Romanos 3.20; Mateus 26.27; 1.Timóteo 2.5

Home / Bibel / Neues Testament / 01) Matthäus / Matthew / Romanos 3.20; Mateus 26.27; 1.Timóteo 2.5
Romanos 3.20; Mateus 26.27; 1.Timóteo 2.5

Romanos 3.20; Mateus 26.27; 1.Timóteo 2.5

Adilson D. Schünke


FELIZ POR SER CRISTÃO LUTERANO Em 31 de outubro de 1517 a Igreja Cristã foi restaurada para uma nova vida – de liberdade, pureza e fecundidade.

O ato de Deus, através do qual aconteceu a REFORMA, tem como instrumento principal a Palavra de Deus; e seu principal agente humano foi Martinho Lutero.

Os ensinamentos não eram novos, eram as verdades eternas de Deus, reveladas na Bíblia. E essas verdades têm sido preservadas e apresentadas ao mundo em toda sua integridade pela Igreja Luterana.

A Igreja Luterana, fundamentada nas doutrinas da Bíblia, é a antiga, original e apostólica Igreja Cristã na sua forma e aparência atuais.

Tudo começou quando Lutero, preocupado com a salvação eterna, descobriu que havia representantes da Igreja vendendo cartas de perdão dos pecados, chamadas “indulgências”.

Convicto de que isso era um abuso de clérigos corruptos, Lutero escreveu um manifesto com 95 afirmações (teses) contra a venda do perdão, e o pregou na porta da igreja de Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. Por isso é o Dia da Reforma, em que Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo, e que não se pode comprar o perdão de Deus ou conquistá-lo por méritos ou esforços.

Segundo Lutero, Deus nos aceita como justos somente quando cremos e confiamos em Jesus Cristo. E isso ele aprendeu das Santas Escrituras: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5.1). Recebemos a salvação pela fé e não pelas boas obras. “Ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei” (Romanos 3.20).

Lutero descobriu que podemos ter certeza da vida eterna, porque Jesus Cristo, o Filho de Deus, assumiu em sua natureza divina a natureza de um ser humano, para morrer e ressuscitar, para pagar a pena por todos os pecados, conquistar um lugar no céu e oferecê-lo gratuitamente a todos aqueles que confiam em Jesus Cristo como único, suficiente e perfeito Salvador.

Esta fé leva espontaneamente a produzir boas ações, assim como a árvore saudável produz bons frutos.

Em conseqüência disso, Lutero recebeu uma ordem do Papa exigindo que ele se retratasse de suas afirmações. Daí Lutero descobriu que o próprio Papa estava por trás desses abusos. Como se recusasse a retratar-se, Lutero foi excomungado.

Lutero, com suas idéias obtidas das Santas Escrituras, recebeu grande adesão de lideranças e do povo que estava cansado de ser explorado pela igreja daquela época e ansiava por reformas.

Lutero lutou por uma série de mudanças. Entre elas:

– Traduziu a Bíblia para a língua do povo e defendeu o direito de cada cristão ler e interpretar a Bíblia em busca da verdade e para a edificação de sua fé. E que a Bíblia é suficiente e completa como fonte de doutrina, norma de fé e vida. Decretos papais, instrução em lendas e tradições só afastavam as pessoas da verdade divina.

– Determinou que a pregação fosse na língua do povo, e não mais em latim.

– Restaurou o Sacramento da Santa Ceia. Negar o vinho aos comungantes significava para Lutero um desrespeito ao testamento de Jesus Cristo. Jesus disse: “Bebei dele todos” (Mateus 26.27).

– Incentivou a criação de escolas para que todos pudessem aprender a ler e escrever. Assim como a Reforma nasceu dentro de uma Universidade, assim também surgiu a Universidade Luterana do Brasil – a ULBRA.

– Defendeu o direito de cada Comunidade chamar ou demitir seus pastores, em assembléia geral. Desta forma, favoreceu um processo democrático na Igreja.

– Como Cristo é o único intermediário entre Deus e os seres humanos, conforme a Bíblia, Lutero combateu a prática da oração aos santos e à mãe de Jesus. Os santos, cristãos que deixaram um bom exemplo de fé para ser seguido, devem ter sua memória preservada, mas não ser colocados na posição de intermediários entre nós e Deus. A Bíblia diz: “Há um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo”(1.Timóteo 2.5).

– Lutero também casou com Catarina von Bora. O reformador não via sentido nos votos do celibato obrigatório. Por isso, o pastor na Igreja Luterana também tem a liberdade de casar e constituir família.

– Lutero valorizou o trabalho do cristão na sociedade. Tanto o trabalho profissional, como a busca de soluções para os problemas sociais.

A Igreja Luterana Hoje

Hoje, a Igreja Luterana possui os ritos mais bonitos da Igreja Cristã: Batismo, Confirmação, Casamento, Sepultamento.

A Igreja Luterana admite crianças e adultos ao batismo. A regra é o batismo de crianças.

A Igreja Luterana também oferece aconselhamento para casamentos em dificuldade, bem como a bênção divina para aqueles que fracassaram no casamento e querem estabelecer um novo relacionamento matrimonial.

Na Igreja Luterana você não é sobrecarregado com proibições, mas é livre para, à luz da Palavra de Deus, tomar suas decisões que glorifiquem a Deus e beneficiem o próximo.

Os recursos para os desafios da Igreja provêm de ofertas regulares e espontâneas de cada membro, conforme suas possibilidades financeiras.

A Igreja Luterana em Blumenau

Em Blumenau, a Igreja Luterana está presente pela Comunidade Bom Pastor.

Na Bom Pastor, somos uma família, um grupo amigável, pessoas que descobriram a alegria da vida cristã. Nos reunimos para dividir as dificuldades e multiplicar as alegrias.

Muitos são os Cultos onde Deus nos serve com sua Palavra, o perdão, os sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e a bênção; e onde nós servimos a Deus na adoração, no louvor, na oração de gratidão pelas bênçãos da semana, na comunhão com os irmãos e convidados. E em outras programações, como Estudos Bíblicos e nos Departamentos de Servas, Leigos, Jovens, Casais e Escola Dominical..

Nos momentos de congraçamento, após os Cultos, se cultiva a amizade e a “consolatio fratrum!”

Há lugar para todos nesta família!

Precisamos convidar outros para estar conosco nos cultos dominicais e programações especiais.

Especialmente para que os que não têm uma igreja ou estão descontentes com a que tem – sejam trazidos ao nosso convívio!

Nós luteranos somos herdeiros e continuadores da Reforma. Se Lutero voltasse hoje, será que ficaria contente ou feliz? Será que ele não clamaria de novo por uma reforma? Não ele ergueria sua voz contra muitos dos seus seguidores, ou será que bateria palmas de contentamento com a situação?

Primeiro: Penso que Lutero clamaria por uma volta à Bíblia. A Palavra de Deus foi a fonte onde Lutero buscou e encontrou Cristo e com Cristo a força, a inspiração e a coragem para realizar a obra da Reforma. Ele colocou a Bíblia no centro de todos os ensinamentos da igreja, incentivando o povo a estudá-la. Além de raro era um livro proibido.

Segundo: Lutero com certeza alertaria os cristãos a continuar cuidando da doutrina da justificação pela fé, da salvação pelos méritos de Cristo e não pelas obras.

A salvação é competência exclusiva de Deus! Este foi o grande ponto de discordância de Lutero contra os ensinos truncados e confusos de sua igreja na época. A única maneira de estar em paz com Deus, de ter certeza da salvação, de ter esperança da vida eterna, é pela fé em Jesus Cristo. Por este ensino Lutero estava pronto a oferecer sua vida. Num mundo de tantas abobrinhas e falsidades doutrinárias, é esta a doutrina que traz consolo e esperança. Precisamos divulgá-la cada vez mais!

Terceiro: Lutero também ficaria triste com a falta de consagração, de dedicação, do pouco envolvimento de muitos luteranos. Ele sempre insistiu em que a salvação é obra de Deus, mas também ensinou que quem tem a fé verdadeira também tem o amor verdadeiro a Deus e ao próximo. Quem tem Deus ama a Deus e a sua obra, se envolve com amor. Mostra pelas obras, pelo seu falar e agir, a sua fé em Cristo.

Quarto: Lutero, também conclamaria os cristãos a darem mais valor à santa ceia e ao Batismo. Lutero ensinou que, além da palavra de Deus, é através dos Sacramentos, nos quais a Palavra está presente, que Deus age nas pessoas.

É pela Santa Ceia que o Espírito Santo continua a atuar nos batizados e convertidos, alimentando-lhes a fé e conservando-os na fé. É assim que Deus age.

Como está nossa participação na santa ceia? Será este para todos sempre um momento especial da semana, no qual Cristo se encontra conosco?

Temos muito a agradecer a Deus neste Dia da Reforma mas também muito para mudar e melhorar.

Precisamos avaliar o cristianismo de hoje: Será que a palavra de Deus é respeitada e ensinada?

Ainda hoje são vendidas indulgências. Mas, como nosso mundo está mais imediatista, existe pouca preocupação com o pecado, e hoje, ao invés de se vender perdão, o comércio da fé se manifesta através da venda de bênçãos, cura e prosperidade, imagens e objetos que protegem.

Acontecem verdadeiros shows com o objetivo de enganar e explorar o povo. Deus está sendo vendido e negociado como em nenhum outro momento da história. Nós como filhos de Deus temos dever e autoridade de condenar e de denunciar as aberrações que se fazem com a Palavra de Deus.

O movimento da Reforma que começou em 1517 teve como missão condenar a falsificação da palavra de Deus. E hoje tem a missão de apontar em que direção está Cristo e por que caminho se anda na sua direção. Não pregar a divisão, mas condenar a falsificação e apontar para a salvação.

** Conta uma história que certa vez caminhavam pela mesma rua um senhor, cristão, e um ateu fabricante de sabão. Disse o fabricante de sabão: „Parece que o Evangelho que vocês têm pregado não tem surtido muito efeito. O mundo vai de mal a pior“. Por instantes, o cristão ficou sem resposta. Passaram por um grupo de crianças totalmente sujas, que brincavam na lama, o cristão disse: „Vejo que o seu sabão também não consegue fazer as pessoas andarem sempre limpas“. „Oh, não, o sabão é muito bom, mas tem que ser usado“, disse o fabricante. „Exatamente“, disse o cristão, „o mesmo se dá com o Evangelho, precisa ser aplicado à vida“.

CONCLUSÃO:

Nós podemos, devemos celebrar a Reforma. Não somos melhores nem piores que cristãos sinceros de outras denominações religiosas. O Deus que fez com que por meio da Reforma fosse novamente ensinada a sua Palavra é o Deus do amor e do perdão, da justiça e da salvação. Esta redescoberta é que precisa ser comemorada e anunciada.

Que o Senhor nos abençoe a todos, e que ele nos conduza para que também possamos conhecer cada vez mais a Palavra que liberta, que perdoa e que salva, e passá-la adiante: a Palavra do nosso Deus. Esta continua sendo a Missão de Deus e o desafio da igreja da Reforma! Amém.

(Adapt de: partes: Elmar Regauer 2001=folheto; Bredow 2000; P. Ronaldo Hasse 2001)


Adilson D. Schünke – Coordenador do PEM
Porto Alegre – RS – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
adilson@ielb.org.br
www.ielb.org.br

de_DEDeutsch