Göttinger Predigten

Choose your language:
deutsch English español
português dansk

Startseite

Aktuelle Predigten

Archiv

Besondere Gelegenheiten

Suche

Links

Konzeption

Unsere Autoren weltweit

Kontakt
ISSN 2195-3171





Göttinger Predigten im Internet hg. von U. Nembach

2º Domingo após Pentecostes, 25.05.2008

Predigt zu Mateus 7:21-29, verfasst von Edson Ronaldo Tressmann

Edificados sobre a Rocha

A igreja hoje precisa se preocupar muito com a missão. A missão dentro da igreja e fora da igreja. Precisamos cuidar dos que estão na igreja e capacitá-los a saírem mundo afora. Hoje nosso texto fala muito na direção dos que estão na igreja.

Jesus está concluindo seu sermão, o sermão do monte, e na sua conclusão ele anuncia sobre os dois caminhos, os falsos profetas e depois sobre aqueles que pelo Espírito Santo crêem na Palavra de Deus e o resultado dessa vida de fé.

Jesus está falando para um grupo. Está concluindo seus ensinamentos dados sobre o monte. Há apenas um grupo, e nesse grupo, que em alguns instantes serão despedidos, todos são edificadores. Todos ouviram a mensagem, e todos irão edificar. A grande diferença é sobre o que eles irão edificar, sobre a areia ou sobre a rocha. O resultado daqueles que edificam suas casas sobre um fundamento frágil, como é o de edificar sobre a areia, é que a casa não resistirá a ventos  e chuvas fortes. Se o dono quiser deitar e dormir tranqüilo, precisa edificar sobre um fundamento firme, forte, assim como a rocha.

Por que Jesus diz essas palavras no final do sermão do monte? Jesus tinha diante dele pessoas da Galiléia, Dez cidades, Jerusalém, Judéia, e cidades que ficam ao lado do rio Jordão. Tinha ali pessoas aleijadas, epiléticos, dominadas por demônios, e pessoas que sofriam de várias doenças. A essas pessoas de muitos lugares e com variados problemas Jesus diz: edifiquem sua fé na rocha.

Na época de Jesus existiam muitos falsos mestres. Pessoas que iludiam as pessoas com falsos ensinos, falsas ilusões de libertação da opressão dos romanos. Nesse cenário conturbado politicamente, socialmente e espiritualmente Jesus aparece. Aparece como o verdadeiro filho de Deus.

Alguns o receberiam como Senhor e Salvador, outros o rejeitariam, muito disso até se deve ao fato de tantas manipulações no setor político, social e espiritual. Jesus falando sobre os falsos mestres, alerta sobre esse grande perigo. E ao alertar a população de várias regiões, e com todos os tipos de doenças, Ele também os convida a firmarem sua fé sobre a Rocha. E as pessoas que ouviram Jesus, reconheceram sua autoridade, reconheceram que Ele ensinava em nome de Deus.

Quero agora trazer vocês para os nossos dias. Vamos ver no que essas palavras de Jesus nos ajuda no dia-a-dia. Para isso vamos meditar no tema: Abençoados com a presença de Deus somos edificados sobre a Rocha. Para que?

1 - Para resistirmos aos falsos ensinos. Disse que a igreja tem uma grande missão: Salvar pessoas, para isso precisa cuidar dos seus e levar Jesus a outros. Antigamente era difícil trazer pessoas para a igreja, hoje é mais difícil trazer e ainda mais difícil manter as pessoas na igreja. O livro "Feche a porta dos fundos" escrito por Alan F. Harre, e traduzido em 2001 por Luize Heimann, relata que as igrejas estão ficando cada vez mais vazias, e o abandono está crescendo muito entre os  jovens de 13 - 20 anos de idade. Talvez o reflexo disso sejam conflitos familiares, outros também apontam e concluem falsamente que a igreja oferece pouca coisa de valor para eles como pessoas.

Outros ainda argumentam que não se sentem amados, aceitos e desejados pelos outros membros da comunidade. Outros ainda argumentam que os sermões são fracos, muito tédio, trabalho sem relevância, apatia entre aqueles que trabalham na igreja. Ainda há o argumento sobre a tensão no relacionamento familiar quando ainda criança, e agora depois de adulto não sente mais prazer em ir a igreja. Ainda muitos reclamam das discussões entre membros da igreja.

Muitos motivos, muitos argumentos e eu quero me apropriar das palavras de Jesus em Mateus 7.21-29. Jesus alertou sobre os falsos mestres e o grande estrago que eles fariam para as pessoas, principalmente no afastar as pessoas da igreja, criar desilusão espiritual. Existem espalhadas pelo mundo muitas doutrinas. Muita confusão bíblica, um panteão religioso. E isso só traz confusão, afastamento e desilusão. A Bíblia, a mensagem do Cristo ressuscitado, daquele que disse: "Deixo com vocês a paz, é a minha paz que lhes dou..." na verdade está sendo usada em muitos lugares para manipulação e extorsão.

Vejamos como exemplo Moisés que quando enviado por Deus e diante do faraó fez seu bastão virar cobra, os mágicos e sábios do Egito fizeram a mesma coisa. Na primeira praga ao fazer com que as águas virassem sangue, os sábios e mágicos do Egito fizeram a mesma coisa. Isso para confundir o povo e servia como garantia de que o Faraó estava certo em não liberar o povo e continuar teimando. O apóstolo Paulo também sofreu uma forte oposição durante seu ministério. Aqueles que queriam dominar as pessoas religiosamente atacam sua autoridade apostólica.

Em nossos dias existe aquele quadro no Domingo Espetacular da rede Record, "Mistérios do Enigma", onde os cientistas querem provar que na há nada de miraculoso nos acontecimentos narrado pela Bíblia. Muitos também atacam a autoridade de pregadores ainda hoje. Não se valoriza aquele que ensina a Palavra de Deus corretamente.

As pessoas procuram uma falha no pastor, nos líderes religiosos para se esquivar de sua ausência, ou afastamento da igreja. Lembro-me do caso do padre Júlio em São Paulo, ele mesmo sendo extorquido, teve sua autoridade, sua palavra colocada em xeque. Se deu crédito a um rapaz que estava na FEBEN e se deixou de valorizar a palavra do padre. Isso é só para ilustrar que se dá ouvidos ao erro e a mentira e até se espalha e a verdade está ficando cada vez mais desacreditada.

Nesse momento é importante ouvirmos as palavras de Paulo a Tito quando esse foi encarregado de organizar o trabalho missionário na ilha de Creta: "Pois existem muitos, principalmente os que vieram do judaísmo, que são revoltados e enganam os outros com suas tolices. É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro. Foi justamente um deles, um profeta da ilha de Creta, quem disse: ‘os cretenses só dizem mentiras. São como animais selvagens, são uns preguiçosos que só pensam em comida'. E ele tinha razão quando disse isso. Você tem de repreender duramente esses falsos mestres para que sejam sadios na fé e parem de dar atenção a histórias inventadas por judeus e a ensinamentos humanos que vêm de pessoas que rejeitam a verdade" (Tt 1.10-14).

O grande problema dos falsos pregadores é que honram a si mesmos, fazem um mal uso do nome de Deus, abusam da Palavra de Deus e a querem usar magicamente. Pensam que tudo é na hora e quando querem. Eu de maneira alguma duvido do poder de Deus, Ele é poderoso, a Bíblia diz isso, mas a nós nos cabe deixar Deus ser Deus, deixar ele atuar quando e onde quer, sem a nossa imposição.

Jesus ao terminar seu sermão do monte falando sobre o estar fundamentado em Cristo, quer nos dar a certeza de que o cabeça da igreja é Cristo, como o próprio Jesus disse a Pedro: "...sobre esta pedra(confissão) ‘o Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo' construirei a minha igreja, e nem a morte poderá vencê-la" (Mt  16.18). Nós somos a igreja, cada um é igreja, e temos como nosso cabeça, Cristo Jesus nosso salvador. A igreja está firmada sobre a rocha que é Cristo, aquele que morreu e ressuscitou por ela e deu assim a vida eterna. E nesse amor a igreja reina no mundo. Firmada em Jesus Cristo nada poderá abalar a igreja de Jesus.

Abençoados com a presença de Deus somos edificados sobre a Rocha. Para que?

2 - Para não sermos destruídos. Disse que a igreja tem uma grande missão: Salvar pessoas, para isso precisa cuidar dos seus e levar Jesus a outros. Antigamente era difícil trazer pessoas para a igreja, hoje é mais difícil trazer e ainda mais difícil manter as pessoas na igreja. O livro "Feche a porta dos fundos" escrito por Alan F. Harre, e traduzido em 2001 por Luize Heimann, relata que as igrejas estão ficando cada vez mais vazias. Muitos são os motivos apontados na atualidade. Jesus no final do sermão do monte pediu para que todos ficassem firmados em Jesus.

E nós abençoados com a presença de Deus somos edificados sobre a rocha. Primeiro: com a presença de Deus somos edificados sobre a rocha que é Cristo para resistir aos falsos ensinos. Segundo: com a presença de deus somos edificados sobre a rocha que é Cristo para não sermos destruídos.

Jesus disse que há um grupo de ouvintes, um grupo de edificadores, e que nesse mesmo grupo uns edificariam sobre a areia, e qualquer chuva derrubaria a casa, e outros que edificariam sobre a rocha, e mesmo com chuva e vento forte a casa continuaria intacta.

Abençoados com a presença de Deus somos edificados sobre a rocha. Deus nos abençoa constantemente com a sua presença na palavra para que possamos resistir aos falsos ensinos e não sermos destruídos, como diz Paulo a Tito: "Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com verdadeiro ensinamento e também mostra o erro dos que são contra esse ensinamento" (Tt 1.9).

Permanecer na palavra, ouvir aquilo que Deus nos diz, eis um importante conselho, pois assim não seremos desviados por falsos ensinos e nem destruídos, como diz Paulo aos Hebreus: "não se deixem levar por ensinamentos diferentes e estranhos que tiram vocês do caminho certo. É bom sermos espiritualmente fortes por meio da graça de Deus e não por meio da obediência a regras sobre alimentos. Pois os que obedecem a essas regras não têm sido ajudado por elas" (Hb 13.9).

Ser forte pela graça de Deus, é justamente a resposta que Paulo ouviu de Deus: "A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco" (2Co 12.9). Deus nos abençoa constantemente com sua Palavra, com sua graça ara não sermos desviados por falsos ensinos nem sermos destruídos, estar firmado na rocha que é Cristo para não "sermos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas" (Ef 4.14).

Estar firme na rocha que é Cristo. Jesus perguntou aos seus discípulos: "E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? Pedro respondeu: O Senhor é o messias, o filho do Deus vivo" (Mt 16.15-16). Sobre essa confissão a igreja está fundamentada e nada nem ninguém, nem mesmo a morte poderá destruí-la. Disse Pedro; "Tudo isso mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o dia do julgamento" (2Pe 2.9).

Deus não deseja o desvio da verdade, nem a destruição dos seus, pois como Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e ela me conhecem. E estou pronto para morrer por elas" (Jo 10.14-16). Estar firmado em Cristo, e estar certo de que "...assim como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela. Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com sua palavra. E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito" (Ef 5.25-27).

A rocha que é Cristo nos abençoa com a sua presença no batismo, na palavra para nos perdoar todos os nossos pecados. Podemos ter certeza da presença de Deus e permanecer fundamentado em Cristo, pois Deus já disse "Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo" (2Co 6.16).

Nós fazemos parte da família de Deus, somos filhos de Deus, somos o rebanho do Senhor, amados por Deus em Jesus, estamos firmados na rocha que é Cristo. Estando firmes na rocha que é Cristo Jesus jamais seremos destruídos. Jesus deu a sua vida para que eu e você tenhamos a vida eterna, e com a sua presença nos mantêm firmes e inabaláveis.

Jesus o bom pastor, aquele que é o cabeça da igreja, aquele sobre quem nós estamos firmados é o autor e consumador da fé. Continuemos com nossos olhos fixos em Jesus, mesmo em meio ao sofrimento, a dor, e as tribulações desse mundo lembremos que o cabeça da igreja, aquele que deu a vida pela igreja nos disse: "No mundo vocês vão sofrer, mas tenham bom ânimo eu venci o mundo" e ainda "por meio de muitas tribulações nos importa entrar no reino dos céus" e estejamos alegres pois, "...o nome de cada um de vocês está escrito no céu".

Abençoados com a presença de Deus somos edificados sobre a Rocha.  Para que? 1 - Para resistir aos falsos ensinos. 2 - Para não sermos destruídos. Jesus ao subir aos céus disse: "Eu estarei com cada um de vocês até o final dos tempos". Incumbiu seus discípulos de uma grande e nobre missão, fazer discípulos. E nessa missão ele deixou registrada a promessa de sua presença constante. Na missão dentro da igreja e fora da igreja, podemos ter a certeza da presença de Jesus, do Jesus vencedor, do Jesus ressuscitado, aquele que venceu a morte, o inferno e o diabo para que eu e você sejamos vencedores. Continuemos nossa missão sem desanimar, pois estamos firmados na Rocha que é Cristo. Amém!



Edson Ronaldo Tressmann
Alto Parnaíba, MA ? Brasil
E-Mail: cristo_para_todos@hotmail.com

(zurück zum Seitenanfang)