Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

1º Domingo na Quaresma , 10.03.2019

Predigt zu Lucas 4:1-13, verfasst von Werner Brunken

Hoje temos o primeiro Domingo da Quaresma – tempo da Paixão de Cristo. Durante 40 dias vamos acompanhar o caminho de Jesus rumo à cruz. Jesus deixou para trás uma caminhada, até certo ponto tranqüila, para começar seu caminho de sofrimento até sua crucificação.

     No início dos 40 dias Jesus foi conduzido ao deserto, onde ficou 40 dias e 40 noites e teve fome. Onde enfrentamos 40 dias de necessidades? Pessoais ou familiares, comunitárias? O que fazemos em tais situações? A quem recorremos?

     Vejamos Jesus! Alguém de fora, neste caso o diabo, chegou-se a Jesus. Tentou convencê-lo que a fome seria fácil de resolver. Bastaria transformar uma pedra em pão. E nós? O que fazemos nas horas de extrema necessidade? Certamente não faltariam pessoas, que dariam seus palpites. E no desespero as pessoas muitas vezes cedem a tais apelos. De Jesus aprendemos que ele não cedeu ao apelo do diabo. Soube-se guiado pelo Pai e respondeu: “O ser humano não vive só de pão, mas também de toda palavra que procede da boca de Deus”. Ou seja, quem se coloca inteiramente nas mãos de Deus, terá nele a segurança, que precisa para continuar sua caminhada, mesmo passando pelo deserto da vida. É o que afirma o salmista no Salmo 91: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo, e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus, eu confio em ti”. Eis aí a resposta para a nossa caminhada quando andamos pelo deserto desta vida. É buscar unicamente em Deus a proteção e a ajuda para enfrentar as necessidades e dúvidas. Quem faz da leitura e da meditação da Palavra de Deus o “seu pão diário”, sentirá segurança em todos os caminhos da vida.

     Mas o diabo não se deu por vencido. Continuou tentando afastar Jesus do caminho do Pai. Ofereceu-lhe todos os reinos deste mundo. Tudo para ele. Bastava ajoelhar-se diante dele e adorá-lo. Olhemos para a nossa vida! Quantas ofertas tentadoras: propinas, enganar outros para enriquecer e o que dizer das loterias tentadoras? Jesus não cedeu a esta tentação. Novamente ficou ao lado do Pai e afirmou: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele”. Sei que para nós é difícil dizer “não” às riquezas deste mundo. Mesmo assim, precisamos estar conscientes que a realização feliz nesta vida não depende das riquezas. Elas nos tentam, mas felizes são as pessoas, que confiam no Senhor e vivem na certeza “que o Senhor é o meu pastor e nada me faltará” – Salmo 23.1.

     O diabo ainda não sossegou. Tentou mais uma vez; “Jesus! Atira-te do alto do templo. Nada de mal te acontecerá, pois o próprio Deus disse que mandará seus anjos para cuidar de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras”.

  

 

 

Vejo nesta tentação situações de risco que pessoas enfrentam, seja num parque com brinquedos perigosos; alpinistas: quanto mais alto, mais auto-satisfação; corridas de carro: vou tentar o melhor tempo. E no fundo o pensamento: “Se Deus quiser, nada vai acontecer; confio na sua proteção”. Jesus também confiou no Pai, mas não obedeceu à voz do diabo. Jesus respondeu: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus!”

    Acredito que na caminhada desta vida não podemos simplesmente arriscar em tudo que nos é oferecido. Precisamos procurar Deus e descobrir qual a sua opinião para

podermos decidir. Importa não abusar da fidelidade de Deus conosco, correndo riscos desnecessários.

     Se pensarmos na caminhada de Jesus, muitas outras vezes foi tentado para não agir conforme a vontade do Pai. Lembro o momento, no qual sendo preso, disse que se pedisse ao Pai para mandar um batalhão de anjos para defendê-lo, ele o faria. Mas não era este o plano do Pai para com Jesus. Para que se cumprissem as Escrituras, o seu caminho seria entregar-se e morrer na cruz, a fim de livrar a humanidade dos seus pecados.

     O exemplo de Jesus para nós está em vencermos as tentações, confiando unicamente em Deus. O apóstolo Paulo na sua Carta aos Romanos 10.9 e 11 escreve: “ Se você disser com a sua boca: Jesus é o Senhor! E no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo... Quem crer nele, não ficará desiludido”.

     Não ficar desiludido com Deus não é fácil, pois o próprio Jesus na cruz sentiu o abandono, quando clamou: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”- Mateus 27.46. Não podemos negar que no deserto desta vida já sentimos tal abandono. Mesmo assim, Jesus se entregou ao Pai, quando disse:”Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” – Lucas 23.46.

     Vivamos nos desertos desta vida, confiando unicamente neste Deus, que não abandona a nós como seus filhos e suas filhas.

     Encerro com palavras do hino HPD – 214, 1 e 6 (Livro de Canto da IECLB – 503, 1 e 6):”Quem só em Deus, o Pai confia e nele espera sempre fiel. Quem contra o mal com Deus porfia, resiste à dor, a mais cruel. Quem a sua vida a Deus confiou, em rocha firme edificou. Crendo, segue a tua via, fiel, cumprindo o teu dever; na bênção celestial confia, que renovada a possas ter. Jamais Deus há de abandonar quem nele crer e confiar”.



P. em Werner Brunken
Brusque, Santa Catarina, Brasil
E-Mail: brunkenwerner@yahoo.com.br

(zurück zum Seitenanfang)