lhe contaram a história dos galileus que Pilatos mandou matar, ele disse: "Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que os outros galileus, por terem sofrido essas coisas? Não eram, eu lhes afirmo". E acrescenta essa advertência: "Se, porém, não vos converterdes, vocês também perecerão".

E para gravar bem essa verdade no coração dos que lhe estavam ouvindo, Jesus cita mais um incidente: "E aqueles dezoito do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles? Vocês acham que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? Não eram. Eu lhes afirmo que se vocês não se arrependerem, vocês vão morrer assim como eles morreram".

Assim Jesus deixa bem claro que não temos o direito de julgar e condenar uma pessoa quando ela é atingida por alguma desgraça, achando que ela é mais pecadora do que nós; e que, por isso, elas foram castigadas e nós não.

Pelo contrário, cada desgraça que acontece deve servir de lembrete de que somos pecadores. Deve nos lembrar do castigo que nós merecemos por causa de nossos pecados e a suplicar o perdão de Deus. Devemos de estar sempre lembrados das palavras de Jesus: "Se vocês não se arrependerem, vocês também vão ser castigados".

O que Jesus está querendo dizer é o seguinte: ninguém é melhor do que o outro. Pelo fato de alguém ser atingido por uma desgraça, não significa que ele é pior do que nós. Esta desgraça conteceu porque ele, assim como nós, somos pecadores e vivemos num mundo de pecado. Hoje foi ele, amanhã podemos ser nós. Por isso é preciso viver em constante arrependimento.

Se, por um lado, as pessoas gostam de se colocar como juízes dos outros, por outro lado, também as pessoas atingidas por uma desgraça, muitas vezes acham que Deus as está castigando quando estão passando por alguma dificuldade. Nessas horas muitos chegam a fazer promessas, tentando com isso agradar a Deus, para que ele desvie a sua ira sobre elas.

Será que isso é uma atitude correta? Não. O cristão não deve encarar as dificuldades e o sofrimento como um castigo de Deus.

É verdade que, se ele sofre, ele sofre por que é pecador, pois se não tivesse pecado não sofreria. Mas quando Deus permite que um filho seu passe por dificuldades, isso não acontece por causa da sua ira, mas sim por causa da sua misericórdia.

Essa é então a voz de Deus que nos chama ao arrependimento e à consagração. Tais aflições são na verdade bênçãos de Deus, visto que sem elas a pessoa se perderia eternamente. A Bíblia afirma: "O Senhor corrige a quem ama e açoita todo filho a quem recebe" (Hebreus 12.6).

E a Palavra de Deus cita vários exemplos de como Deus chama de volta alguém que caiu em pecado, através da disciplina.

Lembremos apenas o exemplo do rei Davi, que caiu em pecado, cometendo adultério; e Deus visitou o seu lar para que se arrependesse.

E Davi sofreu muito nas mãos de Deus. Primeiro Deus tirou o filho que ele havia gerado em adultério. Depois Deus fez com que a sua casa se transformasse num verdadeiro inferno, onde os filhos brigavam entre si e as suas mulheres se prostituíam à sua vista.

Mas tarde, o próprio rei Davi reconhece que isso tudo foi para o seu bem, e ele agradece a Deus pela disciplina, dizendo: "Foi bom eu ser afligido, pois antes de ser afligido eu andava errado"

Também nós necessitamos constantemente da correção de Deus, assim como um filho precisa ser corrigido pelo pai; pois também nós seguidamente nos desviamos dos caminhos de Deus para ir atrás do pecado.

Valorizemos, pois, a misericórdia de Deus, que sempre deseja o nosso bem, mesmo quando nos disciplina. Ele nos ama e em seu amor nos convida com insistência ao arrependimento.

Ouçamos com atenção a voz de Deus, arrependendo-nos dos nossos pecados e aceitando o perdão que ele nos oferece. Este perdão Jesus conquistou para cada um de nós. Ele é meu e é seu.

Aceitemo-lo pela fé, para que Deus nos possa abençoar, dando-nos paz e alegria aqui na terra e, no futuro, a vida eterna que ele nos promete, dar por sua graça, com ele no céu. Em nome de Jesus. Amém.



Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
www.ielb.org.br
E-Mail: piperlin@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)