Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

2º Domingo após Pentecostes, 25.05.2008

Predigt zu Mateus 7:24-27, verfasst von Alex M. Schmökel

Nossa vida está construída sobre qual fundamento?

Quando as coisas não estão fundamentadas em algo sólido e seguro é comum ouvirmos as pessoas dizerem: "Um dia a casa cai". Geralmente esta afirmação é usada nos relacionamentos humanos quando não estão bem; ou, se planos econômicos são mantidos artificialmente; se o casamento é algo somente de fachada; e assim por diante.

Finalizando o Sermão do Monte, Jesus conta uma série de parábolas, tirando exemplos do dia-a-dia da vida de aeus ouvintes. E os versículos sobre os quais baseamos nossa mensagem, também são uma parábola - a parábola dos dois construtores. Alguém poderia até perguntar: "Mas, o que Jesus entende de alicerce e construção?".

Com esta parábola Jesus não quer dar uma aula de arquitetura ou construção civil. Mas ele fala da vida das pessoas. Ele usa este texto para ver sobre qual fundamento está a vida de seus ouvintes. As chuvas, as enchentes e o vento forte, que caem sobre as casas desta parábola, são os momentos de crise que se passa na vida, e o alicerce determina a vitória sobre estas crises ou a derrota.

I - Sobre a areia

Jesus diz: "Todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato (tolo) que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína".

Um dos construtores de nosso texto construiu sua casa sobre a areia. O fundamento desta casa não era algo sólido, algo de sustentação, mas era um fundamento que iria ruir, iria cair facilmente quando viessem as tempestades, as chuvas e as enchentes.

Quantas e quantas pessoas também não fundamentam a sua vida sobre a areia de falsas expectativas, falsas esperanças, falsos ensinamentos doutrinários. E quando vêm as primeiras tempestades da vida, toda a casa, toda a vida da pessoa desaba e cai.

Muitas destas pessoas não buscam a correta orientação para suas vidas e o consolo para suas aflições, para as tempestades da vida, na palavra de Deus - a Bíblia; muitas pessoas não depositam sua esperança e confiança na salvação e perdão que somente Jesus traz e dá gratuitamente para cada um de nós.

Mas muitos, inclusive entre nós, acreditam e depositam sua esperança e fundamentam sua vida sobre um alicerce de areia, formado por benzeduras, superstições de todo tipo, horóscopos e tantas outras coisas mais, que não dão tranqüilidade, perdão e paz, mas nos tornam escravos de Satanás e seus falsos profetas. Jesus dá o conselho em nosso texto: "Acautelai-vos (cuidado) dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.", conforme o versículo 15 de nosso texto.

Estes falsos profetas, falsos ensinadores, estão por tudo e por toda parte, sempre esperando uma oportunidade para aplicarem seus golpes, usando seus falsos ensinamentos que nos afastam sempre da verdade da fé cristã.

Quantos são os que também fundamentam e constroem sua vida somente em coisas materiais, tais como a posição social que ocupam, os títulos que ostentam, o dinheiro, a popularidade, etc. Estas coisas não são um alicerce firme. Estes alicerces são de areia, pois de uma hora para outra podemos perder os amigos, podemos empobrecer, perder nossa posição dentro da sociedade, e assim por diante. A popularidade, a pobreza ou a riqueza, a posição social e os títulos que alguém possa ter não nos garantem a vida eterna; somente a fé em Cristo e toda sua obra salvadora, feita em nosso favor, nos garante a vida eterna.

Ter a vida fundamentada sobre a areia, também é ouvir a Palavra de Deus e não praticá-la. Quantos de nós estamos aqui neste momento só de corpo presente, mas nossas idéias, nossa concentração está longe daqui. Outros saem daqui como entraram, não sabendo por que vieram e para que vieram.

Outros são "cristãos" somente nesta uma hora, uma hora e meia de culto. Depois que saem daquela porta, deixam sua "roupa cristã" aqui dentro e vivem lá fora como um não-cristão, deixando de praticar a sua fé cristã, deixando de testemunhar esta fé, negligenciando a sua devoção e oração diárias.

O Dr. Martinho Lutero também alerta para isto ao escrever sobre o Terceiro Mandamento em seu Catecismo Maior: "(Muitos)... transgridem este Mandamento quando vão à casa de Deus e ouvem a Palavra de Deus como algo sem importância (como uma conversa boba). Vão ao culto apenas por força do hábito, por costume e voltam para casa e não sabem e não se lembram do que foi falado e sobre o que foi pregado". (Citação adaptada do Livro de Concórdia, págs. 409 e 410).

Precisamos ter cuidado com isto. Jesus adverte em nosso texto: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céus", conforme o versículo 21 de nosso texto.

O ouvir da Palavra de Deus requer a prática. Sem a prática da Palavra de Deus, nossa vida está fundamentada sobre a areia, sobre nossas fracas incapacidades, que diante dos ventos, chuvas e tempestades desta vida acabam ruindo e desmoronando. 

II - Sobre a rocha

Em nosso texto Jesus diz: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente (sábio) que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha".

O outro construtor, mencionado em nosso texto, construiu sua casa sobre a rocha. Conforme disse Jesus, esse é aquele que ouve e pratica o ensinamento da Palavra de Deus. Podem vir as tempestades, os ventos, as chuvas e as enchentes que a sua casa não cai, porque está fundamentada sobre a rocha.

Este construtor não precisa fazer o fundamento para sua casa. Ele já está ali. Nós cristãos não precisamos fazer o fundamento da nossa vida. Ele já está presente entre nós. E o fundamento da vida do cristão é Jesus Cristo. Jesus Cristo é a Rocha (cf. Is 28.16), a Pedra Angular (cf. Sl 118.22; At 4.11).

Podemos e devemos construir e fundamentar nossa vida sobre este fundamento - a Rocha. Nós cristãos não estamos isentos e livres das tempestades e dos ventos dos mais variados tipos de sofrimentos, das tentações, das provações, dos pecados, das decepções, das incertezas, das falsas doutrinas que querem nos afastar de nosso Deus.

Bem fundamentados sobre a Rocha, com a prática diária das virtudes cristãs, com a leitura diária da Palavra de Deus, não estaremos fundamentados sobre falsas esperanças, falsas expectativas e falsas doutrinas. Poderão soprar os ventos e vir as tempestades contra nossa vida; bem firmados sobre a Rocha, não seremos abalados, pois nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos sustenta, nos consola, nos anima, nos dá seu correto ensino, nos perdoa e nos ampara em toda e qualquer situação adversa de nossa vida.

Podemos acrescentar a isto o que o apóstolo Paulo fala em Rm 8.31-39, que nada do que existe no mundo, no universo, pode nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus. Por isso, se estamos bem firmados sobre a Rocha, que é Cristo, somos vencedores sobre todas as coisas.

Fundamentados sobre a Rocha também iremos viver a nossa vida cristã, praticar diariamente o que ouvimos da Palavra de nosso Deus. E este praticar não é somente ter pensamentos corretos, práticas externas da bondade ou bons sentimos íntimos (até os não-cristãos fazem e têm isto). Mas praticar o que ouvimos da Palavra de Deus envolve todo o nosso ser, em todos os momentos da vida, ali onde nós estamos, onde Deus nos colocou, dentro do nosso lar e na sociedade em que vivemos. Isto significa o que o Dr. Martinho Lutero em determinada ocasião falou: "O cristão deve ser um pequeno Cristo onde ele está, onde ele vive e com quem ele está". As pessoas de fora precisam olhar para nós e ver Cristo em nós.

Portanto, meus amados! Nossa vida está sobre qual fundamento? Sobre a areia ou sobre a Rocha, que é Cristo?

Se a nossa resposta for "sobre a Rocha", então estamos bem firmados, estamos bem fundamentados. Podem vir os ventos e as tempestades da vida para nos derrubar, que estaremos bem firmes, pois esta Rocha é Cristo Jesus, o nosso Senhor e Salvador. Em suas mãos queremos estar sempre. Amém.



Alex M. Schmökel
Vila Progresso, Vera Cruz - RS
E-Mail: aschmokel@uol.com.br

(zurück zum Seitenanfang)