Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

4º Domingo na Quaresma, 02.03.2008

Predigt zu Mateus 20:17-28, verfasst von Juarez Borcarte

JESUS ESTABELECE A LIDERANÇA SERVA

"Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir

e dar a sua vida em resgate por muitos" - Mt 20.28.

Que tipo de líderes, pastores e cristãos somos nós? E que tipo de líderes Jesus quer para o seu reino, na sua igreja? Por que nós aceitamos cargos nas diretorias das congregações, na dos departamentos?  Por que ingressamos no seminário e estudamos para pastor? Por que aceitamos ser pastores desta ou daquela congregação?  E por que eu me filiei a esta ou àquela igreja, a esta ou àquela congregação? Quais foram ou são os motivos?

O que esperavam os discípulos de Jesus na sua posição de discípulos e apóstolos? Quais eram as suas pretensões e ambições? O Evangelho de hoje nos mostra quais eram os seus ideais que almejavam e esperavam alcançar; e também nos mostra o que eles imaginavam ser o reino de Deus! Quando Jesus estava prestes a morrer, e já ter advertido várias vezes a seus discípulos da necessidade de ele subir para Jerusalém, ser preso, padecer muitas coisas, ser crucificado e morto... a mãe de Tiago e João achegou-se a Jesus, adorou-o, e fez este pedido pretensioso: "Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e outro, à tua esquerda". Isto é, ela pediu que seus dois filhos tivessem uma posição de destaque no reino de Cristo. Diríamos hoje, que eles fossem ministros, senadores ou deputados federais na presidência de Jesus.

Convém esclarecer que o povo da época e os próprios discípulos de Jesus tinham idéias erradas a respeito do reino de Jesus. Eles entendiam que Jesus ia estabelecer um reino político e terreno, que massacraria os inimigos romanos que os dominavam, e inauguraria um governo de glória e poder. Eles não conseguiam digerir (ainda) e compreender que o reino de Jesus não é deste mundo! Por isto tinham estas altas pretensões, estes grandes sonhos: serem os primeiros neste reino, os mais importantes, governar com Jesus, dar ordens, mandar, desmandar, dominar.

Respondendo ao pedido pretensioso da mãe de Tiago e João, em primeiro lugar Jesus respondeu: "Não sabeis o que pedis" (v. 22). Em segundo lugar: "O assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aquele a quem está preparado por meu Pai" (v.23). E em terceiro lugar, ouvindo tais pretensões de Tiago e João, os outros dez discípulos "indignaram-se contra os dois irmãos" (v.24), denunciando a si mesmos que também eles tinham  iguais pretensões! Também eles queriam ser os primeiros e os grandes na presidência de Jesus!

Será que também em nossas mentes não pairam, muitas vezes, pensamentos semelhantes quando nos filiamos a uma congregação, assumimos um cargo, quando estudamos e nos formamos pastores e quando aceitamos um chamado? Tornar-nos grandes, governar, mandar, legislar, dar ordens, ser reconhecido e "colocar as coisas nos eixos"?

Jesus, porém, não parou aí nas suas colocações de esclarecimentos aos discípulos pretensiosos. Jesus os chamou à parte e disse-lhes: "Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas (veio) para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (vv. 25-28). Jesus deu sua própria vida para nos remir!

Jesus nos estabelece um clara distinção entre o governo deste mundo e o seu reino. No reino deste mundo, governantes dominam, exercem autoridade, mandam, desmandam, punem; os maiorais exercem poder sobre os súditos. E Jesus não diz aqui que estão errados! Sabemos que as autoridades são instituídas por Deus para manter a ordem, governar, punir os maus, proteger os bons, fazer justiça. A autoridade é necessária. Os ladrões devem ser punidos; os sonegadores de impostos, presos; e os injustiçados, protegidos e amparados. Assim é a autoridade secular! Ela também pode usar a espada!

Mas Jesus diz claramente aos seus seguidores: "Não é assim entre vós" (v.26)! Nada de governar com "punhos de ferro", de dominar, massacrar e fazer justiça com as próprias mãos. Não. Nada de força brutal. Nada de vingança. Nada de ordens, mandos e desmandos. O que então? Jesus é claro: "Quem quiser tornar-se grande... será esse o que vos sirva... quem quiser ser o primeiro... será vosso servo"! Exatamente o contrário do que acontece no Estado, no governo secular!. Lá se manda, se empunha a espada, se usa a força... No reino do Cristo, na sua igreja, se é servo! Grande é o pequeno, o que serve!

Continua de pé a palavra de Deus: "Todo o que se exalta, será humilhado". E isto já pode acontecer nesta vida! E certamente depois, no Juízo Final, pelo próprio Deus! E ser humilhado por Deus não é brincadeira! Deus resiste aos soberbos! O orgulho é o começo da ruína! Não existe exemplo comparável do mais humilde servir que o do nosso Senhor Jesus Cristo! Ele diz aos discípulos: "Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas ao terceiro dia ressuscitará" (vv.17-19).

Mesmo sabendo que em Jerusalém somente lhe esperavam sofrimentos, crucificação e morte, Jesus foi decididamente para lá a fim de nos salvar, nos conquistar perdão para o nosso orgulho e falta de amor e espírito servil. Ele foi para a cruz por puro amor por você e por mim!

E o v. 28 dá um destaque todo especial: "...tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos"!  Dar sua vida em resgate por muitos é muito significativo: "Resgate" ("litron" - em grego) significa o preço pago para libertar um escravo, para o resgatar da escravidão para a liberdade! Era um preço que o escravo nunca conseguiria pagar!

O preço que Jesus se dispôs a pagar para nos libertar da escravidão do pecado e de Satanás e nos tornar filhos livres de Deus, não foi ouro nem prata, mas sua própria vida e seu santo e precioso sangue, a fim de pertencermos inteiramente a Deus Pai. Cantamos na quaresma: "com teu sangue nos compraste"; "e minha alma resgataste"!

Prezado amigo(a)! Você já parou para pensar quem é Jesus? Ele é SENHOR e CRIADOR dos céus e da terra! Ele tem toda a autoridade, nos céus e sobre a terra. Ele "é verdadeiro Deus gerado dom Pai desde a eternidade" (Catecismo Menor, 2o Artigo do Credo Apostólico)! Apesar de tudo isto, ele a si mesmo se humilhou até à morte - e morte de cruz (Fp 2.8)! Ele veio servir e não ser servido; veio dar sua vida em regate por todos nós. Por isto ele é o seu e o meu Senhor e Salvador!

Nós somos chamados a sermos SERVOS DE CRISTO! Isto é, escravos (doulos) de Cristo! Servir uns aos outros em humildade e com amor sacrificial. Lutero o deixa claro na sua explicação do 2o Artigo do Credo Apostólico, no seu Catecismo Menor: "Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, é meu Senhor, pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro e prata, mas com seus santo e precioso sangue, para que eu lhe pertença, viva submisso a ele em seu reino e O SIRVA...".

O apóstolo Pedro nos exorta: "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pe 4.10). Tenhamos o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5)! No seu reino, ele estabeleceu para sempre a liderança serva. Grande é o pequeno Exerçamos sempre ESTA LIDERANÇA e esta maneira cristã de viver! Seja esta a nossa grande ambição! Amém.

 

                                                                              



Rev. Juarez Borcarte
Itarana, ES ? Brasil
E-Mail: juarezborcarte@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)